Chevrolet Silverado EV, elétrica, é apresentada como nova geração da picape no CES 2022


A GM apresentou oficialmente no CES 2022 a nova geração da Silverado, antecipada como Silverado EV. A novidade elétrica estreia totalmente diferente do modelo a combustão que conhecemos e que no ano passado foi reestilizada. A picape se destaca pelo seu design, tendo um estilo bem mais voltado aos carros elétricos, diferente da Ford F-150 Lightning, que será a sua maior rival. A picape começa a ser vendida e as primeiras entregas acontecem em 2023. Desenvolvida do zero para ser um modelo puramente elétrico e mais eficiente, a nova Silverado é desenvolvido sobre a base BEV3 da GM e com baterias Ultium. “A Chevrolet revolucionou a Silverado diversas vezes para torná-la o sucesso que é hoje. A plataforma Ultium é um fator chave para atingirmos este novo patamar com a pick-up, tanto para clientes que utilizarão o produto como um veículo de trabalho como para aqueles que buscam um veículo versátil para o dia a dia, incluindo aqueles que estão considerando adquirir uma pick-up pela primeira vez”, destaca Steve Hill, Vice-Presidente da Chevrolet. “A GM há muito tempo fornece aos seus clientes excelentes produtos e serviços, uma experiência excepcional com soluções inovadoras para atender às mais diversas necessidades de cada negócio. Estamos entusiasmados com o lançamento da Silverado EV para frotistas em primeira mão, oferecendo-lhes um verdadeiro veículo capaz de ajudá-los a iniciar a transição para uma frota elétrica e alcançar seus objetivos de sustentabilidade”, disse Ed Peper, Vice-Presidente da GM Fleet. A picape foi apresentada apenas em duas versões, sendo a WT, voltada para frotistas, e a RST First Edition. 



De acordo com a GM, a picape foi apresentada com motor elétrico que desenvolve 520cv de potência com torque de 60,2kgfm e possui capacidade de reboque de 3.600kg, com 544kg de capacidade de carga, na versão WT. A RST First Edition traz o motor elétrico de 670cv de potência com torque de 99,9kgfm que permite que ela acelere de 0 a 100km/h em 4,5 segundos. Essa versão possui capacidade de reboque de 4.535kg e 590kg de carga útil. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em 4,5 segundos e a autonomia será de 640km. A picape pode ser recarregada em estações de recarga de até 350kW e ainda fornece energia em potencias de até 10,2kW, podendo alimentar até 10 equipamentos eletrônicos ou até mesmo para fornecer energia para uma residência em caso de emergência. Em apenas 10 minutos de recarga rápida, a picape consegue recuperar 160km de autonomia. A bateria possui 24 módulos em sua estrutura, chassi projetado com suspensão dianteira e traseira independentes, tração eAWD nas quatro rodas, suspensão a ar automática adaptativa que permite que a altura seja mudada em até 5 centímetros e outros. A picape ainda tem capacidade de esterçamento das rodas traseiras que ajudam a reduzir o giro em manobras em estacionamentos e melhora a dirigibilidade em velocidades mais elevadas. “A plataforma Ultium permitiu que nossas equipes de design e engenharia tivessem a liberdade de criar uma pick-up completamente nova com desempenho e capacidade impressionantes. O resultado é realmente impressionante e mostra a criatividade e a capacidade de inovação do nosso time, que fizeram um produto com agilidade e de escala”, afirma Nichole Kraatz, Engenheiro-Chefe da Silverado EV. Visualmente, a picape se destaca por suas linhas modernas e ousadas. 


Na dianteira, ela se destaca por trazer faróis finos e com luz diurna DRL em LED que se interligam por meio de uma faixa que também cumpre o papel de grade dianteira. Ela se conecta com o logotipo da Chevrolet, ao centro, que é iluminado. Os faróis principais ficam logo abaixo dos faróis superiores, com facho de longo alcance. O para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar inferior com grelha em colmeia, assim como um acabamento prateado na parte mais inferior que traz uma nova entrada de ar para refrigerar a bateria. O para-choque ainda possui um acabamento em preto brilhante em toda a parte inferior da picape, como no para-choque dianteiro, caixas de rodas e saias laterais. O capô possui linhas mais brutas, destacadas pelo capô bem vincado. Vista de lateral, a picape tem uma frente mais curta e uma maior relação entre os eixos. Se destaca as amplas portas dianteira e traseira. O desenho das janelas possui um desenho mais quadrado e há um caimento mais suave do teto para a caçamba, com um acabamento em preto brilhante. Na traseira, a picape possui lanternas verticais, que a parte superior invade as laterais e trazem a atual assinatura visual da marca. A tampa da caçamba possui o logotipo da marca e a maçaneta fica na parte bem superior. O para-choque traseiro traz espaço para pôr os pés e ter maior facilidade de acesso à caçamba e a parte inferior possui um acabamento prateado. A caçamba ainda traz o inovador sistema Multi-Flex Midgate, que expande a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine através de uma tampa no dorso dos bancos traseiros, ampliando a área de carga para mais de três metros. Como os encostos dos bancos da segunda fileira são do tipo 40/60, existe diferentes opções de configuração, seja para privilegiar o transporte de carga mais compridas ou de pessoas. A tampa traseira também tem o Multi-Flex, com um mecanismo elétrico de abertura. 


No interior, a picape conta com um design bem moderno, que se destaca pela central multimídia com tela de 17 polegadas, quadro de instrumentos com tela configurável de 11 polegadas e uma tela auxiliar para o motorista tipo head-up display com mais de 14 polegadas. O painel traz um volante de três raios e o painel possui saídas de ar maiores nas extremidades e ao centro traz saídas de ar centrais e horizontais. O console central é mais alta e possui dois porta-copos e um compartimento que também serve de descansa-braço. Dentro, tem 26 litros de capacidade. Há ainda um teto panorâmico, que oferece ampla visibilidade. De série, uma das principais novidades fica por conta do Super Cruise, a primeira e verdadeira tecnologia de assistência de direção autônoma, permitindo com que os motoristas viajem nesta condição por mais de 320.000km de estradas compatíveis nos EUA e Canadá. A picape ainda tem o Energy Assist no myChevrolet Mobile App, os motoristas podem criar um planejamento de rotas com eficiência energética, o carregador Ultium Charge 360, projetado para simplificar a experiência de uso do veículo, além de acesso a mais de 100.000 pontos de carregamento públicos disponíveis nos EUA e no Canadá, ou o carregador Ultium Charge 360 Fleet Service, que oferece uma das soluções de cobrança mais abrangentes do setor voltada para empresas e oferecido na versão WT. Assim como a F-150 Lightning, a picape possui um porta-malas dianteiro, o eTrunk, é capaz de acomodar uma mala grande ou mesmo ferramentas para quem vai utilizar a Silverado EV para trabalho. Outras novidades ficam por conta do sistema de atualização remota, a possibilidade do smartphone servir como chave, tecnologia Ultifi, que é uma nova plataforma de software baseada no Linux. Desenvolvido internamente na GM, ele separa o software do veículo do hardware para permitir atualizações rápidas e frequentes. Isso dá aos motoristas a oportunidade de atualizar seus veículos ao longo do tempo, aprimorando os recursos e acessando os serviços em nuvem de maneira flexível e rápida. A picape será produzida na unidade de Factory Zero da GM, em Detroit-Hamtramck Assembly Center. A produção começa em meados de 2023 e a picape será oferecida em regime de pré-venda até lá.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: as marcas mais vendidas do Brasil no acumulado do ano de 2021; Fiat lidera

BMW apresenta o iX Flow Concept no CES 2022, 1º tecnologia que muda de cor da carroceria

Renault já produz o novo Master em São José dos Pinhais (PR), que estreia em breve

Audi A3 Sportback e A3 Sedan ganham versão S-Line com motor 2.0 TFSI por R$ 249.990

Chevrolet testa um inédito SUV cupê de porte compacto ou médio na Coreia do Sul

Nova geração do Hyundai Azera estreia em 2023 e terá um design ainda (bem) ousado

Renault Austral ganha novo teaser e aparece pela primeira vez sem camuflagem em vídeo

TOGG apresenta um sedã conceitual no CES 2022, batizado de Transition Concept Smart Device

Fiat Argo Trekking também receberá o mesmo conjunto do Pulse, com motor 1.3 e câmbio CVT

Surgem as primeiras imagens do novo Jeep Renegade, que será lançado em breve no Brasil