Nissan confirma que Leaf se torna primeiro carro com recarga V2X da marca, nos EUA

Nissan confirma que Leaf ganha a tecnologia de carregador bidirecional (V2X) e novidade estreia no hatch médio, primeiro nos EUA



A Nissan aprovou que o Leaf seja vendido com um sistema de carregador bidirecional para veículos, tecnologia que em ganhando espaço nos elétricos mais modernos. Ele se tornou mais popular a partir da Ford F-150 Lightning e agora vai chegar também ao Leaf. O componente será produzido pela Fermata Energy e é chamado de FE-15. De acordo com a Nissan, ele não vai afetar a garantia do hatch.

O sistema de recarga bidirecional permite que o elétrico seja conectado a uma porta e um carregador, como todo elétrico. A diferença é que a energia armazenada na bateria do Leaf pode ser usado para alimentar outras fontes de energia, podendo até mesmo alimentar a energia de uma casa. Outra aposta é que o Leaf pode fornecer energia em horários de pico, onde o custo de energia é maior e o hatch pode ser recarregado em horários onde a energia é mais em conta.

Isso é possível em outros países e parece ser uma solução interessante, onde o carro também ajuda no financeiro. O carregador FE-15 ainda monitora continuamente as cargas elétricas de um edifício e pode utilizar a energia do Leaf para fornecer energia ao edifício durante períodos de alta demanda em períodos mais caros. O sistema também prevê que o Leaf retorne a energia acumulado em sua bateria novamente para a rede elétrica, podendo ser pagos pela energia assim como acontece com a energia solar, por exemplo.

“A Nissan Energy permitirá que nossos clientes usem seus carros elétricos para muito mais do que apenas dirigir – agora eles podem ser usados ​​em quase todos os aspectos da vida do cliente. Nossa visão de Mobilidade Inteligente da Nissan exige mudar a forma como os carros são integrados à sociedade, e a Nissan Energy transforma essa visão em realidade.”, disse o Vice-Presidente Executivo, Daniele Schillaci, na época Chefe Global de Marketing e Vendas da Nissan.

O sistema de recarga bidirecional, também chamado de Vehicle-To-Everything (V2X), incluindo aplicações residenciais, trabalhando com empresas terceirizadas líderes no setor. Nos EUA, os clientes interessados ​​podem acessar o site (www.fermataenergy.com/fe15-sales) para obter detalhes sobre o carregador Fermata Energy FE-15, que será oferecido como opcional. Ainda não se sabe se o sistema chegará em outros mercados, como o Brasil.



Fotos: Nissan / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit