RAM apresenta a 1500 Revolution BEV Concept no CES, que antecipa o futuro da marca

RAM apresenta a 1500 Revolution BEV Concept no CES 2023, uma picape conceitual que vai ditar como será o futuro da marca com a eletrificação



A RAM não ficar parada vendo a concorrência desenvolver modelos elétricos como a Ford F-150 Lightning, a Chevrolet Silverado EV e a Rivian R1T, por exemplo. A empresa apresentou no CES 2023 a 1500 Revolution BEV Concept, um modelo que antecipa como será o futuro da marca de picapes norte-americana, podendo antecipar como será o futuro do design das futuras gerações de picapes 1500, 2500 e 3500, por exemplo. Apresentada no CES 2023, a picape de grande porte aparece como uma possível nova 1500 elétrica.

“O RAM 1500 Revolution BEV Concept é o nosso sinal mais claro de que estamos à beira de algo extraordinário na Ram e aponta diretamente para onde estamos indo em nossa jornada eletrificada. Na Ram, redefinimos o que as picapes podem ser e faremos isso novamente, superando o que os concorrentes estão oferecendo, oferecendo as melhores picapes elétricas do mercado. A RAM Revolution representa várias coisas importantes para a marca RAM”, disse Mike Koval Jr., CEO da marca RAM.

“Claro, é o nosso novo Ram 1500 Revolution BEV Concept que serve como um roteiro para o nosso futuro eletrificado. No entanto, a Ram Revolution também é nossa filosofia ao redefinir o segmento de picapes, com uma batida constante de anúncios e iniciativas à medida que embarcamos em nossa jornada eletrificada”, acrescentou o executivo. Considerada uma peça fundamental dentro do plano estratégico da marca, a picape pode antecipar o futuro da marca, mas pode antecipar uma versão elétrica da 1500.



Em termos de design, a 1500 Revolution se destaca por trazer faróis dianteiros com luzes diurnas (DRL) em LED em duas barras horizontais, sendo uma na parte superior e outra na parte inferior, que se afilam em direção ao logotipo da RAM, que aparece com um novo desenho, ao centro. O logotipo, aliás, foi redesenhado e é iluminado. Os faróis ainda possuem dois projetores em LED, formando um farol totalmente Full-LED. A grade dianteira ainda possui as Cab-Lights, com quatro pontos de iluminação laranja, dividida em três seções.

Ainda falando sobre a grade dianteira, a picape conceitual ainda possui um acabamento em plástico preto, que vai desde os faróis até a parte inferior da carroceria. Abaixo dos faróis, a picape ainda apresenta faróis de neblina nas extremidades, também com iluminação em LED. A parte central e inferior do para-choque dianteiro ainda tem um acabamento prateado com uma entrada de ar e ganchos para reboque escondidos nas extremidades. Em termos do capô, a picape tem linhas musculosas, mas o capô é mais baixo que as demais picapes.

De perfil, a picape tem proporções bem diferentes em relação às picapes atualmente em venda. Ela se destaca por vir com um capô relativamente compacto e que possivelmente ainda terá um frunk (porta-malas dianteiro, de 510 litros). A picape ainda tem uma enorme relação entre os eixos, além de vir com portas de desenho bem grande. Em termos de linhas, há um friso que nasce no para-lama dianteiro e que chega até a porta dianteira. A porta dianteira ainda traz o logotipo da RAM na parte inferior e as caixas de rodas tem desenho mais quadrado.



O desenho dos vidros é mais compacto, sendo mais alto. Os retrovisores são substituídos por câmeras e a picape não possui maçanetas. Elas abrem por meio de botões, sendo que o conceito ainda tem portas de aberturas contrárias na parte traseira, que se abre para trás, sem ter coluna B. A parte inferior da carroceria ainda tem um acabamento em preto brilhante, enquanto que nas saias laterais há um pequeno estribo integrado à carroceria, em tom prateado. A picape ainda possui um acabamento em preto brilhante que parece dividir a carroceria da caçamba, como em uma picape com chassi.

No entanto, o modelo elétrico parece ser desenvolvida a partir de uma plataforma modular da linha STLA. Há o que parece ser uma abertura, mas não se sabe se é uma estrutura em chassi ou uma entrada de ar. A parte superior da carroceria possui uma pintura em dois tons e o bocal de recarga das baterias aparece no para-lama dianteiro, no lado direito. As laterais da caçamba ainda tem um novo friso que percorre quase toda lateral da caçamba. As rodas tem um desenho aerodinâmico, com calotas com iluminação e fixas, de seis raios, com aro de 24 polegadas e pneus de 35 polegadas. Por fim, em sua traseira, a 1500 Revolution BEV Concept tem lanternas verticais e horizontais.

Elas são verticais nas extremidades, com iluminação em LED e se conecta horizontalmente ao invadir a tampa da caçamba, juntamente de um acabamento em preto brilhante. Ao centro, a tampa traz o logotipo da RAM iluminado e a tampa ainda possui uma abertura convencional, com a tampa toda, ou uma abertura em duas folhas, como acontece com a Fiat Toro. O para-choque traseiro não é muito proeminente, mas tem um acabamento em plástico preto e um outro acabamento prateado na parte inferior.



O teto da picape traz um para-brisa e um teto solar que formam um vidro só, enquanto ela ainda vem com um aerofólio, vazado, que ajuda na aerodinâmica, tendo um brake-light central. Outro ponto é que a marca norte-americana do carneiro adicionou o RAM Track, que é instalado ao longo da carroceria com pontos de ancoragem e carregamento flexível. No interior, a picape se destaca por vir com bancos traseiros rebatíveis e uma quinta porta que dá acesso a caçamba pode ser abaixada, permitindo carregar objetos compridos de até 5,50 metros de comprimento. A picape, grande deste tamanho, possui capacidade de levar quatro a seis ocupantes, cada um com bancos individuais.

Além disso, a RAM desenhou o painel da picape conceitual para ser um show à parte. O painel possui linhas bem modernas, com uma tela da central multimídia de 14,6 polegadas, juntamente de uma segunda tela de 14,6 polegadas, sendo que a tela inferior pode ser removida e usada como um tablete. Essa tela móvel permite que você controle as funções em sua casa, se a casa tiver funções inteligentes, que também pode ser combinada com sua tela irmã para criar uma enorme área de visualização vertical de 28 polegadas. Ela ainda possui câmeras com projetores que podem projetar informações em algum ambiente externo.

O painel ainda não tem um quadro de instrumentos, mas tem um Head-Up Display de realidade aumentada, além de um assistente virtual de voz que pode fazer a picape seguir você com o Shadow Mode, sem motorista. O recurso estará disponível se a picape vier com condução autônoma de Nível 4, usando as informações de sensores e câmeras para se guiar. O painel ainda tem linhas em LEDs horizontais e nas extremidades ela possui saídas de ar-condicionado. O volante tem um formato mais achatado, com comandos multifuncionais e em dois raios.



A picape possui as duas colunas A com telas que mostram o que as câmeras instaladas no lugar dos retrovisores mostram. Por fim, um console central traz uma série de funcionalidades e porta-objetos e porta-copos. Desenvolvida a partir da plataforma modular STLA Frame, ela possui capacidade de ter tração nas quatro rodas, vindo com dois motores elétricos, cada motor instalado em um eixo. A RAM confirma ainda uma configuração bimotora, suspensão a ar multi-altura, que permite três modos diferentes: entrada/saída, aero e off-road.

Há rodas traseiras esterçantes de até 15º. Desenvolvida a partir de uma plataforma moderna, ela vem com uma arquitetura eletrônica de 800V, que permite que ela possa ser carregada em estações de carga rápida de até 350kW. Com isso, ela consegue recuperar 161km em apenas 10 minutos plugada. Ela também é compatível com a conectividade de um robô, que automaticamente pluga o carregador na picape em estações de recarga que possuem essa função – ou nos domicílios e empresas.

A marca confirma que sua autonomia será de amplos 800km. Por conta da estrutura e do tamanho dos motores elétricos, a RAM confirmou que foi possível que seus projetistas deslocassem a cabine para frente e aumentassem em 10,2 centímetros em comparação com as picapes de combustão atuais.




Fotos: RAM / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok