Volkswagen confirma novo SUV médio menor que o ID.4, com base no ID.3, para 2025

Volkswagen desenvolverá um novo SUV médio da linha ID, que ficará abaixo do ID.3 e que deve ser lançado com porte de Taos



A Volkswagen confirmou que vai investir 460 milhões de euros na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha. A unidade fabril, considerada uma das mais importantes da Volkswagen no mundo, receberá um aporte financeiro que fará com que novos carros elétricos possam ser produzidos na unidade, visto que ainda não produz elétricos. A fábrica deve começar a produzir um elétrico ainda neste ano de 2023, com a plataforma modular MEB.

“A Volkswagen representa a eletromobilidade para todos. E o Wolfsburg fará parte dessa história de sucesso. O ramp-up do ID.3 é o primeiro passo importante para a eletrificação de nossa fábrica principal.”, destacou o CEO da montadora alemã, Thomas Schäfer. Ao que tudo indica, o ID.3 será produzido na unidade, mas que a unidade também produzirá um crossover de porte do ID.3, que ainda não tem nome e que será desenvolvido sobre a plataforma modular MEB+.

“O novo modelo complementaria idealmente nossos campeões de vendas ID.4 e ID.5. É assim que pretendemos expandir ainda mais nossa posição no mercado e oferecer aos nossos clientes os veículos de alta qualidade que eles esperam de nós”, disse Schäfer. Ao que tudo indica, a proposta é oferecer um SUV médio mais compacto, ao porte de um Volkswagen Taos, por exemplo. Hoje, o ID.4 conta com 4,584 metros de comprimento. Um modelo entre 4,40 a 4,50 metros seria a oferta da marca.

O projeto deve ser apresentado até meados de 2025. O modelo pode ser considerado um rival à altura do BYD Yuan Plus. Além de Wolfsburg, esse novo modelo será produzido também na unidade de Chattanooga, no Tennessee, nos Estados Unidos. Outra unidade que corre por fora é a fábrica de Puebla, no México, que, de quebra, ainda facilitaria a comercialização do elétrico em países da América Latina. A informação é do jornal alemão Handelsblatt. No entanto, a unidade estadunidense leva vantagem por conta das novas regras de produção de elétricos nos EUA, com benefícios fiscais.

Isso também permitiria que ele fosse produzido na unidade de Ontário, no Canadá – que aceita o país para ceder benefícios fiscais. Chamado previamente de ID.3 SUV, o modelo vai usar a plataforma MEB+, que permite que carros venham com autonomia de 700km. Para isso, os carros ainda vão trazer melhorias nas estações de recarga rápida, podendo ser carregados em estações de 175kW a 200kW. Até meados de 2026, dez novos produtos do grupo serão desenvolvidos a partir da nova plataforma.

A base vai continuar como uma plataforma de 400V. Outra novidade é que a bateria vai trazer novas células de baterias unificadas, da fábrica de baterias em Salzgitter, Alemanha. Recentemente, a marca alemã confirmou que está "trabalhando duro para desenvolver um SUV compacto adicional baseado no ID 3 para que possamos também lançar um produto Volkswagen neste segmento de veículos de rápido crescimento", onde o mesmo virá com um design bem modificado em relação ao hatch médio. Até o momento, o modelo é cotado para ser batizado de ID.3 X.



Projeções: KDesign / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado