Audi trabalha em um SUV de luxo com pegada off-road para a segunda metade desta década

Audi vai desenvolver um SUV off-road que será apresentado na segunda metade desta década, sendo um AWD elétrico para concorrer com Land Rover Defender 



A Audi está desenvolvendo um novo utilitário esportivo com pegada mais off-road que deve ser lançado na segunda metade de 2023, para concorrer com modelos como Mercedes-Benz Classe G e Land Rover Defender. A Audi já vem flertando com desenvolvimento de modelos off-road com a missão de, justamente, começar a testar a reação do público. A marca das argolas prepara esse novo modelo para meados de 2027, como parte de uma expansão da marca para novos segmentos.

O modelo deve demorar um pouco para ser apresentado porque a Audi ainda quer trabalhar em uma nova plataforma elétrica para modelos maiores, descartando a base SSP e também a PPE. De acordo com o Designer da Audi, Marc Lichte, o modelo pode acabar usando uma plataforma desenvolvida pela Scout e que, até o momento, seria a única a usar essa base. Pelo visto, não deve ser não. A base da marca será voltada para veículos off-road, o que cairia como uma luva para o modelo da alemã.

E, como o modelo da Audi será colocado acima dos modelos da Scout, não haverá uma concorrência direta com os modelos. A base vai ser criada para atender veículos com um bom ângulo de ataque e de saída, além de oferecer uma boa altura em relação ao solo, atributos essenciais para todo bom off-road. No modelo da Audi, é cotado que ele venha com uma tração Quattro e com um motor duplo, um para cada eixo.

“Se você pensar na história da Audi – o sucesso nos ralis nos anos 80 com o Quattro e o Sport Quattro – é fácil explicar por que a Audi precisa de um carro como este. E se falarmos do Quattro 2.0, combina ainda mais.”, disse Lichte ao Autocar. “Acho que há espaço [na linha]. Há potencial porque há apenas dois players premium neste segmento específico (Mercedes-Benz e Land Rover) e acho há espaço para um terceiro”. O novo modelo deve ficar como um meio termo entre um Classe G e um Defender. Ao que tudo indica, o modelo não terá um desenho nada parecido com o Mercedes.

“Não vai se parecer com um Classe G e não vai se parecer com um Defender, posso garantir. Será outra coisa.", acrescentou o designer. Lichte ainda confirma que os designers da Audi tem mais liberdade de desenvolver produtos um pouco mais diferentes daqui para frente, o que é bom. “Trabalhar como designer é um sonho porque estamos criando não apenas um novo portfólio de produtos, mas também o carro em uma folha de papel em branco”. Sobre a aprovação desse novo modelo, Lichte concluiu: “É muito cedo para falar sobre isso, mas temos ideias muito concretas. Ideias muito concretas.”.



Fotos: Audi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok