Toyota apresenta oficialmente o GR Corolla, com motor 1.6 12v Turbo com 304cv de potência


A Toyota apresentou oficialmente o GR Corolla, a versão tão comentada do Corolla Hatch que ganha toques apimentados da Gazoo Racing. Ele será vendido na Europa, América do Norte e alguns países da América do Sul, como Argentina (onde a linha GR conta até mesmo com GR Yaris e Supra) e Brasil. A principal novidade do GR Corolla não é no visual. E sim na sua mecânica: o motor é o 1.6 12v Turbo (G16E-GTS) que desenvolve 304cv de potência com torque de 37,7kgfm, acoplado sempre a um câmbio manual de 6 marchas. A Toyota ainda trouxe um moderno sistema de tração nas quatro rodas GR-Four, com distribuição de torque polarizada para a traseira e diferenciais de deslizamento limitado em ambos os eixos. Ele ainda pode ter diferentes divisões de torque na dianteira/traseira: 60/40, 50/50 e 30/70. A Toyota ainda confirma que suspensão e freios também foram reforçados para a chegada do novo conjunto. Os freios recebem discos de 356 milímetros na dianteira e 297 milímetros na traseira. Como é desenvolvido sobre a mesma plataforma modular TNGA-C, ele ganhou reforços na estrutura. Visualmente, o GR Corolla adere a materiais mais leves, a fim de tentar diminuir seu peso: capô e painéis das portas dianteiras são de alumínio, enquanto a carroceria ganha apliques nas laterais que alargam o carro. Tentar porque ele pesa 1.474kg, 85,7kg a mais que o Corolla Hatchback. 



Em seu design, as novidades ficam por conta da dianteira com um novo para-choque dianteiro que recebe uma nova entrada de ar com desenho mais quadrado, com acabamento em preto brilhante e grade estilo colmeia, que possui espaço para os faróis de neblina nas extremidades dessa entrada de ar. O para-choque ainda possui entradas de ar verticais nas extremidades. No capô, a Toyota adicionou duas novas saídas de ar. O para-lama dianteiro também é novo e recebe uma saída de ar com um acabamento e plástico preto (presente também na carcaça dos retrovisores) e conta com o logotipo da GR. As rodas também são novas, de 15 raios e com aro 18 polegadas, com acabamento em preto brilhante, e com pneus Michelin Pilot Sport 4 235/40 R18. Visto de traseira, o GR Corolla se destaca por um amplo aerofólio em preto brilhante, além de um logotipo da Toyota com acabamento em preto brilhante e um novo difusor de ar, com mesmo acabamento preto brilhante, que se destaca por três saídas de escape (duas circulares aos extremos e uma central, ovalada) e os refletores são verticais, nos extremos do para-choque traseiro. No interior, o hatch médio esportivo passa a contar com um quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas que inclui a visualização dos modos de tração selecionados, pressão do turbo, indicador da marcha selecionada e tacômetro. As trocas de marchas estão ao alcance do motorista por conta de uma alavanca curta que a Toyota diz ter uma posição “naturalmente adequada ao braço do condutor”. A central multimídia mantém a mesma tela de 8 polegadas, mas possui um novo sistema da GR. Outras novidades ficam pelo logotipo GR no volante, pedais em alumínio e acabamentos em preto brilhante no console e no contorno das saídas de ar.  


Ele será vendido nas opções Core e Circuit Edition. A primeira será vendida com um leque de personalização mais limitado, com as cores branco, preto e vermelho. O interior tem assentos esportivos revestidos de tecido e um esquema de cores preto e prata. Opcionalmente será vendido com o pacote Cold Weather, que inclui aquecimento no volante, bancos dianteiros, sistema de navegação e carregamento sem fio para smartphones. Já o Circuit Edition adiciona teto em fibra de carbono, pinças de freio vermelhas com o logotipo GR, aberturas funcionais no capô, detalhes em preto brilhante e diferenciais de deslizamento limitado Torsen nos eixos dianteiro e traseiro. O interior possui acabamento em couro e camurça e um sistema de som mais refinado, da JBL, de oito alto-falantes. De série, ele será equipado com o pacote Toyota Safety Sense 3.0, que inclui: sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, alerta de saída de pista com assistente de direção, assistente de rastreamento de pista, controle de cruzeiro dinâmico por radar, farol alto automático, assistente de sinalização de trânsito e lembrete de banco traseiro. Há ainda monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e controle de assistência ao arranque em subida. Cada unidade do GR Corolla terá uma assinatura de teste de um ano do Toyota Safety Connect, que fornece notificação automática de colisão, assistência de emergência, assistência na estrada e um serviço de localização de veículos roubados. A versão será produzida apenas na unidade de Motomachi, no Japão.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat Scudo chega ao Brasil no 2º semestre, com produção uruguaia e duas opções de motor

NBR é marca brasileira que surge como aposta de buggy e terá fábrica em Pernambuco

Audi lança a linha 2023 de A4 e A5 Sportback com motor híbrido-leve 40 TFSI, de 204cv

Fiat Scudo será vendido nas mesmas versões de Citroën Jumpy e Peugeot Expert, Cargo e Multi

Peugeot 4008 será apresentado em 2022 como um SUV médio cupê com base no novo 308

BMW lança o Série 3 2022, com novidades nas versões 320i, que estreia por R$267.950

Stellantis já testa o Fiat Scudo no Brasil; lançamento vai acontecer ainda em 2022

Volvo abre pré-venda do novo XC40 Recharge Electric P6, com motor de 231cv, por R$ 309.950

Nova Chevrolet Spin não deve ser baseada no Orlando, como era estipulado

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?