Nio revela seu novo SUV, o EC7, que estreia com uma autonomia de até 940km e com 653cv

Nio apresenta o seu segundo SUV cupê, o EC7, que estreia baseado no ES7 e chega como um concorrente para o Porsche Cayenne Coupé e 100% elétrico 



A Nio apresentou seu novo utilitário esportivo na China, o EC7. O modelo estreia com a missão de ser o SUV cupê do ES7, que faz a ponte entre o ES6 e o ES8. O EC7 chega para ficar acima do EC6, primeiro SUV cupê que a Nio apresentou e que em breve ganhará uma segunda geração. Voltando ao EC7, o SUV bebe muito na fonte do ES7, até porque eles são o mesmo modelo até a coluna A. Mesmo assim, há alguns diferenciais entre eles, mínimos, é verdade.

O EC7 estreia com uma dianteira que traz faróis dianteiros finos com luzes diurnas DRL em LED, de traço duplo. Nestes faróis superiores ainda estão as luzes de repetição de seta. Os faróis principais ficam em posição intermediária, com luzes de longo alcance de dois projetores e uma luz mais simples, intermediária, com tecnologia LED Smart Matrix + LiDAR. A dianteira tem linhas bem limpas, com um para-choque que tem uma entrada de ar inferior trapezoidal e um acabamento em preto brilhante em toda a parte inferior da carroceria, visto também nas caixas de rodas e na traseira.

A diferença é que no EC7, a entrada de ar inferior tem uma parte maior do acabamento em plástico preto, que abriga também o espaço para a placa dianteira. Abaixo da entrada de ar ele ainda possui um friso cromado que percorre quase toda a dianteira. Seu capô repete a mesma receita do para-choque do ES7, com linhas bem suaves e o logotipo ao centro, próximo ao para-choque dianteiro. Visto de perfil, o EC7 ganha mais independência do ES7, com para-lama dianteiro com sensores.

Ainda nos para-lamas, o SUV tem bocal de recarga das baterias no lado direito da carroceria. Toda a parte inferior da carroceria ainda possui acabamento em plástico preto, com destaque para as belas rodas de 21 polegadas com cinco raios e de desenho mais esportivo. As pinças de freio são vermelhas, da Brembo, de seis pistões e de 380 milimetros nos freios a disco ventilados, nas quatro rodas. O EC7 ainda tem um desenho mais esportivo e com caimento mais suave do teto. Ele tem vidros com contorno com acabamento cromado e os retrovisores tem base na coluna dos vidros, diferente do ES7, com base nas portas.



O EC7 ainda tem maçanetas retráteis e há uma janela vigia. Há um friso na parte inferior da portas, ascendente, que acompanha a linha base dos vidros e as saias laterais são em acabamento plástico preto com um friso cromado. O SUV ainda tem um teto que possui câmeras e radares que auxiliam na condução autônoma, enquanto possui um teto solar em posição mais intermediária, com área de iluminação natural de até 1m². O teto solar tem 13,7% de transmitância solar e tem 99,9% de proteção de raios UV. Ainda no teto, o carro ainda possui antena do tipo barbatana de tubarão. O caimento do teto mais acentuado faz o vidro traseiro ser mais inclinado.

De traseira, o EC7 tem lanternas horizontais, que lembram o estilo do seu maior concorrente, o Porsche Cayenne. Elas invadem a tampa do porta-malas e se conectam por meio de uma barra em LED e ele possui um aerofólio eletrônico que tem duas variações: Eco e Sport. No modo Eco, ele melhora a eficiência em 4% e no modo Sport ajuda na aerodinâmica e no downforce. No aerofólio, quando desligado, ele traz o logotipo da Nio ao centro. A tampa do porta-malas ainda traz espaço para a placa na tampa e há alguns frisos horizontais que aumentam a sensação de largura do SUV.

O para-choque traseiro tem linhas mais simples, com um acabamento em preto brilhante que traz o logotipo cromado horizontal e as luzes de ré e refletores lado a lado nas extremidades inferior do EC7. O interior se destaca por vir com linhas bem limpas e retilíneas, com destaque para as duas telas, sendo uma atrás do volante com tela de 10,2 polegadas para o quadro de instrumentos e outra para central multimídia, com tela de 12,8 polegadas, com tecnologia AMOLED. Essa tela é central e possui posição vertical e tem conectividade com internet 5G. Há também um Head-Up Display (HUD) de 16,3 polegadas.



A central ainda possui conectividade com internet, que consegue conectar quatro dispositivos no Nio Air ARGlasses simultaneamente, o que equivale a 4 telas. Ele ainda traz o sistema de som versão 7.1.4 melhorado com até 2230W de potência da Dolby Atmos e algoritmos de áudio espacial Dirac Pro líderes do setor, 23 posições de alto-falantes. O carro ainda possui carregador por indução sem fio de 40W. O SUV ainda tem um sistema de computação total de 4 chips NVIDIA DriveOrin X até 1016 TOPS.

O carro ainda possui um Head-Up Display inédito com realidade aumentada chamada PanoCinema que projeta informações sobre o para-brisas em uma área igual à que o motorista teria se consultasse uma tela à sua frente. A área projetada fica no para-brisa dianteira. O painel ainda tem linhas em dois andares, além de vir com acabamento em madeira Vime Karuun e painel e bancos que tem estofamento em couro Nappa “curtido com casca de café”, que é livre de produtos químicos tradicionais, além de exibir um “aroma de ervas”.

O interior ainda possui um sistema de iluminação ambiental com 256 cores. Há ainda o assistente pessoal NOMI, que fica no painel e possui olhos digitais. Os bancos do ES7 tem aquecimento, ventilação e massagem na frente, bem como bancos traseiros aquecidos com um encosto ajustável que se inclina entre 23° e 31°. A marca ainda confirmou que o interior pode ser personalizável com as cores castanho cacau, cinza chocoli e vermelho coral. De acordo com a Nio, o EC7 tem 4,968 metros de comprimento, 2,960 metros entre os eixos, 1,974 metro de largura e 1,714 metro de altura. O SUV ainda tem um coeficiente aerodinâmico de arrasto de apenas 0,230Cx e freia de 100km/h a 0 em 33,9 segundos.



O SUV ainda tem um novo sistema para o assento do passageiro dianteiro “Queen Co-Pilot” com um modo de conforto de um botão que levanta um apoio para os pés e também abaixa o encosto para dar ao ocupante uma sensação de 'gravidade zero'. O banco do motorista é eletricamente ajustável em 22 direções com apenas um toque. O SUV ainda possui um sistema de controle climático de três zonas e um sistema de fragrância inteligente. Os passageiros do banco traseiro ganham uma tela de 6,6 polegadas que regula os assentos aquecidos com reclinação elétrica.

Em termos de tecnologia, a Nio confirmou que o carro conta com vidros laminados que auxiliam na acústica interna. Há ainda a condução autônoma Eagle Super Sensing que adiciona 33 unidades de detecção como um radar LiDAR de alcance ultralongo (600 metros), sete câmeras de alta resolução de 8MP, quatro câmeras sensíveis à luz de 3MP, cinco radares de ondas milimétricas e 12 sensores ultrassônicos e o pacote NIO Autonomous Driving, um sistema de condução autônoma de Nível 5. A tecnologia funciona com um sistema de hardware da Nvidia, com quatro sistemas SoC Orin, e um software chamado de adam Super Computer.

Na mecânica, o SUV tem motor elétrico duplo, um para cada eixo, que lhe confere uma tração integral. Os motores desenvolvem 653cv de potência e 86,6kgfm, que permite que ele acelere de 0 a 100km/h em 3,8 segundos. Na bateria, o carro será oferecido com três opções de baterias: entre elas, estão as opções de 75kWh, 100kWh ou 150kWh. Com a primeira, a autonomia será de 490km, a segunda tem 635km e a terceira tem 940km de autonomia, no ciclo CLTC, da China. Os preços do SUV variam de 488.000 a 546.000 yuans. 






Fotos: Nio / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok