Porsche apresenta Cayenne Conversible Prototype, comemorativo aos 20 anos do SUV


O aniversário de 20 anos do Porsche Cayenne teve a revelação de um conceito que por pouco não foi produzido. Lançado em 2002, o Cayenne por pouco não ganhou um irmão Cayenne Conversible. Como era o primeiro utilitário esportivo de uma marca de esportivos, aproximar o Cayenne das linhas mais esportivas poderia fazer mais sentido. E esse carro existiu. O protótipo ficou guardado esse tempo todo e agora vai compor o Museu da Porsche. O protótipo tinha 4,80 metros de comprimento e não foi descartado num primeiro momento. Tanto, que os modelos das imagens foi construído em escala. A unidade é o que a Porsche chama de um Package Function Model – ou PFM, abreviado, algo como um ‘Modelo de Função de Pacote’. O carro não pode rodar e só é transportado sobre um caminhão. Isso porque ele não ganhou a rigidez estrutural de um conversível e a marca apesar tirou o teto e desenvolveu o protótipo. Incapaz de proporcionar uma condução segura e estável, o veículo é transportado ao seu destino quando necessário. Os test drives nunca foram planejados, pois o PFM conversível foi construído apenas para avaliar quatro critérios. Visualmente, o Cayenne Conversible perdeu o teto e as portas traseiras. Além disso, ele ganhou um novo desenho das portas, que tiveram que ficar 20 centímetros maiores para dar espaço para quem entra nos bancos traseiros. Na verdade, o carro é um Cayenne comum até a coluna A. Daí em diante, seu perfil já é completamente outro. Ele traz um vidro traseiro bem grande e a coluna B divide os vidros apenas. 



O carro ainda teria um caimento bem cupê, algo que só apareceu em um Cayenne com o Cayenne Coupé, em 2019. Além disso, ele traria um sistema de capota elegante e de alta qualidade e que também poderia ser dobrada rapidamente, assim como existia a dúvida de como uma extremidade traseira deveria ser projetada. Falando em traseira, o protótipo apareceu com duas opções de traseira. Isso porque havia desacordo sobre a questão final em 2002, e duas seções traseiras diferentes foram projetadas para o PFM. Com isso, o Cayenne Conversible Prototype aparece, no lado esquerdo, com uma traseira com lanternas horizontais e com desenho mais quadrado. A traseira era mais baixa e tinha um friso superior às lanternas, com uma tampa do porta-malas maior e o espaço da placa na tampa. O vidro traseiro ainda seria mais curto. Já no lado direito, o protótipo tinha linhas mais parecidas com a do Cayenne convencional da primeira geração. As lanternas eram mais altas, invadiam também a tampa do porta-malas, mas era mais quadradas. O vidro traseiro era maior e a tampa do porta-malas tinha uma abertura pouco mais alta. Ainda na tampa, ela trazia um friso mais suave que invadia um pouco das lanternas e o espaço da placa ainda ficava na tampa também. O para-choque traseiro era todo pintado na cor da carroceria, tinha refletores horizontais grossos nas extremidades e duas faixas como saídas de ar em posição mais inferior. 


Para um possível modelo de produção, uma das traseiras seriam escolhidas, já que elas foram os modelos finalistas. Outro entrave seria o mecanismo do teto com a capota de lona. O mecanismo de capota flexível foi fixada na frente e na traseira, permitindo que ela fosse aberta em ambas as direções. O teto passaria sobre a barra de capotamento fixo e seria 'engolido' na parte traseira pela tampa do porta-malas, que se abria na direção oposta, dobrando em um padrão em ‘Z’. Ele funcionou de maneira muito semelhante a isso no Porsche 911 Targa desde o modelo da geração 991. O mecanismo nunca passou do estágio de simulação de computador para o Cayenne conversível, no entanto, e nunca foi totalmente construído. Serviu como exemplo para a Porsche aperfeiçoar o sistema e lançar em um outro modelo, nesse caso, o clássico 911. O carro não foi adiante por conta de previsões em relação à lucratividade não eram particularmente promissoras e as dúvidas permaneceram sobre se o carro seria tão atraente quanto um Porsche deveria. “Um SUV conversível é um desafio tanto estética quanto formalmente. Um SUV sempre tem um corpo grande e pesado. Você combina isso com uma pequena metade superior e depois corta o telhado – você obtém formas muito estranhas emergindo disso.”, disse Michael Mauer, que ainda não estava no cargo de Designer-Chefe da Porsche, em 2002, analisando o conceito hoje.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado