Aston Martin apresenta o Vantage Roadster V12, que faz sua estreia limitado em 249 unidades

Aston Martin apresenta o Vantage V12 em sua versão Roadster. Equipado com motor mais potente, conversível entrega 700cv de pura alegria



A Aston Martin apresentou oficialmente o Vantage Roadster V12, que também adere à opção de motor V12 apresentada no cupê. Apresentado no Festival de Monterey, o Vantage Roadster V12, um dos maiores segredos da Aston, todas as 249 unidades do Roadster V12 já foram produzidas e vendidas. O esportivo foi apresentado apenas agora, em evento nos Estados Unidos.

Ele estreia com o motor 5.2 V12 biturbo que desenvolve 700cv de potência e torque de 76,7kgfm, acoplado a um câmbio automático com conversor de torque de 8 marchas, da ZF. Com esse conjunto, o cupê britânico acelera de 0 a 100km/h em 3,6 segundos (0,1 segundo a mais que o cupê) e chega à velocidade máxima de 322km/h. Esse motor V12 ainda ajudou a Aston Martin a fazer com que o Vantage tenha uma melhor distribuição de peso/potência em relação ao motor V8, em cerca de 20%.

Desenvolvido para ser leve, todo Vantage V12 teve uma diminuição do seu peso por conta de uma série de componentes mais leves e feitos em fibra de carbono (que corta 23kg), como para-choque dianteiro e traseiro, capô, arcos das caixas de rodas e sais laterais. Essa redução de peso ainda foi sentida por conta de uma bateria mais leve e um novo sistema de escape, que ganhou um novo desenho, produzido com aço inoxidável e com saída dupla central, que confere uma redução de peso de 7,2kg. O Roadster pesa 1.855kg contra os 1.795kg do cupê, ou seja, é 60kg mais pesado por conta dos reforços estruturais necessários.



O novo escape, de acordo com a marca, ainda melhora o som emitido pelo V12 biturbo. Mecanicamente, a Aston ainda destaca o uso de novo sistema de freios, carbocerâmicos, que reduz em 23kg em relação aos discos convencionais. Os discos são de 410 milímetros na dianteira e 360 milímetros na traseira, com novas pinças de seis e quatro pistões, respectivamente. Esses freios possuem a capacidade de aguentar 800ºC de temperatura.

A suspensão também é nova, adaptativa, com elementos redesenhados como as barras estabilizadoras, as molas e os amortecedores. No caso do Roadster, os amortecedores adaptativos do conversível obtêm sua própria calibração feita sob medida, presumivelmente para refletir o peso extra do carro aberto, a ligeira perda de rigidez estrutural e o perfil sutilmente diferente do proprietário. Quando comparado ao Vantage V8, o V12 tem molas 50% mais rígidas na frente e 40% atrás.

Visualmente, o Roadster é basicamente o mesmo cupê, mas com a ausência do teto rígido, claro. O cupê conta com um teto de lona que se dobra e abre em menos de 7 segundos e pode fazer essa operação em velocidades de até 50km/h. Diferentemente do cupê, outra diferença é que o Roadster não vem de série com o enorme aerofólio traseiro, que será vendido como um opcional no conversível.



Fora isso, é basicamente o mesmo Vantage V12 que conhecemos. Este ganhou linhas mais invocadas, que se destacam na dianteira com nova grelha da grade dianteira, com barras horizontais, nova entrada de ar verticais nas extremidades do para-choque dianteiro e um splitter são as novidades da frente. O capô ainda possui um acabamento pintado em preto. Nas laterais, o cupê recebe novas rodas de 21 polegadas, que são 8kg mais leves que as rodas do V8, calçadas com pneus Michelin Pilot 4S em medidas 275/35 R21 na dianteira e 315/30 R21 na traseira.

Para ter as novas rodas e pneus, a Aston Martin alargou os para-lamas, sendo 4 centímetros mais largos, contando também com bitolas mais largas. As laterais ainda possuem uma nova saída de ar vertical no para-lama dianteiro, de onde nasce a nova saia lateral. Na traseira, o esportivo conta com um aerofólio como principal destaque, que gera 204kg de downforce em velocidade máxima. Ele ainda ganha um novo para-choque traseiro com difusor de ar novo, além de saídas de ar nas extremidades, com acabamento inferior em fibra de carbono.

As saídas de ar são centralizadas e ovais. No interior, as novidades ficam por conta do quadro de instrumentos com o logotipo V12 ao ser ligado e o logotipo V12 também está entre os botões que ficam abaixo dos comandos do ar-condicionado. O Roadster ainda possui bancos Sport Plus, revestidos de couro semi-anilina e com acolchoados em formato de asas, com acabamento perfurado. As 249 unidades do Roadster vão se unir com as 333 unidades do cupê, ou seja, a Aston fará 582 unidades do esportivo.






Fotos: Aston Martin / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok