Jeep fecha unidade de Belvidere, Illinois, nos EUA, que era responsável por fazer o Cherokee

Jeep fecha a unidade de Belvidere, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, depois de anos com capacidade ociosa na unidade norte-americana



A Jeep encerrou a produção na fábrica de Belvidere, em Illinois, nos Estados Unidos. A unidade era responsável apenas pela produção do Jeep Cherokee, que possivelmente será transferido para uma outra unidade, visto que ele era feito apenas na fábrica. Com capacidade ociosa, a unidade encerrou a produção no dia 28 de fevereiro, deixando 1.200 funcionários desempregados.

De acordo com a Stellantis, em comunicado, disse que isso é uma “ação difícil, mas necessária, pois nossa indústria foi afetada adversamente por uma infinidade de fatores, como a pandemia de COVID-19 em andamento e a escassez global de microchips”. O grupo acrescentou ainda que isso é o “desafio mais impactante é o custo crescente relacionado à eletrificação do mercado automotivo”.

Os funcionários que trabalharam na unidade de Belvidere estão “trabalhando para identificar outras oportunidades para reaproveitar as instalações de Belvidere. Estamos todos profundamente irritados com a decisão da Stellantis de desativar a fábrica de Belvidere Assembly sem um plano para produtos futuros. Existem muitas plataformas de veículos importados de outros países que poderiam ser construídas em Belvidere e destaca que a transição para a eletrificação também cria oportunidades para novos produtos”, destacou o grupo.

Praticamente junto com a decisão da Stellantis, o Presidente da UAW, Ray Curry, disse: “Acreditamos que a Stellantis está totalmente equivocada ao deixar esta fábrica ociosa, que gerou lucros para a empresa desde 1965. Não alocar novos produtos para fábricas como Belvidere é inaceitável e prometeu lutar contra esse anúncio”. A Stellantis ainda comentou que o fim da produção na unidade também é um corte de custos. “Precisamos encontrar uma solução para o fato de que a tecnologia decidida é 40% mais cara”.

A unidade foi inaugurada em 1965 e foi responsável pela produção de uma série de produtos do então Grupo Chrysler. Na unidade, foram produzidos Chrysler New Yorker, Imperial e Fifth Avenue. A unidade ainda produziu, da Dodge, os modelos Dart, Omni, Neon, Caliber, Dynasty, Polara e Charger. A Plymouth fez Fury e Horizon e a Jeep fez a primeira geração do Compass e o Patriot. Em 2017, a unidade recebeu o Jeep Cherokee para a fábrica não ficar ociosa, depois dele ter produzido inicialmente, o SUV, em Toledo, Ohio, em 2013.



Fotos: Jeep / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit