Audi apresenta o Q8 e-tron, o e-tron reestilizado com novo batismo e de até 503cv

Audi conserta maior defeito do e-tron: o nome. SUV passa por reestilização e passa a ser rebatizado de Q8 e-tron e agrega mais tecnologia



A Audi confirmou a primeira mudança visual do e-tron, que agora passa a ser chamado de Q8 e-tron. O SUV elétrico da marca e o primeiro dessa nova geração de elétricos que foram lançados, o e-tron foi apresentado com um nome sem sentido nenhum, que remetia apenas à linha de elétricos da marca. Mas com o avanço dos elétricos, vários carros passaram a ser chamados de ‘e-tron’ dentro da marca das quatro argolas e não faria mais sentido manter o e-tron como meramente um e-tron.

Eis que a reestilização chega com o novo batismo do SUV: Q8 e-tron. Com isso, ele passa a ser primo do Q8 a combustão e ambos vão se unificar a partir de 2026, em uma nova geração. Enquanto isso não acontece, o Q8 e-tron estreia na Europa trouxe novidades que vão além do nome e do design, ganhando ainda novidades em termos de baterias e performance. Visualmente, as novidades ficam por conta da dianteira e da traseira, principalmente.

Na frente, o Q8 e-tron passa a vir com uma nova grade dianteira, que mantém o padrão hexagonal e que traz o logotipo da marca ao centro. A grelha ainda tem um novo desenho, com elementos retangulares e a grade passa a ter algumas aberturas. Há ainda um acabamento que ser em preto brilhante ou prateado que liga a grade dianteira com os faróis. Falando neles, os faróis receberam um novo layout interno.

A novidade é que, opcionalmente, o consumidor pode trazer faróis digitais Matrix LED. Ao dirigir na rodovia, a luz de orientação marca a posição do carro na faixa e ajuda o motorista a permanecer com segurança no centro em espaços estreitos. Outra novidade é que o SUV traz uma faixa em LED na grade dianteira, se conectando com as luzes diurnas dos faróis do Q8. O para-choque dianteiro também é novo e ganha uma nova entrada de ar inferior, que possui um prolongamento para as laterais em um acabamento em preto brilhante ou prateado, assim como o acabamento que liga faróis e a grade.



Nas extremidades, ele possui ainda um novo acabamento em preto brilhante que conta com uma pequena entrada de ar vertical. Nas laterais, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve que tem aros de até 22 polegadas, dependendo da versão. Ele passa a trazer o nome na coluna B e só. De traseira, as novidades ficam por conta de um novo para-choque traseiro que recebe um acabamento em preto brilhante com refletores nas extremidades. Esse acabamento em preto ainda se conecta com um novo difusor de ar com aletas verticais.

As mudanças em seu design contribuíram para que ele baixasse de 0,28Cx para 0,27Cx seu coeficiente aerodinâmico. Essa melhoria foi possível por conta de um sistema de autovedação na grade dianteira, com um conjunto de persianas elétricas que fecham automaticamente as entradas de ar. Os spoilers no eixo dianteiro foram ampliados.

No interior, as novidades ficam por conta de um novo volante de três raios. Ele ainda estreia com detalhes em madeira de nogueira marrom clara e um material técnico sustentável feito parcialmente de garrafas PET recicladas. A Audi ainda confirma que ele pode vir, opcionalmente, com folheados de madeira porosa, como freixo granulado e sicômoro, alumínio ou, para as versões S-Line e S-Line Edition, uma estrutura de fibra de carbono.



O quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas e o interior ainda manteve a central multimídia MMI de 10,1 polegadas e uma tela inferior de 8,6 polegadas que perde os botões por controles touchscreen. A central MMI Navigation Plus, que tem conectividade com LTE Advanced e possui um hotspot Wi-Fi integrado para os dispositivos móveis dos passageiros. De acordo com a Audi, o Q8 e-tron mede 4,915 metros de comprimento, 2,928 metros entre os eixos, largura de 1,937 metros e uma altura de 1,633, com um porta-malas de 569 litros e mais 62 litros de capacidade na dianteira, no frunk. A plataforma é a mesma MLB EVO.

Mecanicamente, a Audi manteve as três versões do e-tron. Ele será vendido nas variantes 50 e-tron, 55 e-tron e o agora SQ8 e-tron. O 50 quattro que desenvolve 340cv de potência e um torque de 67,7kgfm, tendo uma nova bateria de 95kWh (89kWh úteis) que permite que ele tenha uma autonomia de 491km. Essa versão de entrada ainda recebeu um novo sistema de gerenciamento de bateria, que também melhora a autonomia. Já a versão 55 quattro traz dois motores elétricos que impulsionam, cada um, um eixo diferente do carro.

Juntos eles desenvolvem 408cv de potência e 67,7kgfm de torque. A partir da versão 55 e-tron ele traz uma bateria maior, de 114kWh (106kWh úteis) que faz ele ter uma autonomia de 582km. Tanto o 50 como o 55 e-tron tem velocidade máxima limitada em 200km/h. Por fim, o trio de motores do SQ8 faz ele desenvolver 503cv de potência com torque de 99,2kgfm, graças a adição de um motor elétrico extra no eixo traseiro, ou seja, no eixo traseiro um motor responde por cada roda e um eixo dianteiro divide a força entre as rodas.



Com isso, o SQ8 e-tron acelera de 0 a 100km/h em 4,5 segundos e a velocidade máxima passa a ser de 210km/h. Ele vem com a nova bateria de 114kWh que faz ele oferecer uma autonomia de 494km. Graças as novas baterias, a recarga também mudou. Segundo a Audi, a bateria de 95kWh do Q8 50 e-tron permite que ele seja carregado em uma estação rápida (DC) de 150kW. O Q8 55 e-tron e o SQ8 podem ser recarregados em estações de até 170kW, por conta da bateria de 114kWh.

Em uma estação de carregamento AC ou WallBox, o Audi Q8 e-tron carrega até 11kW. A Audi oferece um desempenho de carregamento (CA) opcional de até 22kW. Em condições ideais, o Audi Q8 50 e-tron pode carregar completamente em cerca de 9h15 (22kW: cerca de 4h45) usando corrente alternada. Os números da bateria grande são cerca de 11h30 a 11kW e 6h a 22kW. O Audi Q8 e-tron vem de fábrica com a função Plug & Charge. Nas estações de carregamento compatíveis, o veículo se auto autoriza ao inserir o cabo de carregamento e ativa o ponto de carregamento.

A cobrança ocorre automaticamente. A Audi confirma ainda que o motor do eixo traseiro do Q8 foi revisado. Agora, ao invés de 12 bobinas gerando o campo eletromagnético, agora existem 14. O motor, consequentemente, gera um campo magnético mais forte com entrada de eletricidade semelhante, que por sua vez permite mais torque. Se isso não for necessário, o motor elétrico requer menos energia para gerar torque. Isso reduz o consumo e aumenta o alcance. Já o SQ8 recebe um novo motor dianteiro de 169cv e atrás vem com dois motores de 134cv.



Ele ainda passa a ser equipado com suspensão a ar com absorção de choque controlada, onde a altura em relação ao solo varia 7,6 centímetros, dependendo da situação de direção. Para otimizar a dinâmica lateral do veículo, foi ajustada a afinação da mola pneumática. Além disso, seu controle eletrônico de estabilidade (ESC) permitirá ainda mais manobrabilidade no futuro e traz uma direção progressiva revisada. Todos os sistemas de controle do chassi foram ajustados, mas permanecem equilibrados e sincronizados.

De série, as novidades ficam por conta de cinco sensores de radar, cinco câmeras e 12 sensores ultrassônicos fornecem informações ao redor que são analisadas pela unidade central de controle de assistência ao motorista. Uma novidade é o assistente de estacionamento Remote Plus, que permite manobrar até mesmo nas vagas de estacionamento mais apertadas. Os clientes podem controlar o procedimento de estacionamento através do aplicativo myAudi no smartphone. Quando o automóvel atinge a sua posição final no lugar de estacionamento, desliga-se automaticamente, puxa o travão de mão e tranca as portas.

Para sair da vaga de estacionamento, o motor é ligado por meio do aplicativo myAudi e o veículo manobra o suficiente para uma entrada confortável. A marca ainda adicionou um novo teto solar panorâmico, que é aberto em duas folhas, o ar-condicionado passa a ter quatro zonas. Na Europa, ele já começou a ser vendido. Atualmente, o Q8 e-tron é produzido na unidade de Forest, em Bruxelas, na Bélgica. 






Fotos: Audi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok