Mercedes-Benz EQT estreia como versão elétrica da Classe T, com motor de 122cv

Prima da Renault Kangoo E-Tech Electric, Mercedes-Benz apresenta a EQT, mais um comercial leve que estreia com sua versão 100% elétrica na Europa



A Mercedes-Benz apresentou na Europa a EQT, a versão elétrica da Classe T, que é a versão de passageiros da Citan. O modelo elétrico estreia como a prima da Renault Kangoo E-Tech Electric, assim como as demais versões do modelo da Mercedes também são parentes da Kangoo. A EQT estreia basicamente com a mesma mecânica do modelo da Renault e com mudanças super sutis em seu design.

Visualmente falando, a EQT se diferencia da Classe T apenas por vir com uma nova grade dianteira, que busca interação com os faróis. A grade dianteira passa a ser abertura em três barras horizontais, com o logotipo da marca ao centro. A grade possui um acabamento em preto brilhante, que se conecta com os faróis, assim como os demais modelos da linha EQ. Há ainda um friso cromado na parte superior da grade dianteira que também liga os dois faróis.

O para-choque dianteiro mantém basicamente as mesmas linhas, com uma entrada de ar inferior retangulares e nas extremidades tem faróis de neblina e uma nova entrada de ar, bem nas extremidades. Nas laterais, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve com desenho mais aerodinâmico, enquanto nada muda na traseira. O mesmo pode ser dito do interior, que recebe apenas um novo grafismo do quadro de instrumentos analógico e de detalhes no quadro de instrumentos com a tela digital e a central multimídia, que traz a insígnia EQ.

O motor elétrico de 122cv de potência com torque de 24,9kgfm e um pacote de baterias de 45kWh que oferece autonomia de 282km, no ciclo WLTP. A tração é dianteira. Ela virá com um carregador de 11kW de série, mas pode ser vendida com carregador de 22kW, opcional. Esse último promete recarregar de 0 a 80% da bateria em apenas 42 minutos. Em 30 minutos, ela recupera 170km no mesmo carregador.



A EQT foi apresentada apenas com a versão que mede 4,498 metros de comprimento, 2,76 metros de entre-eixos, 1,859 metro de largura e 1,819 metro de altura. O espaço é para cinco ocupantes e o porta-malas tem capacidade de 551 litros e pode chegar a 1.979 litros com os bancos traseiros rebatidos. A Mercedes confirmou que haverá uma versão de entre-eixos alongado e com espaço para sete ocupantes. A Mercedes ainda apresentou um conceito, chamado de Marco Polo Concept.

O modelo se destaca por transformar o modelo em um motorhome. Ela vem com uma barraca desmontável sobre o teto e um toldo retrátil que permite que as pessoas possam ficar de pé dentro do modelo. Ela ainda vem com uma cama de 2 metros por 1,15 metro, uma pia e uma geladeira com compressor de 16 litros. O interior ainda possui dois bancos na zona traseira, tudo isso junto com uma iluminação e materiais que outorgam ao interior.

O colchão que fica acima dos bancos pode ser dobrado e fica em um espaço reservado no porta-malas. Ao abrir a tampa do porta-malas, ela pode vir com móveis que parecem de cozinha, que é vendido como opcional. Isso inclui em uma pia com tanque de água de 12 litros de fácil acesso, uma garrafa frigorífica de 15 litros de capacidade e um pequeno fogão a gás. Há compartimento com gavetas para armazenamento de utensílios como talheres e copos, por exemplo.

Por fim, existe um espaço para guardar duas cadeiras de camping e uma mesa que pode ser instalada dentro do habitáculo do carro como no exterior. De acordo com a Mercedes, a instalação dos componentes na Classe T é fácil, com fixação feitas nas argolas de amarração do porta-malas. O modelo pode se transformar em uma Marco Polo com duas pessoas montando os componentes. No dia a dia, o acessório pode ser retirado e guardado na garagem, trazendo uma versatilidade bem interessante.






Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil