Toyota apresenta o bZ3 em suas primeiras imagens e informações, como um sedã elétrico

Toyota apresenta o bZ3, seu primeiro sedã elétrico, que estreia mirando no sucesso do Tesla Model 3 e estreia primeiro no mercado chinês 



A Toyota apresentou oficialmente o seu primeiro sedã puramente elétrico, o bZ3. A novidade estreia na China com a missão de colocar a Toyota em um segmento que é bem procurado no mercado chinês, o de sedãs. Por enquanto, o bZ3 chega apenas na China, onde ele começa a ser vendido ainda neste ano. Desenvolvido em conjunto com a BYD, o Toyota bZ3 usa as baterias Blade da marca chinesa, de íons de lítio.

Visualmente, o bZ3 se destaca por vir com faróis com um desenho em ‘L’, com uma iluminação diurna DRL em LED que se conectam por meio de uma barra iluminada central iluminada. Os faróis ficam maiores nas extremidades e é conectado com uma barra que traz o logotipo da marca ao centro. Os faróis do sedã ainda possui quatro pontos de iluminação Multi-LED, que lembram joias, além de um projetor compacto. O para-choque dianteiro possui uma entrada de ar inferior, com barras horizontais, sendo uma parte inferior com um friso em ‘U’ e uma entrada de ar mais quadrada nas extremidades. Bem ao extremo, o para-choque tem uma nova entrada de ar vertical.

O capô ainda possui um desenho com linhas mais vincadas, que partem inclusive, a partir do para-choque dianteiro. O corte dos faróis ainda formam os para-lamas dianteiros mais altos. Visto de lateral, o sedã conta com um perfil bem tradicional de um três volumes, apesar do terceiro volume ser curto. O desenho dos vidros seguem bem o arco do teto, mas a partir da porta traseira existe uma pequena elevação até o fim da vigia traseira, com desenho triangular.

Destaque para o arco das caixas de rodas com acabamento em plástico preto ou preto brilhante, dependendo da versão. O sedã ainda terá opção de teto pintado em preto em um tom diferente da carroceria. A parte inferior das portas possui um friso que puxa o olhar de quem vê o bZ3 de lateral, enquanto a porta traseira é o ponto de união de um desenho triangular a partir de dois frisos, sendo um horizontal que vem da porta dianteira e outo inferior e verticalmente inclinado que vem da área inferior da porta dianteira.



As maçanetas estão na mesma altura do vinco horizontal e são escamoteáveis. Ele ainda tem um caimento levemente suave do teto na traseira, enquanto a coluna D tem uma parte pintada em preto brilhante que faz a vigia lateral se conectar com o vidro traseiro. As rodas variam entre 16 a 18 polegadas. De traseira, ele se destaca por vir com lanternas com estilo bumerangue nas extremidades, com iluminação em LED com elementos internos triangulares.

Elas possuem um prolongamento que invade um pouco as laterais, enquanto elas ainda se conectam por uma barra em preto brilhante na tampa do porta-malas, que vem ainda com uma barra iluminada em LED. Acima dela está o logotipo da Toyota e mais abaixo está o espaço para a placa traseira. A tampa do porta-malas possuem uma espécie de um degrau a partir do espaço destinado para a placa traseira. O para-choque tem vincos que são definidos a partir da tampa e pelas linhas das lanternas.

Há ainda um acabamento em plástico preto na parte inferior, com refletores horizontais e pequenas aletas verticais que ajudam na aerodinâmica. Falando em aerodinâmica, a Toyota confirma que o sedã possui um coeficiente aerodinâmico de 0,21Cx. No interior, o sedã possui um grande destaque para a tela Digital Island onde se destaca uma grande tela central vertical de 12,8 polegadas, que traz todas as funções com a central multimídia.



Abaixo da tela, existe as operações do sistema de ar-condicionado, que fica separada da tela. A central ainda se destaca por se conectar com o console central com um estilo que lembra uma bandeja, com bordas em branco e dourado. Nela, existe um acabamento em preto brilhante que traz o seletor das marchas ao centro. Há ainda um quadro de instrumentos com tela digital horizontal de 12,3 polegadas, sendo uma tela instalada no topo do painel, num estilo que lembra o i-Cockpit da Peugeot. A tela é digital e horizontal, substituindo também um Head-Up Display. As linhas do painel, fora isso, são horizontais.

Destaque para a faixa horizontal com um acabamento que nas extremidades lembra as mesmas bordas que vimos no console central, além de vir com saídas de ar-condicionado horizontais. O volante tem um estilo mais quadrado, com os aros superior e inferior achatados, tendo um volante bem parecido com o do bZ4X. Mecanicamente, a Toyota revelou informações do motor, mas o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China já tinha vazado informações e confirmou que o sedã tem motores de 183cv ou 244cv.

Na mecânica, o sedã contará com opções de motor traseiro, de 183cv e 30,9kgfm, com tração traseira e uma bateria de 49,9kWh, com a chamada Standard Range. Com esse conjunto,ele acelera de 0 a 50km/h em 3,2 segundos e chega a velocidade máxima de 160km/h. Com essa bateria, o sedã possui uma autonomia de 517km. Ele ainda vem com baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) pode ser recarregada em um WallBox de 6,6kW em 7 horas ou ele pode ser recarregado em estações de recarga rápida de 70kW, que permite que ele recupere de 30% a 80% em apenas 27 minutos.



Já a versão Long Range se destaca por ser equipada com motor elétrico único instalado na traseira que entrega 244cv e 30,9kgfm de torque (o mesmo). Em termos de desempenho, ele acelera de 0 a 50km/h em 3,4 segundos e máxima igualmente de 160km/h. Ele vem com o mesmo material da bateria (LFP), mas a bateria é maior, de 65,3kWh. Com essa bateria, ele oferece uma autonomia de 616km. A bateria tem diferenças em relação à bateria do Standard Range.

A Long Range pode ser recarregada em estações WallBox de 6,6kW, mas com recarga rápida, ele pode ser plugado em estações de até 90kW. Igualmente ele recupera a bateria em 27 minutos, indo de 30% a 80%. Em um WallBox, ele recupera 100% da bateria em 9h50. Ainda mecanicamente, a Toyota confirma que ele vem com suspensão independente McPherson na dianteira e suspensão de braço duplo na traseira. Os freios são a disco nas quatro rodas. 

Na China, o bZ3 será vendido em três versões: Pro Standard Range, Pro Long Range e Premium Long Range, com preços que começam em 169.800 a 199.800 yuans. De série, ele será vendido com sistema de frenagem regenerativa, direção elétrica, teto solar, faróis automáticos com luzes diurnas em LED, espelhos retrovisores externos rebatíveis eletricamente com aquecimento, ar-condicionado automático de duas zonas, filtro de cabine (filtro PM2.5) e saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro.


O sedã ainda virá com airbags duplos, de joelho, laterais e de cortina, ABS, ESC, Sistema de Controle de Assistência em Subidas HAC, sistema eletrônico de freio de estacionamento EPB (com função de estacionamento automático AutoHold), sistema eletrônico de distribuição de força de frenagem (EBD) e vem com Toyota Safety Sense. Este adiciona sistema de controle de cruzeiro por radar dinâmico (DRCC), sistema de segurança pré-colisão (PCS), sistema de Alerta de Saída de Faixa (LDA), sistema de rastreamento de faixa inteligente (LTA), sistema automático de controle de farol alto (AHB), Road Sign Recognition Assist System (RSA), Emergency Driving Stop System (EDSS) e Traffic Movement Alert System (TMN).

O sedã ainda possui versão personalizada da navegação Gaode, sistema de interação de voz inteligente, Toyota Smart Mobility Connected Resgate de Emergência, Assistência na Estrada, lembrete de negligência do Toyota Smart Mobility, Toyota Zhixing com Internet, Toyota Smart Mobility, atualização remota do software do Toyota Zhixing Internet/Over-The-Air (OTA), acesso à internet Toyota Zhixing e lembrete e agendamento de manutenção na Internet do Toyota Smart Mobility e outros.

Desenvolvido a partir da plataforma modular e-TNGA, o sedã vem com uma bateria da BYD Blade. A marca ainda confirmou que a bateria terá 90% da sua capacidade intacta depois de 10 anos. O bZ3 se destaca por ter 4,725 metros de comprimento, 2,880 metros entre os eixos, 1,835 metro de largura e 1,475 metro de altura. O porta-malas é de 439 litros de capacidade e o peso será de 1.835kg. Ele será vendido na China a partir da joint-venture com a Toyota-FAW, na fábrica localizada em Tianjin, na região da Sino-Cingapura. Por ano, a Toyota espera produzir 30.000 unidades anuais.




Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil