Fiat lança o Fastback oficialmente no Brasil, que chega com preços a partir de R$ 129.990


A Fiat lançou oficialmente o Fastback no mercado brasileiro, seu principal lançamento para este ano de 2022. O SUV ainda é o primeiro SUV compacto da Fiat no país, trazendo uma proposta bem diferente ao que temos com o Jeep Renegade, a fim da Stellantis não fazer com que seus modelos concorram entre si. De acordo com a Fiat, o Fastback é desenvolvido a partir da plataforma modular MLA, que faz ele ter 4,427 metros de comprimento, 2,533 metros entre os eixos, 1,774 metro de largura e 1,545 metro de altura. O SUV ainda possui 516 litros no porta-malas (podendo chegar a 1.087 litros de capacidade com os bancos rebatidos) e pesa entre 1.253kg a 1.304kg, dependendo da versão. Com essa plataforma, o Fastback tem carroceria composta por 87% de aço de alta e ultra resistência que dissipam melhor a energia do impacto em caso de colisão, trazendo grande integridade ao habitáculo. Além disso, o veículo possui quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais, que possuem uma tecnologia tão eficiente que fazem dupla função, protegendo a cabeça e o tórax. Vale ressaltar que esse é um nível de proteção que atende às mais rigorosas normas internacionais de segurança. O Fastback ainda tem altura em relação ao solo de 19,2 centímetros, ângulos de ataque de 20,4 graus e transposição de 21,2 graus. Visualmente, o Fastback possui faróis retangulares que são conectados à grade e possuem luzes diurnas DRL em LED, enquanto os faróis possuem Full LED de série com DRL quando as setas são acionadas. A grade dianteira conta com grelha em colmeia e o logotipo da Fiat em destaque ao centro, com o badge da andeira italiana no lado direito. A grade dianteira ainda possui um contorno em preto brilhante (Dark Chrome), que reforça um design mais esportivo ao Fastback. O capô possui linhas mais vincadas e o para-choque dianteiro é exclusivo ao trazer entradas de ar verticais nas extremidades e há uma nova entrada de ar inferior, com um acabamento em plástico preto. Ele possui um friso cinza e traz novos faróis de neblina, que ficam menores, com um formato mais horizontal. 



Nas laterais, o Fastback possui acabamento plástico em preto nas caixas de rodas, acabamento que é visto em toda a parte inferior da carroceria, mas que nas caixas de rodas ficam mais grossos. O Fastback ainda possui retrovisores pintados em preto (nesta versão) e um friso que nasce no para-lama dianteiro e termina nas lanternas. Como era esperado, o SUV compacto possui um caimento mais cupê que se destaca pelo seu caimento mais acentuado, como um legítimo fastback. As janelas laterais são as mesmas do Cronos, mas que ganham contornos em preto brilhante um pouco diferente, que deixam as linhas com linhas mais retilíneas. As rodas variam de 17 a 18 polegadas e contam com cinco raios, com acabamento diamantado. O Fastback ainda tem antena barbatana de tubarão em todas as versões. De traseira, o SUV compacto vem com vidro traseiro grande e tem caimento bem acentuado. Justamente pelo caimento do teto, o Fastback não possui limpador do vidro traseiro. A traseira ainda tem lanternas horizontais finas que invadem a tampa do porta-malas, com iluminação em LED. Ao centro da tampa do porta-malas está o logotipo da marca e abaixo o espaço para a placa traseira. O para-choque traseiro possui um prolongamento na parte inferior em plástico preto, com refletores nas extremidades e mais abaixo tem um friso cromado conectado a duas falsas saídas de escape. Ele ainda possui uma espécie de difusor de ar, com elementos verticais. Por dentro, o Fastback se destaca por vir com bancos que se destacam pelo desenho em baixo relevo, além de vir com couro na cor branco como opção. Outra novidade é o console central redesenhado, que é mais alto e se destaca por vir com freio de estacionamento eletrônico. O console ainda possui acabamento em preto brilhante e tem bordas com acabamento em tom alumínio. Outra novidade fica a partir dos painéis das portas, que passam a ter um acabamento em tom também de alumínio, que integra a maçaneta interna. 


O restante, é o que já vimos com o Pulse, que se destaca pelo quadro de instrumentos possui uma tela digital de 7 polegadas e personalizável, central multimídia com tela de 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas com o ConnectMe (que traz conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio de série e conexão 4G Wi-Fi nas variantes mais caras), partida remota, ar-condicionado automático digital. Ainda há um botão Sport em vermelho no volante, no lado direito. Ao ser pressionado, além da mudança de comportamento do motor e câmbio, o quadro de instrumentos também muda e ganha um estilo mais esportivo. O painel ainda possui linhas horizontais, com saídas centrais horizontais e um pouco maiores nas extremidades. Há um friso cromado que corta, horizontalmente, todo o painel. A central ainda possui o Fiat Connect////Me, a plataforma exclusiva conectada da marca, vinculado à tela maior, além de Apple CarPlay e Android Auto sem fio. A plataforma conta com mais de 30 funcionalidades, o sistema conectado da marca permite que o usuário tenha acesso a todas as informações do seu Fastback, como diagnósticos e a localização do veículo pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant. Para completar, agora passará a ser possível também fazer o agendamento da revisão e de outros serviços em concessionária diretamente pelo app My Uconnect conectado à central. O Fastback ainda possui cerca de 28 litros em porta-objetos no interior. Na mecânica, o Fastback possui duas opções de motor: o 1.0 12v T200 Firefly Turbo Flex desenvolve 130/125cv de potência (etanol/gasolina), com torque de 20,4kgfm com ambos os combustíveis, aliado a um câmbio automático CVT que simula 7 marchas. Com esse motor ele acelera de 0 a 100km/h em 9,4 segundos e tem consumo médio de 14,6km/l na estrada. O outro é o motor 1.3 16v T270 Firefly Turbo Flex, que desenvolve 185/180cv de potência com torque de 27,5kgfm, acoplado a um câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. Com esse motor, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 8,1 segundos. 


O modelo vem com três modos de direção: Normal (foco em menor consumo e mais conforto), Manual (mais versatilidade) e Sport (resposta mais rápida). “Com esse lançamento, vamos ressignificar uma categoria. Estamos trazendo a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia em um nível só visto em segmentos premium. O Fastback aponta na direção do nosso futuro. Totalmente projetado no Brasil e fabricado em Betim (MG), o modelo é o maior representante do reposicionamento da Fiat no mercado, atingindo um novo patamar na percepção do valor da nossa marca e nossos produtos”, afirma Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior da Fiat na América do Sul. Ele será vendido em três versões: Audace, Impetus e Limited Edition Powered by Abarth. Entre os principais itens de série, o SUV compacto é equipado com avançados de assistência à direção (ADAS), freio de mão eletrônico, paddle shifters (câmbio borboleta), quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia de até 10,1 polegadas e o Fiat Connect////Me, plataforma de serviços conectados da marca, oferecido como item opcional. Ele será vendido nas cores Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Strato, Prata Bari, Cinza Silverstone e Vermelho Monte Carlo (esta última como opção exclusiva da versão Limited Edition Powered by Abarth). Com três anos de garantia, o Fiat Fastback tem cesta de peças mais acessível entre os concorrentes (até 47% melhor nas versões com motor Turbo 200 e até 38% melhor na versão com Turbo 270). Ele ainda possui três opções de pacotes de manutenção com utilização de peças genuínas que podem ser adquiridos junto com o veículo para mais tranquilidade e conveniência do cliente. O plano Tranquilidade inclui três revisões programadas. O Proteção traz, além das revisões, a cobertura de itens de desgaste, palheta de parabrisa, oxi-sanitização, alinhamento e balanceamento. O terceiro pacote - Segurança - inclui todos os itens do plano anterior e mais um ano de garantia adicional. Com produtos testados e homologados pela Mopar, o portfólio de acessórios para o Fiat Fastback traz mais de 35 opções, como rodas 17” em liga escuras, kit farol de neblina, som premium JBL, rebatimento elétrico do retrovisor, frisos pintados, tapete de porta-malas com bordas elevadas, protetor de soleira, engate de reboque integrado e transbike para engate.


Fastback Audace

De série, o Fastback Audace vem com o pacote ADAS (frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis), controle de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça, rodas de liga leve de 17”, freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, paddle shifters (borboleta no volante), sensor e câmera de estacionamento traseiros, wireless charger, central multimídia com tela de 8,4” com pareamento sem fio, carregador por indução e faróis e lanternas Full LED.



Fastback Impetus

De série, a versão adiciona bancos revestidos em couro, acabamento interno escurecido, sensor de estacionamento dianteiro, pintura bicolor com teto em preto, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, roda esportiva com acabamento diamantado de 18", retrovisores externos com rebatimento elétrico, tapetes de carpete e painel de instrumentos 7" Full Digital. Também conta com a central multimídia com tela de 10,1" com Apple Carplay e Android Auto sem fio.



Fastback Limited Edition Powered by Abarth

Além de todos itens disponíveis nas outras versões, a versão topo de linha tem motor 1.3 e esta configuração possui rodas esportivas de liga leve 18" com pintura escurecida e badges "Limited Edition" nos para-lamas dianteiros, além de "Powered by Abarth" no cofre do motor e na tampa do porta-malas.



Preços

  • Fiat Fastback Audace T200 1.0 12v Turbo CVT – R$ 129.990
  • Fiat Fastback Impetus T200 1.0 12v Turbo CVT – R$ 139.990
  • Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth T270 1.3 16v Turbo AT6 – R$ 149.990




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Onix e Onix Plus devem ganhar reestilização até o início de 2024 no Brasil

Chevrolet lança Feirão de Fábrica neste final de semana e Acelera Chevrolet até dia 31/03

Depois do Tiggo 5X, Chery lança no país o Tiggo 7 Sport, que chega por atraentes R$ 134.990

Volkswagen Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan Jetta e Amarok tem promoção até dia 31