Fiat Pulse e Fastback devem inspirar o design da nova geração do Tipo, que será um SUV

Fiat Pulse e Fastback devem inspirar um terceiro SUV para a Europa, que pode ser a nova geração do Tipo, que deve ser apresentado até 2025



A Fiat vai desenvolver uma nova geração do Tipo para a Europa, que será apresentado até meados de 2025. O novo modelo será uma das principais apostas da marca italiana para os próximos anos. Ele estreia junto de modelos como Panda, Punto e 600 que darão uma injeção de ânimo nas vendas da marca na Europa. O SUV deve substituir toda a linha Tipo, que hoje tem hatch, sedã e station wagon média.

De acordo com entrevista ao Auto Express, Oliver François, CEO da Fiat, destacou o papel da marca, de ser uma empresa acessível ao público. “O que eu amo na Fiat é que temos apenas duas missões – mobilidade urbana e transporte familiar acessível. O segundo significa quarto, quarto, quarto – espaço para o dinheiro, engenhosidade quando se trata de pequenas coisas que simplificam a sua vida ao usar o carro para toda a família. Este é o segmento C [hatchback familiar] e você o verá em 2025. Precisamos substituir o Tipo. Não me torture com o estilo corporal, mas vai ultrapassar as segmentações tradicionais, como todo mundo faz agora. Portanto, é um pouco SUV, mas de uma forma inovadora.”, disse François.

“Não há como a Fiat se tornar regularmente lucrativa – e é lucrativa agora, mas nosso plano é que se torne cada vez mais – se não fundirmos nossas linhas europeias e sul-americanas. O carro que lançaremos em 2023 [previsto para ser um 500X EV] ainda será europeu, porque é de antes [Stellantis]. Leva tempo para convergir. Mas vamos começar em 2024, 2025 e 2026; este é o meu horizonte para carros que estão congelados no design e assim por diante, e teremos uma única formação. Pode ser elétrico em uma região e a combustão em outra, com apenas uma pequena diferenciação, o que me permite fazer grandes volumes na mesma base.”, adicionou o executivo.

Esse novo SUV deve ser baseado na plataforma modular CMP. Essa nova geração do Tipo pode acabar virando um SUV de cerca de 4,50 metros de comprimento, com porte de Jeep Compass – incluindo uma versão elétrica, que terá a plataforma e-CMP e autonomia em torno dos 400km. As versões a combustão serão todas híbridas. Os rumores de um Tipo virando SUV surgiu em meados de 2020. Na época, François disse ao mesmo Auto Express que, “como transporte familiar, é provável algo no estilo do Nissan Qashqai”. Agora é esperar para ver.



Projeções: KDesign / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil