Dodge revela oficialmente o Charger Daytona SRT Concept, que antecipa futuro elétrico


A Dodge apresentou uma das suas principais novidades durante o Dodge Speed Week, nos Estados Unidos. O Charger Daytona SRT Concept prevê como serão as linhas do seu futuro esportivo elétrico, que vai substituir Challenger e Charger atuais, que saem de cena em dezembro de 2023. Visualmente, o belo conceito se destaca por trazer uma dianteira que lembra bastante o Challenger. Ele possui claras referências ao passado da marca, com o R-Wing, que redefine a típica dianteira de um carro da Dodge. Ele presta uma homenagem ao primeiro Charger Daytona, que permite que o esportivo tenha um desenho que permita que o fluxo de ar passe na abertura frontal. Ele possui uma dianteira com faróis mais escondidos e com uma faixa com luzes diurnas DRL em LED que interligam os faróis. Ele ainda possui uma grade dianteira vazada com entrada de ar e com capô com saída de ar, sendo esse o sistema chamado de R-Wing que a Dodge cita. Entre os faróis ainda está o logotipo Fratzog, que voltará aos carros da Dodge. O para-choque dianteiro possui um desenho com uma entrada de ar inferior retangular e com entradas de ar verticais nas extremidades. Há ainda um splitter dianteiro em preto brilhante. Com a carroceria na cor Grays of Thunder, o Charger Daytona SRT Concept possui ainda laterais com um desenho bem clássico. No para-lama dianteiro ele possui uma insígnia da Dodge, o Banshee, com retrovisores convencionais mas bem finos, e um friso que nasce na porta e que define o desenho da traseira. As portas trazem maçanetas escamoteáveis e a base dos retrovisores ficam nas portas. As rodas são de 21 polegadas com bolsos pintados com faces cortadas em diamante continuam as eficiências aerodinâmicas com um design semelhante a uma turbina e um logotipo Fratzog vermelho embeleza as travas centrais das rodas. 



Os freios cinza de seis pistões fornecem o poder de frenagem. Na traseira, o cupê possui lanternas que continuam se conectando, com lanternas em LED e com o logotipo Fratzog ao centro, também iluminado. A tampa do porta-malas é invadida pelas lanternas e o para-choque traseiro possui saídas de ar nas extremidades e o espaço da placa ao centro. A parte inferior do para-choque traseiro possui um difusor de ar. No interior, o concito se destaca pela modernidade das suas linhas. Ele tem um quadro de instrumentos com tela curva de 16 polegadas e uma central multimídia com tela de 12,3 polegadas. De acordo com a Dodge, o esportivo ainda terá um Head-Up Display de 8 por três polegadas. Abaixo da central estão saídas de ar centrais horizontais e mais duas saídas de ar, horizontais, nos extremos. O console central traz uma alavanca d câmbio e o freio de estacionamento por botão. O painel ainda apresenta uma “linha d'água” que se estende ao longo do painel, com o painel de instrumentos superior é um pouco mais alto, com uma mudança de elevação que cria uma superfície escultural flutuando acima do cluster. O painel ainda possui uma textura paramétrica une o interior e proporciona uma conexão com o exterior, continuando a inspiração do detalhe da grade Charger de 1968 no interior, com frisos verticais. O padrão paramétrico adiciona fluidez e escultura, abrangendo desde o painel de instrumentos até os apliques das portas, sob o console e continuando nos apoios de braços traseiros e no console traseiro. A textura interior dinâmica tem uma qualidade tridimensional que reflete a luz e é reativa ao ambiente, com linhas que irradiam à medida que se movem para trás. Chamado de Ambient Attitude Adjustment Lighting, ele ilumina a textura por baixo, jogando com profundidade e dimensão. Há ainda um piso de fibra de carbono e são posicionados estrategicamente para cercar os ocupantes, fluindo sob os assentos. 


O acabamento ainda possui costuras duplas Blue Plasma e Silver que circundam todo o interior. As soleiras das portas em fibra de carbono apresentam letras Daytona iluminadas em branco, com letras Daytona iluminadas também encontradas no canto superior direito do painel central. O interior ainda possui um novo volante de aro mais fino, com uma parte superior e inferior de base achatada. O volante tem três raios, tem controles multifuncionais e atrás tem paddle shifters montados no volante, com o botão PowerShot no lado direito do volante. Assim como as portas, o volante possui controles de toque capacitivos. Um logotipo SRT vermelho iluminado ilumina o centro do volante. Os bancos são leves, inspirados nas corridas e com design fino, com uma inserção que apresenta um padrão abstrato e com couro perfurado, com o logotipo Fratzog. Os encostos dos bancos superiores apresentam aberturas e apoios de assento que proporcionam uma sensação arejada e orientada para a corrida, enquanto seguram os ocupantes. Há ainda teto panorâmico de vidro dá uma sensação de ar livre, enquanto os bancos traseiros são rebatíveis, oferecem mais espaço de armazenamento do que qualquer carro Dodge anterior. Mecanicamente, o conceito se trata de prever a primeira visão de como será o futuro esportivo elétrico da Dodge. Ele é equipado com o trem de força chamado de Banshee. De acordo com a Dodge, que não revelou qual será a potência do motor, confirmou que ele terá uma arquitetura de 800V e oferece um desempenho que vai superar o SRT Hellcat. A marca disse que o conceito elétrico é mais rápido que todos os Hellcat já produzidos, em todas as métricas de desempenho. Ele ainda terá tração nas quatro rodas como padrão, o que também será uma novidade. 


Ele é equipado ainda com uma transmissão para elétricos chamada de eRupt, com mudanças eletromecânicas que devem ajudar a imitar parte do envolvimento do motorista, sendo uma transmissão multi-velocidade. Esse câmbio faz mudanças eletromecânicas oferece pontos de mudança distintos, jogando ombros nos encostos dos bancos no verdadeiro estilo Dodge. O conceito ainda possui um sistema chamado de PowerShot Push-to-Pass que aumenta a potência para uma rápida explosão de aceleração. Como se trata de um elétrico, ele não emite som. Mas a Dodge dará um jeito nisso com o sistema de escape Fratzonic Chambered, que fará o Charger Daytona SRT Hellcat produzir um rugido de 126dB, igual ao do SRT Hellcat, como se tivesse um sistema de escapee. Ele terá um amplificador e câmera de afinação localizada na traseira e ajuda com um sistema de som Dark Matter, que funciona junto com a transmissão eRupt. “O Dodge Charger Daytona SRT Concept existe porque o desempenho nos fez fazê-lo. Dodge é sobre músculo, atitude e desempenho, e a marca carrega esse chip no ombro e no segmento BEV por meio de um conceito carregado de patentes, inovações e recursos de desempenho que incorporam o músculo eletrificado de amanhã. O Charger Daytona SRT Concept pode fazer mais do que executar o circuito de feiras de automóveis; pode correr um quarto de milha em chamas. E quando se trata de ciclos de produtos, supera Darwin. Charger Daytona faz mais do que definir para onde o Dodge está indo, ele irá redefinir o músculo americano no processo. Um dia atrás, o primeiro veículo de desempenho eletrificado da marca foi revelado, o novo Dodge Hornet 2023. Hoje, revelamos uma prévia do nosso futuro eMuscle com o Dodge Charger Daytona SRT Concept. Quando dissemos que seria um verão elétrico para Dodge, estávamos falando sério.”, disse Tim Kuniskis, CEO da marca Dodge – Stellantis.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil