Alfa Romeo apresenta oficialmente o Tonale, segundo SUV da marca, com motor de até 275cv


A Alfa Romeo finalmente apresentou o seu novo automóvel, o Tonale. Depois de diminuir seu line-up a apenas Giulia e Stelvio, o Tonale ajuda a marca a se reerguer nos próximos anos, sendo um modelo determinante para a marca expandir. Antecipado em 2019 por meio do Tonale Concept, o SUV estreia oficialmente na Europa como o primeiro carro eletrificado da Alfa Romeo. De acordo com a marca italiana, o SUV possui 4,53 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,60 metro de altura. Visualmente, o Tonale se destaca por ser inconfundivelmente um Alfa Romeo. Na dianteira, ele possui a famosa grade dianteira triangular da marca, que se interliga aos faróis horizontais divididos em três seções que contam ainda com iluminação em LEDs diurnos em “U”, chamados de ‘3 3’ com a nova matriz adaptativa Full-LED. Há ainda um para-choque dianteiro com uma entrada de ar inferior com grelha estilo colmeia e uma pequena entrada de ar vertical nas extremidades do para-choque dianteiro. O capô possui linhas suaves e dão sequência ao desenho da grade dianteira. Nas laterais, o SUV possui um belo desenho. As rodas contam com cinco orifícios e com um design bem típico de uma marca italiana. Na traseira, o SUV possui lanternas horizontais que se conectam e contam com um estilo bem parecido com os faróis, formando uma curva senóide e dividida em três “Us” e que ao centro traz o logotipo da marca. A tampa do porta-malas traz o nome Tonale ao centro e o para-choque traseiro guarda o espaço para a placa e nas extremidades tem os refletores. Segundo a Alfa, o vidro traseiro, um tributo ao 8C Competizione, bem como no design das rodas de liga leve, ao reproduzirem o estilo ‘telephone dial’ da Alfa Romeo. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em preto brilhante. 



No interior, o SUV traz todos os comandos voltados ao motorista, de fácil alcance. O carro ainda traz detalhes mais modernos como o quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas e a central multimídia com tela de 10,25 polegadas. A central possui sistema Uconnect5 com atualizações Over-The-Air (OTA) e com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O carro ainda possui comunicação com Alexa e tem integração com a casa, se a mesma tiver tecnologia inteligente. A Alexa ainda possui serviços como o ‘Secure Delivery’, para pontos de entrega das suas encomendas, destrancando as portas e deixando o estafeta colocá-las dentro do automóvel, tudo em total segurança. Ele também pode receber atualizações constantes sobre o estado do veículo a partir do conforto da sua casa, consultar o nível de carga e/ou de combustível, procurar pontos de interesse, verificar a última localização do seu automóvel, enviar comandos de bloqueio e desbloqueio à distância e outros. Outras novidades ficam por conta do sistema de condução autônoma de nível 2 com novos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS). Entre os equipamentos de série estão o ‘Intelligent Adaptive Cruise Control’ (IACC), o ‘Lane Centering’ (LC) e o ‘Traffic Jam Assist’, capazes de ajustar automaticamente a velocidade e a trajetória, mantendo o automóvel no meio da faixa e a uma distância segura para o veículo da frente, garantindo assim segurança e conforto. Há ainda o ‘Autonomous Emergency Braking’, para alertar o condutor de um perigo potencial e acionar os freios para evitar ou atenuar qualquer colisão com um pedestre ou ciclista, o ‘Drowsy Driver Detection’ para alertar o condutor caso este dê sinais de estar ficando sonolento, passando pelo ‘Blind Spot Detection’, que detecta os ângulos mortos traseiros e sinaliza qualquer veículo que se aproxime para evitar a colisão, bem como pela ‘Rear Cross Path Detection’, para alertar a presença de veículos que se aproximam pelos lados ao fazer marcha ré e ainda a câmera de alta resolução com visão de 360° com grade dinâmica. 


Na mecânica, o Tonale é o primeiro carro eletrificado da Alfa. Ele é equipado com motor 1.5 16v Turbo Hybrid VGT que desenvolve 132cv e 24,5kgfm de torque junto de um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas junto de um motor elétrico leve de 48V que desenvolve 20,2cv e 5,7kgfm de torque. O motor 1.5 usa ciclo Miller que tem taxa de compressão de 12,5:1, que a Stellantis disse que o motor foi “projetado para ser o melhor para uso híbrido”. O motor elétrico é acionado por correia e ajuda a economizar em até 15%. Ele ainda permite que se desligue e ligue o motor em paradas, contribuindo para diminuir a emissão de CO2. Em ambos, o motor é atrelado apenas a tração dianteira. O motor também possui uma função e-Boost que permite que os dois motores trabalharem em conjunto para um melhor desempenho. O motor elétrico consegue mover as rodas mesmo com o 1.5 desligado. No lançamento, a versão Hybrid de 130cv também estará disponível, novamente acoplada com à transmissão TCT de 7 velocidades da Alfa Romeo e o motor elétrico ‘P2’ de 48 volts. Há ainda o motor 2.0 Turbo a gasolina de 260cv e 40,8kgfm, acoplado a um câmbio automático de 9 marchas e o 1.6 Turbo Diesel de 130cv e 32,6kgfm, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem TCT de 6 marchas e tração dianteira. O motor mais potente será o híbrido plug-in, trazendo o motor 1.3 Turbo Hybrid Plug-in Q4, com o motor 1.3 Turbo de 180cv junto de um elétrico de 122cv, instalado no eixo traseiro. Juntos, o conjunto traz 275cv e acelera de 0 a 100km/h em 6,2 segundos. Com motor elétrico, ele possui autonomia de 60km, que pode chegar a 80km no ciclo urbano, com uma bateria de 15,5kWh. O Tonale será produzido nas versões Sprint, Ti e Veloce, na unidade de ‘Giambattista Vico’ em Pomigliano d’Arco, na área de Nápoles, na Itália. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok