Audi apresenta oficialmente o e-tron GT, primeiro sedã elétrico que entrega 476cv


A Audi apresentou oficialmente o e-tron GT na Europa, o terceiro modelo elétrico puro da Audi, depois de e-tron e e-tron Sportback. O sedã cupê foi apresentado depois de uma série de teaser do carro. Primo do Porsche Taycan, o e-tron desembarca com um novo paradigma para a marca alemã rumo ao seu processo de eletrificação. Antecipado pelo e-tron GT Concept, a versão de produção quase não muda em relação ao conceito. De um modo geral, o carro se destaca pelas linhas esportivas, linhas fluídas, teto baixo e uma ótima aerodinâmica com um baixo coeficiente de arrasto de 0,24Cx. Visualmente, o e-tron GT conta com entradas de ar com resfriamento controlável, com destaque para a grade dianteira quase fechada e com a cor da carroceria do carro. No entorno, o sedã possui detalhes em preto, que conectam a grade dianteira e os faróis. Estes são retangulares e trazem um desenho com iluminação diurna em LEDs (há ainda três opções de faróis: faróis de LED com indicadores de direção dinâmicos são itens de série; faróis Matrix LED como opcional e; os faróis LED Matrix de série e no topo da gama estão os faróis LED Matrix, com luz de laser, ativada em velocidades a partir de 70km/h e dobra o alcance do facho alto). A grade dianteira possui abertura apenas na base inferior, para resfriamento das baterias. Nas extremidades do para-choque dianteiro, há duas entradas de ar verticais para resfriamento dos sistemas de freio. Visualmente, o e-tron GT possui um “quadrado” nas linhas. 



Nas laterais, o e-tron GT se destaca pela sua baixa altura e as grandes rodas de 19 a 21 polegadas, dependendo da versão. Outro destaque é o caimento do teto acentuado. No para-lama dianteiro, o sedã possui uma pequena abertura para a saída de ar do para-choque dianteiro. Já na traseira, o sedã tem grandes lanternas que são conectadas por uma faixa de luz plana. No para-choque traseiro, ele possui um difusor e na tampa do porta-malas há um discreto spoiler. De acordo com a Porsche, ele é desenvolvido sobre a plataforma J1 e possui 4,99 metros de comprimento, 2,90 metros entre os eixos, 1,96 metro de largura e 1,41 metro de altura, com porta-malas traseiro de 405 litros e 85 litros de capacidade na dianteira. No interior, o e-tron GT possui um bom isolamento acústico, com vidros acústicos de série, além de isolamento aplicado em toda a carroceria. O painel conta com materiais sustentáveis e tem um perfil que traz conceito de monoposto. Ele possui um seletor de marchas no console central no túnel central, Audi Virtual Cockpit com quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, uma central multimídia com tela de 10,1 polegadas com comandos touchscreen. O sistema de som possui conectividade com o Head-Up Display, comando de voz, sistema de som Bang&Olufsen com 710W, Wi-Fi, Bluetoorh e navegação GPS, com recursos do Audi Connect. O sedã ainda deve contar com recursos de condução ao motorista como o Audi Pre Sense, que traz alerta de saída de faixa como item de série. Há pacotes de opcionais batizados de “Tour”, “City” e “Park”, que adicionam itens como o controle de cruzeiro adaptativo, auxiliar de eficiência e assistente de estacionamento, entre outros. Os bancos são com estofado ecológico com couro sintético e couro Kashade e materiais em microfibra Dinamica. 


Na mecânica, o sedã deve ser equipado com um motor dianteiro de 238cv e um motor traseiro de 435cv, sendo que esse motor traseiro possui um sistema tipo Overboost que faz ele desenvolver até 530cv por alguns 2,5 segundos. Juntos, os dois motores desenvolvem 476cv de potência e torque de 64,4kgfm. Com esse conjunto ele acelera de 0 a 100km/h em 4,1 segundos e chega a velocidade máxima de 245km/h. O sedã pode rodar com a tração integral quattro, mas no modo Eficiência, ele prioriza a tração dianteira. A tração nas quatro rodas regula a distribuição do torque entre os eixos de forma contínua e totalmente variável. A Audi também confirma que o sedã pode contar com frenagem que desaceleram o sedã sozinho na maioria das situações, poupando os freios hidráulicos e realizando a regeneração de forma mais eficiente. A suspensão é adaptativa e é um opcional do e-tron GT, com suspensão a ar de três câmeras que permite que a suspensão básica confortável possa ajustar a carroceria entre 20 a 22 milímetros.  As baterias do e-tron são de 85kWh de energia liquida e 93kWh em energia bruta. Com sistema de tensão de 800V, o sedã pode ser recarregado por um carregador de 11kW CA de série, que permite que as baterias se recarregam dentro de uma noite. Com o carregador opcional, de 22kW, o e-tron GT recupera a sua autonomia numa estação de recarga DC que permite recuperar 100km em cinco minutos. De 5% a 80%, a bateria precisa de 23 minutos em uma estação de até 270kW. A autonomia deve variar entre 472km a 488km, no ciclo WLTP. O sedã será produzido na unidade de Audi Böllinger Höfe em Neckarsulmm, Alemanha. Os preços devem ficar em 99.800 euros para o e-tron e 138.200 para o RS e-tron GT. Ah, o RS e-tron GT possui motor elétrico de 238cv na dianteira e 456cv na traseira, com potência combinada de 598cv e torque de 84,6kgfm. Com Overboost, o motor chega a máxima de 646cv. Ele acelera de 0 a 100km/h em 3,3 segundos e máxima de 250km/h, limitado eletronicamente. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil