Stellantis quer produzir motores híbridos no Brasil e pode resgatar motor 100% a etanol

Stellantis já trabalha em soluções híbridas para nosso mercado, desde motores híbridos-leve e até mesmo é cotado um motor híbrido movido exclusivamente a etanol



A Stellantis já trabalha no desenvolvimento de uma nova geração de motores para a América do Sul. Desde motores híbridos mais simples até motores híbridos mais sofisticados, como um motor híbrido movido apenas a etanol, possivelmente como um híbrido plug-in. E esses motores não tem nada de importados. O grupo ítalo-franco-americano quer produzir em nosso mercado. A informação foi confirmada pelo CEO da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa.

"Não vamos trazer kits [de componentes] importados da Ásia. Nosso foco é no desenvolvimento local. Vamos localizar tecnologias [elétricas] em combinação com o etanol", destaca Filosa ao Automotive Business. Desde 2022 começou a surgir as primeiras informações sobre o desenvolvimento de novos motores híbridos para nosso mercado, a fim de estar de acordo com o Proconve L8. A revista Quatro Rodas e o Autos Segredos confirmaram ainda que a Stellantis voltou a trabalhar no projeto de um híbrido movido a etanol.

Chamado de E4, ele era focado em alta eficiência energética na queima do combustível vegetal. Esse motor estava na prancheta quando o grupo estava trabalhando nos novos motores da linha Firefly, que traz T270 e T200. A revista confirmou que o novo motor será Turbo, com injeção direta de combustível e virá com melhorias termodinâmicas pensadas para queimar apenas etanol. Esse motor será o primeiro passo para reduzir as emissões de poluentes, podendo ser o motor híbrido menos agressivo ao meio ambiente.

Com um projeto chamado de BioElectro, a Stellantis quer eletrificar todas as suas marcas que produzem no país: Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e RAM. A aposta inicial deve ser o etanol como combustível principal para motores a combustão indo até um motor de células de combustível para gerar energia para motores elétricos, em um caso mais sofisticado. “Do plantio [da cana-de-açúcar] até o uso [como etanol], as emissões de CO2 de um carro a etanol são equivalentes às de um carro elétrico que roda na Europa. Podemos falar que o Brasil tem hoje, por equivalência, a maior frota elétrica do mundo.”, disse Filosa.



“Quando se fala em tecnologia, vamos localizar a tecnologia do etanol e componentes de eletrificação, da mais leve a mais pesada. Tudo com desenvolvimento local”, adiciona. Na Europa, a linha GSE (Firefly) já possui opções de motores híbridos que podem ser trazidos ao nosso mercado. Há três opções de motor. O primeiro deles é o 1.0 12v Firefly a gasolina que desenvolve 70cv de potência e 9,4kgfm, acoplado com o sistema BSG que não só religa o motor quando ele para mas também move nos primeiros quilômetros. Ele possui um câmbio manual de 6 marchas.

Com 5cv, o sistema 48V consegue mover o carro em velocidades de até 30km/h e usa bateria de 0,13kW. A hibridação suave permitiu reduzir o consumo em 29% e as emissões de CO2 em 24%. Outra opção é o 1.5 16v Turbo que desenvolve 132cv e 24,5kgfm de torque junto de um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas junto de um motor elétrico leve de 48V que desenvolve 20,2cv e 5,7kgfm de torque. O motor 1.5 usa ciclo Miller que tem taxa de compressão de 12,5:1, que a Stellantis disse que o motor foi “projetado para ser o melhor para uso híbrido”. O motor elétrico é acionado por correia e ajuda a economizar em até 15%.

A terceira opção já é oferecida aqui, com o 4xe do Jeep Compass. Este, alia o 1.3 Firefly Turbo com um motor elétrico no eixo traseiro, que sendo mais potente, entrega a potência combinada de 240cv junto a um câmbio automático de 6 marchas. Ele possui tração integral e-AWD sem conexão entre os dois motores. De acordo com a Jeep, ele conta com uma bateria no eixo traseiro, de 11,4kWh, que deve ser carregada apenas na tomada, usando o easyWallbox ou o Connected Wallbox mais avançado, ou de um ponto de cobrança público.



Enquanto o motor 1.3 desenvolve 180cv de potência e 27,6kgfm de torque, o motor elétrico entrega 60cv de potência e 25,5kgfm de torque, instalado no eixo traseiro. Aqui, o E4 (motor a etanol que foi descartado), seria uma variante do motor 1.3 16v GSE Firefly Turbo Flex, que desenvolve 185/180cv e 27,5kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas. Esse motor E4 desenvolveria, então, 185cv e 27,5kgfm rodando apenas com etanol. Este E4 voltou para o laboratório, podendo até mesmo ter uma variante do motor 1.0 T200. O objetivo é fazer com que ele seja o primeiro motor etanol eficiente, rendendo o mesmo que um motor a gasolina em termos de consumo.

“As primeiras tecnologias serão geradas em Betim (MG) até fim deste ano e lançadas oportunamente; não posso detalhar por conta do período de silêncio. Vamos atualizar as atuais. Envolve sinergias técnicas com fornecedores de negócios que saíram da Índia e vieram para o Brasil; sinergia fabril e de fornecedores para gerar mais escala e ainda as sinergias ocultas. Vamos aprofundar em motores, transmissões e plataformas”, disse Filosa para a revista Autoesporte, ou seja, teremos um motor híbrido apresentado ainda em 2023.

“Quando se fala em tecnologia, vamos localizar a tecnologia do etanol e componentes de eletrificação, da mais leve a mais pesada. Tudo com desenvolvimento local. Leva entre 18 e 24 meses para desenvolver um carro novo. […] As primeiras criações serão apresentadas no fim deste ano e os lançamentos virão nos próximos anos”, adicionou o executivo. Mais detalhes devem surgir nos próximos meses.



Fotos: Stellantis, Fiat e Jeep / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil