Volvo revela mais detalhes dos seus novos sistema de segurança, como o radar LiDAR

Volvo revela informações sobre seu sistema de condução autônoma, que estreia a partir do EX90 e estará nos futuros carros da marca



A Volvo revelou as primeiras informações sobre seu sistema de condução autônoma. O sistema vai estrear a bordo do EX90, que vai expandir ainda mais o legado da marca sueca de desenvolvedora de carros seguros. Para isso, a marca vem trabalhando em um sistema moderno que quer manter a segurança, baseando-se na compreensão do comportamento humano, enraizado em décadas de nossa própria e de outras pesquisas de segurança.

A Volvo confirmou que o EX90 será o primeiro carro a vir com sistema de condução como câmeras, radares e LiDAR. Esses sistemas serão alimentados por uma plataforma e um software de computação central, junto de um sistema de visão 360º. De acordo com a marca, ele virá com um radar LiDAR, que significa Detecção e Alcance de Luz (Light Detection and Ranging), que é um dos sistemas mais modernos que se tem atualmente para que carros possam ser guiados autonomamente.

O LiDAR permite que se tenha mais segurança e que só o sistema é capaz de reduzir acidentes com resultados graves em até 20%, com a prevenção geral de acidentes e melhora em 9%. O LiDAR estará instalado no teto do EX90, logo acima do para-brisa dianteiro, funcionando com uma visão panorâmica sobre o percurso. O sistema também permite que se possa detectar pedestres a distâncias de 250 metros ou até mesmo um pneu de um carro a 120 metros à frente.

“Acreditamos que o EX90 é o carro Volvo mais seguro que já entrou em uma estrada. Estamos fundindo nossa compreensão do ambiente externo com nossa compreensão mais detalhada da atenção do motorista. Quando todos os nossos sistemas de segurança, sensores, software e poder de computação se unem, eles criam um escudo preventivo de segurança ao seu redor – e você nem saberá que está lá até precisar.”, disse Joachim de Verdier, Chefe de Automação Segura de Veículos da Volvo Cars.



Esse sistema ainda permitir que os carros da marca tenham maior entendimento e capacidade de condução. De série, ele ainda virá com um sistema de compreensão do motorista como item de série, ou seja, o carro terá um “sistema de detecção de interiores em tempo real é guiado por um conceito direto: se um carro Volvo puder entender quando o motorista está em um estado que não é o ideal para dirigir, o carro pode tomar medidas para ajudar a evitar acidentes”, disse a marca em comunicado.

“Nossa pesquisa mostra que, simplesmente observando para onde o motorista está olhando e com que frequência e por quanto tempo seus olhos estão fechados, podemos dizer muito sobre o estado do motorista. Ao basear seus cálculos em nossas descobertas de pesquisa, o sistema de detecção permite que nossos carros identifiquem se a capacidade do motorista está prejudicada, talvez devido a sonolência, distração ou mesmo intoxicação, e ofereça assistência extra da maneira que melhor se adapte à situação”, disse Emma Tivesten, especialista técnica sênior do Volvo Cars Safety Center.

O sistema vai trazer duas câmeras que vão captar os sinais do motorista, avaliando se ele estará atento durante o trajeto. O sistema ainda terá a capacidade de entender quando os olhos e, talvez, a mente, estão focados em outro lugar que não a direção. Caso isso seja detectado, o carro vai emitir um sinal que ele possa estar distraído, ou até mesmo quando o condutor está mexendo no celular, por exemplo. O volante capacitivo do carro também desempenha um papel importante. Ele detecta se o motorista solta o volante, monitorando assim a estabilidade de sua direção.



O carro ainda emite diferentes tipos de alertas. Além de detectar o comportamento do motorista, o carro ainda vai emitir alertas que aumentam de volume de acordo com a gravidade da situação. Se o motorista não responder aos comandos de alerta, o carro vai parar em segurança na beira de uma estrada, enviando um aviso a outros usuários da entrada ao ligar as luzes de alerta.

“Fizemos um grande progresso na detecção externa nas últimas décadas, graças ao nosso trabalho comprometido em sistemas de prevenção de colisões. A detecção interior é uma das próximas fronteiras de segurança para nós. Continuaremos a aprender, desenvolver e implantar novos recursos passo a passo para ajudar a melhorar a segurança à medida que nosso conhecimento aumenta e amadurece.”, disse Thomas Broberg, Chefe Interino do Volvo Cars Safety Centre.

O EX90 ainda será equipado com sistema de alerta para esquecimento de crianças ou animais no banco traseiro. Ele vai trazer sensores integrados no console superior, nas lâmpadas internas e no porta-malas do carro. Ele detecta movimentos submilimétricos em todo interior. O EX90 vai sinalizar a possível presença de familiares deixados dentro do carro é quando você tenta trancar o carro.



“Ninguém escolhe se distrair ou se cansar, mas sabemos que isso pode acontecer. Somos todos humanos e a distração é um fato da vida. Com a ajuda de tecnologia de ponta, vamos apoiá-lo quando você não estiver no seu melhor e ajudá-lo a evitar deixar familiares ou animais de estimação para trás por acidente.”, diz Lotta Jakobsson, Especialista Técnica Sênior em Prevenção de Lesões.

“Sempre fomos líderes em segurança e queremos continuar protegendo vidas, estabelecendo novos padrões de segurança automotiva”, diz Lotta Jakobsson. “Isso também significa fazer você se sentir seguro e dar-lhe paz de espírito. Esse tipo de segurança emocional o ajudará a aproveitar a vida ao máximo, ao mesmo tempo em que o ajudará a evitar que tragédias aconteçam.”

De acordo com a Volvo, o EX90 ainda terá a capacidade de vir com sistema de radar interno virá como padrão em todos os países onde a frequência de 60GHz usada pelo sistema é aprovada para uso automotivo. Estamos trabalhando constantemente com mercados individuais para garantir a aprovação e ativaremos o sistema à medida que as aprovações forem concedidas. O sistema de climatização continuará a funcionar enquanto a bateria de alta tensão tiver carga suficiente.



Fotos: Volvo / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok