Mazda apresenta oficialmente o seu novo SUV, o CX-60, que faz sua estreia só como híbrido


A Mazda apresentou o seu novo utilitário esportivo, o CX-60. O modelo estreia ainda como o primeiro carro puramente eletrificado da Mazda, por vir apenas com o motor híbrido. O modelo vem ser mais um utilitário esportivo que faz parte da nova linha CX, que apresentou o CX-50 no último trimestre de 2021. Com a nova identidade visual da marca chamada de Kodo, o CX-60 traz linhas bem modernas, que se destacam por contar com faróis compactos e que possui um prolongamento em DRL em LED até a grade dianteira, com elementos verticais. Os faróis ainda se conectam com o desenho da grade dianteira por conta de um acabamento cromado na parte inferior das grades e dos faróis. O para-choque dianteiro possui uma entrada de ar inferior e nas extremidades fica um nicho que também estão os faróis de neblina. O capô é um pouco longo para um utilitário esportivo. Nas laterais, o CX-60 possui um acabamento cromado na parte superior dos vidros e um desenho de linhas limpas nas laterais. No para-lama dianteiro, ele possui um acabamento horizontal que identifica que estamos diante de um modelo híbrido. As caixas de rodas possuem um desenho que destacam as laterais. As rodas variam de 18 a 20 polegadas. Visto de traseira, o CX-60 possui um desenho bem parecido com os demais carros da Mazda. Há lanternas finas e horizontais que invadem a tampa do porta-malas e contam com um semicírculo. Há ainda uma tampa do porta-malas com espaço para a placa traseira e o para-choque traseiro traz um acabamento em preto na parte inferior e traz refletores nas extremidades e saídas de ar duplas cromadas. 



No interior, o CX-60 possui um desenho com quadro de instrumentos com tela digital TFT-LCD de 12,3 polegadas e um grande Head-Up Display (HUD). Há ainda uma central multimídia com tela horizontal no topo do painel e o volante é novo. O painel ainda possui saídas de ar verticais nas extremidades e horizontais ao centro. O console central é largo e possui um descansa braço para os ocupantes do banco dianteiro. O espaço da alavanca do câmbio traz um alavanca bem compacta para o câmbio automático. O interior do SUV conta com um design bastante moderno, com o conceito Kaichou, que traz acabamento com materiais em madeira de plátano, couro Nappa, tecidos japoneses trabalhados e detalhes cromados, com o conceito Musubu. O interior tem detalhes em madeira com estética Hacho. Desenvolvido a partir da plataforma modular Skyactiv Multi-Solution, ele mede 4,745 metros de comprimento, 2,870 metros entre os eixos, 1,890 metro de largura e 1.680 metro de altura. O porta-malas possui capacidade de 570 litros de capacidade e 1.148 litros quando os bancos traseiros são rebatidos e 1.726 litros com bagagem até o teto. De série, ele possui o sistema Mazda Driver Personalisation System permite reconhecer o ocupante do banco do condutor, ajustando automaticamente o ambiente em seu redor, como posição do banco, volante, espelhos, sistema head-up display, até mesmo as configurações de controle sonoro e climático. Há ainda See-Through View, um monitor de visão 360º de última geração, que melhora a visibilidade ao conduzir em baixas velocidades; Turn Accross Traffic Assist (assistente de colisão para tráfego cruzado); Detecção de pedestres SBS-R (frenagem inteligente em cidade, com marcha-ré); Emergency Lane Keeping (assistente de manutenção de faixa de rodagem); i-Adaptive Cruise Control/i-ACC (cruise control adaptativo inteligente); e BSM Vehicle Exit Warning (monitoramento e aviso de saída de um veículo do ângulo morto). 


Na mecânica, o SUV possui um motor 2.5 SkyActiv-G junto de um motor elétrico de 136cv de potência, tendo baterias de íons de lítio de 17,8kWh. O motor 2.5 16v a gasolina desenvolve 191cv de potência com torque de 26,6kgfm, enquanto o motor elétrico desenvolve 136cv e 25,5kgfm. Juntos, os motores entregam 327cv de potência e 51kgfm. O motor acelera de 0 a 100km/h em 5,8 segundos e chega a velocidade máxima de 200km/h. O modo EV oferece 63km de autonomia e a bateria pode ser carregada completamente em quatro horas em um carregador convencional. O consumo de combustível encontra-se no intervalo de 66,7km/l e as emissões de CO2 entre os 33g/km (valores combinados, WLTP). A colocação da bateria de alta tensão entre os eixos dianteiro e traseiro e o mais baixo possível dentro da estrutura do modelo garante ao novo Mazda CX-60 PHEV um centro de gravidade particularmente baixo. Outra opção de motor é o 3.0 de seis cilindros em linha junto de um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV) e um 3.3 e-SkyActiv-D Turbo Diesel, também com um conjunto 48V. Todos os motores contam com um câmbio automático de 8 marchas com conversor de torque junto de um sistema de tração i-Activ AWD também vem de fábrica. Estão disponíveis vários modos de condução, nomeadamente Normal, Sport, Off-Road, Towing, and EV. A capacidade de reboque é de 2.500kg. A Mazda ainda confirmou que o SUV possui um sistema de suspensão multilink na traseira







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado