BMW registra patente de tela de entretenimento que motorista não enxerga

BMW desenvolve telas que não serão visíveis para o motorista, apenas para o passageiro no painel; tecnologia deve estrear em alguns anos 



A BMW registrou imagens de patente de um novo sistema de telas no painel, que ficarão ‘apagadas’ na visão do motorista, mas que poderão ser vistas pelo passageiro, por exemplo. A tecnologia está em desenvolvimento e servirá para que a tela da frente do passageiro não chame mais atenção que a condução do veículo. O registro foi feito no German Patent and Trade Mark Office (GPTMO), no registro de patente alemão.

Encontrada pelo CarBuzz, os registros indicam que essa tecnologia deve estar nos futuros carros da marca, que vão trazer uma tela que vai percorrer basicamente todo o painel, indo do quadro de instrumentos, central multimídia e uma terceira tela de entretenimento à frente do passageiro. Como é uma tela de entretenimento, assim como ocorrem nas telas do banco traseiro, ele poderá assistir filmes e vídeos. Isso poderia distrair o motorista, que poderia se ver interessado em assistir algum formato audiovisual enquanto dirige.

Para inibir isso, a BMW vai instalar uma câmera que rastreia os movimentos dos olhos do motorista e se eles estiverem voltados para a tela de entretenimento do passageiro, apagará a tela por um curto período. Outra proposta para evitar isso é que a tela jamais seja vista pelo motorista, como escurecer o brilho ou reduzir a nitidez do vídeo para criar uma imagem difusa que eles não conseguem assistir.

Uma das tecnologia mais interessantes é fazer com que essa tela seja assistida apenas para a pessoa que está bem na sua frente, ou seja, o passageiro. O motorista vem um tela preta, como se ela estivesse desligada. Batizado de Visteon, a tela tem uma tecnologia que permite que seja vista apenas por quem está na sua frente, como se houvesse uma película que impede a visão estando na diagonal.

Outro sistema está em desenvolvimento pela Continental e ao apertar um botão no painel, ativa um modo de privacidade que desfoca a visão do conteúdo quando visto de qualquer outro ângulo que não seja para quem assiste ele de frente. Com o carro parado, esse sistema automaticamente é desligado e todos os ocupantes podem assistir. 





Fotos: BMW / divulgação |  German Patent and Trade Mark Office – GPTMO / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok