Nova geração do Alpine A110 será apresentada em 2026, com foco em aerodinâmica

Alpine já trabalha na nova geração do A110, que vai ser lançado na Europa ainda nesta década, muito provavelmente como um carro puramente elétrico 



A Alpine já trabalha em um sucessor do atual A110. O cupê deve seguir como um cupê, como antecipou o planejamento da marca francesa, quando revelou esboços de um hatch, um cupê e um SUV. Previsto para ser lançado em meados de 2024 a 2026, a nova geração do esportivo já nasce como um carro elétrico. Os testes, que começam nos próximos anos, indicam que a Alpine vai dar início ao seu processo de eletrificação.

O esportivo será desenvolvido com parceria com a Lotus, que também está se tornando puramente elétrica. Essa parceria com os ingleses deve fazer com que o carro seja bastante leve, já que é deles a expertise de desenvolver um carro leve. A plataforma desse esportivo ainda precisa ser discutida, mas a parceria também poderia dar a Alpine o direito de usar a plataforma E-Sports dos ingleses.

Recentemente, a Alpine já antecipou seu futuro elétrico com o A110 E-Ternité Concept. O conceito trazia como diferencial o motor elétrico, que desenvolve 242cv e 30,6kgfm, números que são próximos ao do A110 de produção. Com o motor elétrico, ele acelera de 0 a 100km/h em 4,5 segundos e chega à velocidade máxima de 250km/h. Na mecânica, o esportivo possui bateria de 60kWh que basicamente é a mesma do Mégane E-Tech Electric. Essa bateria possui uma autonomia de 420km.

“É [sobre] quando você pode liberar eletricidade que você converte em torque instantâneo; quanto tempo você pode fazer isso em uma trilha ou ao longo de uma estrada; quanto da carga da bateria você pode recuperar; e quanto tempo você pode fazê-lo durar para alcance. Tudo isso é o mesmo. Transferimos [aprendizado sobre] eletricidade de pista para estrada e de estrada para pista”, disse recentemente o CEO da Alpine, Laurent Rossi, disse para o Autocar.

“O aero também se torna um elemento, porque agora podemos anunciar a autonomia em um carro de estrada graças ao aero. Todas essas são coisas importantes que vamos usar para produção em massa.”, acrescentou Rossi na entrevista que aconteceu no início deste ano. Com isso, é possível imaginar que os futuros carros da Alpine serão referência em termos de aerodinâmica.



Fotos: Alpine / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil