Nio apresenta a nova geração do ES8, que estreia com design mais limpo e com 653cv

Nio apresenta a segunda geração do ES8, que chega de acordo com a nova identidade visual da marca e um nível de tecnologia ainda maior para o SUV



A Nio revelou oficialmente a segunda geração do ES8, que estreia no mercado chinês com a promessa de ser um SUV de grande porte ainda mais luxuoso. Em termos de design, o ES8 estreia com linhas mais limpas, de acordo com os novos SUVs da marca, como o ES7. O novo ES8 traz um design bem diferente da geração anterior, trazendo ainda com radar e sensores espalhados pela carroceria que permitem que ele traga uma condução autônoma mais sagaz.

Visualmente, os faróis dianteiros finos com luzes diurnas DRL em LED, de traço duplo. Nestes faróis superiores ainda estão as luzes de repetição de seta. Os faróis principais ficam em posição intermediária, com luzes de longo alcance de dois projetores, com tecnologia LED Smart Matrix + LiDAR. A dianteira tem linhas bem limpas, com um para-choque que tem uma entrada de ar inferior trapezoidal e um acabamento em plástico preto na parte superior que sustenta a placa dianteira do SUV, além de vir com uma entrada de ar com barras horizontais.

Abaixo da entrada de ar ele ainda possui um friso cromado que percorre quase toda a dianteira. Seu capô repete a mesma receita do para-choque do ES7, com linhas bem suaves e o logotipo da chinesa ao centro, próximo ao para-choque dianteiro. Visto de perfil, o ES8 tem para-lama com bocal de recarga das baterias no lado direito da carroceria. Toda a parte inferior da carroceria ainda possui acabamento em plástico preto, com destaque para as belas rodas de 21 polegadas com cinco raios e de desenho mais esportivo.

As pinças de freio são vermelhas, da Brembo, de seis pistões e de 380 milímetros nos freios a disco ventilados, nas quatro rodas. O ES8 ainda possui um desenho de linhas mais aerodinâmicas e mais maduras. Nas laterais, ele tem um friso que nasce na dianteira e termina na porta dianteira e um outro friso que nasce na porta traseira e termina nas lanternas. Os retrovisores tem base na coluna dos vidros, diferente do ES7, com base nas portas. Há ainda maçanetas retráteis e possui um vidro na parte inferior das portas.



A base inferior das portas, acima das saias laterais, tem um friso cromado. As rodas variam de 20, 21 e 22 polegadas, de acordo com cada versão. A parte superior da carroceria possui ainda um pintura bitom, em preto. Há uma ampla área envidraçada nas laterais, enquanto ele ainda possui um amplo teto solar panorâmico e uma antena de teto estilo barbatana de tubarão. Todos os contornos dos vidros tem um acabamento em preto brilhante. O SUV ainda tem um teto que possui câmeras e radares que auxiliam na condução autônoma, enquanto possui um teto solar em posição mais intermediária, com área de iluminação natural de até 1m². O teto solar tem 13,7% de transmitância solar e tem 99,9% de proteção de raios UV.

Na traseira, o belo ES8 possui lanternas horizontais e afiladas. Elas invadem a tampa do porta-malas e se conectam por meio de uma barra em LED e ele possui um aerofólio mais prolongado, com brake-light integrado. A tampa do porta-malas ainda traz logotipo da marca acima das lanternas e abaixo das lentes está o espaço para a placa na tampa e há alguns frisos horizontais que aumentam a sensação de largura do SUV. O para-choque traseiro tem linhas mais simples, com um acabamento em preto brilhante que traz o logotipo cromado horizontal e as luzes de ré e refletores lado a lado nas extremidades inferior do EC7.

O interior se destaca por vir com linhas bem limpas e retilíneas, com destaque para as duas telas, sendo uma atrás do volante com tela de 10,2 polegadas para o quadro de instrumentos e outra para central multimídia, com tela de 12,8 polegadas, com tecnologia AMOLED. Essa tela é central e possui posição vertical e tem conectividade com internet 5G. Há também um Head-Up Display (HUD) de 16,3 polegadas. A central ainda possui conectividade com internet, que consegue conectar quatro dispositivos no Nio Air ARGlasses simultaneamente, o que equivale a 4 telas.



Ele ainda traz o sistema de som versão 7.1.4 melhorado com até 2230W de potência da Dolby Atmos e algoritmos de áudio espacial Dirac Pro líderes do setor, 23 posições de alto-falantes. O carro ainda possui carregador por indução sem fio de 40W. O SUV ainda tem um sistema de computação total de 4 chips NVIDIA DriveOrin X até 1016 TOPS. O carro ainda possui um Head-Up Display inédito com realidade aumentada chamada PanoCinema que projeta informações sobre o para-brisas em uma área igual à que o motorista teria se consultasse uma tela à sua frente. A área projetada fica no para-brisa dianteiro.

O painel ainda tem linhas em dois andares, além de vir com acabamento em madeira Vime Karuun e painel e bancos que tem estofamento em couro Nappa “curtido com casca de café”, que é livre de produtos químicos tradicionais, além de exibir um “aroma de ervas”. O interior ainda possui um sistema de iluminação ambiente com 256 cores. Há ainda o assistente pessoal NOMI, que fica no painel e possui olhos digitais. Os bancos do ES8 tem aquecimento, ventilação e massagem na frente, bem como bancos traseiros aquecidos com um encosto ajustável que se inclina entre 23° e 31°.

O painel traz linhas mais retilíneas que os demais modelos. Ele tem um painel de linhas mais retas, como mostra o acabamento na parte preta e bege. As saídas de ar-condicionado ficam camufladas no acabamento em madeira, que tem uma área vazada. Aliás, a Nio confirmou que ele tem cinco zonas de ar-condicionado na carroceria. O ES8 ainda possui um volante diferente, de apenas dois raios, mas ainda assim multifuncional e com base superior e inferior achatada. O console central ainda é exclusivos, com um espaço para recarga por indução para smartphones e dois controles com quatro botões cada.



Há também um controle que parece um rolo e que muda algumas configurações do carro. A Nio ainda confirma que o ES8 tem uma entrada facilitada para a terceira fileira. Por meio de um toque no botão de entrada fácil, o encosto da segunda fila reclina para facilitar o acesso à terceira fila. O encosto elétrico pode ser rebatido ou desdobrado com o toque de um botão. Com o aquecimento de série, o conforto nunca será comprometido. Em sua construção, a Nio confirmou que sua carroceria é feita 90,5% de liga de alumínio.

De acordo com a Nio, o ES8 tem 5,099 metros de comprimento, 3,070 metros entre os eixos, 1,989 metro de largura e 1,750 metro de altura. O SUV ainda tem um coeficiente aerodinâmico de arrasto de apenas 0,250Cx. O peso é de 2.000kg e o SUV tem capacidade de porta-malas de 235 litros com os seis bancos. O SUV ainda tem um novo sistema para o assento do passageiro dianteiro “Queen Co-Pilot” com um modo de conforto de um botão que levanta um apoio para os pés e também abaixa o encosto para dar ao ocupante uma sensação de 'gravidade zero'. O banco do motorista é eletricamente ajustável em 22 direções com apenas um toque.

O SUV ainda possui um sistema de controle climático de três zonas e um sistema de fragrância inteligente. O ES8 ainda possui três fileiras de bancos, com uma disposição 2+2+2. Os passageiros do banco traseiro ganham uma tela de 6,6 polegadas que regula os assentos aquecidos com reclinação elétrica. Em termos de tecnologia, a Nio confirmou que o carro conta com vidros laminados que auxiliam na acústica interna.



Há ainda a condução autônoma Eagle Super Sensing que adiciona 33 unidades de detecção como um radar LiDAR de alcance ultralongo (600 metros), sete câmeras de alta resolução de 8MP, quatro câmeras sensíveis à luz de 3MP, cinco radares de ondas milimétricas e 12 sensores ultrassônicos e o pacote NIO Autonomous Driving (NAD), um sistema de condução autônoma de Nível 5. A tecnologia funciona com um sistema de hardware da Nvidia, com quatro sistemas SoC Orin, e um software chamado de adam Super Computer. Na mecânica, o SUV tem motor elétrico duplo, um para cada eixo, que lhe confere uma tração integral.

Os motores desenvolvem 653cv de potência e 86,6kgfm, que permite que ele acelere de 0 a 100km/h em 4,1 segundos e velocidade máxima de 200km/h. Na frenagem, ele consegue frear de 100km/h a 0 em 34,3 segundos. Com uma tração AWD, o SUV vem com motor síncrono de ímã permanente. Na bateria, o carro será oferecido com três opções de baterias: entre elas, estão as opções de 75kWh, 100kWh ou 150kWh. Com a primeira, a autonomia será de 465km, a segunda tem 605km e a terceira tem 900km de autonomia, no ciclo CLTC, da China.

A bateria recupera de 10% a 80% em apenas 20 minutos em uma estação de recarga rápida. Ele ainda pode ser plugado em um WallBox de 11kW, que recupera 100% da bateria em 9h30. A Nio confirma que ele vem com uma suspensão pneumática inteligente de câmara dupla pode ajustar a rigidez do chassi de acordo com as condições da estrada. A suspensão a ar inteligente de câmara dupla como padrão, com uma faixa de ajuste de altura de 50 milímetros para baixo e 40 milímetros para cima, totalizando 90 milímetros. O ES8 será vendido com preço de 528.000 a 638.000 yuans.








Fotos: Nio / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Chevrolet Onix e Onix Plus devem ganhar reestilização até o início de 2024 no Brasil

Chevrolet lança Feirão de Fábrica neste final de semana e Acelera Chevrolet até dia 31/03

Depois do Tiggo 5X, Chery lança no país o Tiggo 7 Sport, que chega por atraentes R$ 134.990

Toyota Yaris Cross já está em testes no Brasil e seu lançamento ocorre até 1º trimestre de 2025