Volkswagen Golf de nona geração pode se tornar realidade como um carro 100% elétrico

Volkswagen pode lançar uma oitava geração do Golf já como um modelo puramente elétrico e compondo a linha ID como um ID. Golf



A Volkswagen confirmou que a nona geração do Golf pode se tornar uma realidade em breve. O hatch médio pode aparecer em alguns anos e faz parte de um plano da Volkswagen manter o nome Golf em linha. A informação foi confirmada por Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, em entrevista. Tanto o nome Golf como a versão GTI deve seguir em linha dentro da gama da marca, mesmo sendo 100% elétrico e pertencente a linha ID.

Com a atual geração encerrando seu ciclo de vida útil entre 2027 a 2028, a nona geração deve sim nascer, mesmo que elétrico. “Existe uma conexão com VW e ID, e não há necessidade de cancelar [ID]. Temos nomes de marcas icônicas, Golf e GTI. Seria uma loucura deixá-los morrer e escapar. Vamos manter a lógica do ID, mas os modelos icônicos terão um nome”, destacou Schäfer ao Autocar, durante o Salão do Automóvel de Los Angeles.

O executivo já confirmou que a marca trabalha em uma versão elétrica do Golf e que o ID.3 não é bem um concorrente do clássico Golf, visto que o ID.3 acabou substituindo o Golf Plus. Com isso, um ID. Golf pode surgir em alguns anos. “Sim. O ID 3 nunca foi um sucessor do Golf, é mais um Golf Plus.”, destacou o executivo na entrevista. Schäfer ainda confirmou que a sigla GTX não deve seguir em linha por tanto tempo e que siglas conhecidas como GTI e R vão se tornar puramente elétricos.

“O GTX como uma ideia está a caminho dos EVs”, acrescentou. “Se no futuro vamos precisar, veremos. Talvez não. Mas GTI e R, sim. Com uma marca forte, você precisa gastar menos [em marketing e ter mais reconhecimento] para divulgá-la. O GTI com Golf sempre foi lendário. Nós vamos continuar. Precisamos de substância para isso, com desempenho. Estamos trabalhando em um modelo de desempenho com EV para levar o GTI adiante.”, destacou o executivo.

Recentemente, se confirmou que a linha R será elétrica em 2030. Apesar de atualmente não ter nenhum carro da Volkswagen com a versão R e elétrico, a marca se comprometeu em “gradualmente converter seu portfólio com vários modelos R elétricos nas fases de planejamento”. Atualmente, a linha R da Volkswagen conta com modelos como Golf, Golf Variant, T-Roc, Tiguan, Touareg e Arteon. “Atualmente, estamos avaliando vários conceitos e possibilidades, mas ofereceremos apenas modelos R que atendam aos nossos requisitos. Uma coisa é certa: o futuro do R é elétrico.”, disse Reinhold Ivenz, Chefe da VW R, ao Autocar.




Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit