Citroën terá primeiros protótipos com carroceria definitiva do sedã do C3, em junho

Citroën começa a desenvolver o terceiro membro da linha C-Cubed da marca no país, com um sedã compacto com porte de Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix Plus



A Citroën já trabalha internamente no desenvolvimento do seu terceiro membro da nova linha de compactos, a C-Cubed. Depois do C3, a minivan C3 AirCross será o próximo lançamento, ainda neste ano, e o sedã ficará para 2024. Produzido também em Porto Real (RJ), o sedã compacto é conhecido internamente como Projeto CC22. Seu nome ainda é uma incógnita, mas terá o nome C3. É possível que seja batizado de C3 Lounge ou C3 X, se a marca seguir seus padrões de batismo.

De acordo com informações do Mobiauto, o sedã será produzido em meados de 2024, enquanto o lançado ocorre entre o segundo e o terceiro trimestre de 2024, ou seja, entre abril a setembro. O site ainda destaca que a Stellantis produzirá os primeiros protótipos com carroceria definitiva do modelo em junho de 2023. Já o UOL – Autos Segredos, acredita neste lançamento para agosto ou setembro. Diferentemente de C3 e C3 AirCross, o sedã da Citroën será totalmente inédito, ou seja, ele não deve repetir nada dos modelos atuais – além da plataforma e da mecânica. O sedã será posicionado como um sedã compacto maior, concorrente de Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus e Honda City, por exemplo.

A aposta da Stellantis é fazer com que ele concorra com sedãs compactos maiores que o Fiat Cronos, este na casa dos 4,40 metros de comprimento. Os testes com o ‘C3 Lounge’ já está em desenvolvimento com mulas de testes e vai intensificar ainda mais neste ano de 2023. Ele é esperado para ser vendido também na Índia, além de todos ao países da América do Sul. A confirmação do lançamento do sedã para o ano que vem foi confirmado pelo Diretor Global de Marketing e Comunicação da Citroën, Laurent Barria.

Ao que tudo indica, a Stellantis vai dividir as antigas fábricas de El Palomar, na Argentina, para a Peugeot e Porto Real (RJ) para a Citroën. Por aqui, o ‘C3 Lounge’ será o mais diferente dos três, tendo um design totalmente desenvolvido para ele, tanto externa como internamente. Desenvolvido a partir da plataforma modular CMP, ele terá até 4,590 metros de comprimento, com uma relação entre os eixos que será superior a 2,600 metros, possivelmente com até 2,670 metros.

Como ainda está em desenvolvimento inicial, é bem possível apostar que ele já seja lançado aqui só com motor 1.0 12v Firefly Turbo T200 Flex, com 130/125cv de potência e torque de 20,4kgfm, com câmbio automático CVT que simula 7 marchas. Isso é bem provável por conta da legislação, sendo essa seja a única motorização do sedã. O 1.6 é cotado, mas já está sendo substituído gradativamente pelo T200 nos produtos que usam essa mecânica, por conta do Proconve L8, que estreia em 2025. 



Projeções: KDesign / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarta geração do Mitsubishi Outlander virá ao nosso mercado com motor híbrido plug-in

BYD lança promoção para Song Plus com bônus de até R$ 40 mil na rede de concessionárias

Celta voltará? Chevrolet confirma que não vai desenvolver nenhum subcompacto novamente

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Dodge Last Call: marca apresenta as seis de sete séries finais de Challenger e Charger

Porsche comemora melhor trimestre de vendas, com 80.767 unidades vendidas e 18% de avanço

Volkswagen apresenta a ID. Buzz LWB, a versão alongada de sete lugares e de até 335cv

Prevista para 2023, a nova geração do BMW i8 pode ser totalmente elétrica

RAM apresenta promoções da Rampage para CNPJ e Produtor Rural com descontos de 6%

Honda registra patente do nome Prelude nos Estados Unidos e pode indicar retorno do cupê