BMW revela teaser do i5, a versão elétrica do novo Série 5; sedã estreia até meados de junho

BMW apresenta a primeira imagem teaser da nova geração do Série 5, que ganhará uma versão puramente elétrica i5; estreia ocorre dentro de alguns meses



A BMW já desenvolve a oitava geração do Série 5, que será apresentado dentro de alguns meses e que teve as primeiras imagens antecipadas pela própria BMW. O sedã intermediário entre o Série 3 e o Série 7 vai ser lançado com uma versão puramente elétrica, o i5. A novidade foi a que aparece na imagem acima antecipando a nova geração do Série 5. Basicamente, a nova geração do Série 5 e o i5 vão ser basicamente o que aconteceu com Série 7 e i7, ou seja, poucas diferenças visuais.

De acordo com a BMW, a nova geração do sedã estreia com o BMW Operating System 8.5 com BMW Curved Display, serviços digitais inovadores e outros. Ele estreia com uma arquitetura flexível que permitirá que ele venha com motores híbridos e elétricos, bem como motores a gasolina e diesel, com um sistema híbrido-leve de 48V. “O BMW i4 M50 totalmente elétrico mostra como a BMW combina desempenho dinâmico e mobilidade elétrica com perfeição. Foi o modelo BMW M mais vendido em todo o mundo em 2022. Um modelo Performance totalmente elétrico da BMW M GmbH também será incluído na nova linha BMW Série 5 Sedan.”, disse Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.

Zipse ainda confirmou que a nova geração do sedã será acompanhada de uma nova geração da BMW Série 5 Touring. “O BMW Série 5 Touring é muito popular, principalmente na Europa. A partir da primavera de 2024, também virá em uma versão totalmente elétrica, dando-nos um ponto de venda verdadeiramente único neste segmento.”, confirmando ainda uma i5 Touring.

Visualmente, a nova geração do Série 5 deve ter um design mais harmônico que o Série 7. O sedã não virá com uma enorme grade dianteira e vai apostar em linhas mais comedidas, que vai seguir o desenho de outros modelos da marca, como o X1, por exemplo. É esperado que ele venha com uma dianteira que venha com faróis retangulares e com dois pontos de iluminação verticais como LEDs diurnos. A grade dianteira de duplo rim virá com um tamanho adequado em relação a uns BMW, com barras verticais.



O para-choque dianteiro vai trazer uma entrada de ar inferior no estilo trapezoidal e nas extremidades ele terá um acabamento para os faróis de neblina. Nas laterais, o Série 5 vai apostar em linhas bem evolutivas em relação ao modelo atual. Ele vai trazer maçanetas embutidas, mas que não são as retráteis. O sistema será o mesmo do Série 4 Gran Coupé. De traseira, ele pode se inspirar no Série 7, com linhas horizontais por todos os lados.

Por dentro, é bem possível que ele tenha um quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e uma central multimídia com tela de 14,9 polegadas, com sistema iDrive 8. Desenvolvido a partir da plataforma modular CLAR, a nova geração deve apostar em motores eletrificados em todas as versões. Isso indica que ele virá com motores híbrido-leve de 48V (MHEV), híbrido plug-in (PHEV) e elétrico (BEV). Uma das opções será o motor 3.0 TwinPower Turbo de 380cv e 52,9kgfm, com câmbio automático de 8 marchas.

O elétrico deve trazer um motor de 544cv e 75,9kgfm, enquanto é esperado que ele ainda venha com uma versão M60, além de uma versão simples com apenas um motor elétrico que pode desenvolver 335cv, a eDrive40. O sedã será equipado com baterias 111,5kWh. Já o M550i (ou M560e) pode ter um motor 3.0 TwinPower de 571cv e 81,6kgfm, vindo com uma bateria de 18,7kWh. O novo M5 aparece como um híbrido plug-in e pode entregar 653cv e 81,6kgfm.

Rumores ainda podem informar que a versão esportiva pode ter na verdade 748cv e 101,6kgfm. Este, híbrido, vai oferecer cerca de 48km de autonomia elétrica. Outras opções mais irracionais chegam a sugerir 801cv e um M Performance ter 840cv e 142,8kgfm. O motor 4.4 V8 TwinPower será oferecido apenas ao M5. Mais detalhes devem surgir em breve e o sedã aparece até meados de junho.



Fotos: BMW / divulgação

Projeção: SRK Design / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil