Suzuki trabalha em Jimny híbrido e uma opção 100% elétrica, que podem estrear em 2024

Suzuki já trabalha em um Jimny elétrico, que não deve demorar muito para ser apresentado; novidade pode chegar com a reestilização do pequeno jipe 



A Suzuki já trabalha em uma versão puramente elétrica do Jimny depois de apresentar a versão de quatro portas do modelo, durante o Salão do Automóvel de Nova Déli, na Índia (veja aqui). A nova opção de motor deve ser acompanhada de opções de motor híbrido-leve de 48V (MHEV). O modelo deve ser apresentado dentro de alguns anos, após a Suzuki apresentar um plano estratégico que antecipa o lançamento de nove modelos elétricos até 2030.

Claramente, o Jimny deve aparecer antes disso. O motivo é que o modelo das imagens se parece bastante com o modelo atual, o que nos faz pensar que uma reestilização já pode trazer uma versão elétrica. A previsão é que essas novidades devem ser apresentadas já em meados de 2024, quando a marca japonesa apresentar as mudanças de meia-vida da geração atual, destaca o Drive. A chegada das motorizações eletrificadas já são de alguns anos, pelo menos com o modelo híbrido.

Este, é esperado desde meados de 2021 e deve vir com o motor híbrido-leve de 48V (MHEV), que vai ajudar a Suzuki a fazer com que ele volte a ser vendido em alguns mercados, como a Europa. O motor em questão deve ser um 1.0 12v Turbo, que já existe com o Baleno e desenvolve 111cv de potência e 17,3kgfm vai fazer com que ele ganhe um câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT. Esse conjunto deve ser oferecido no Jimny de 3p e 5p, sendo uma opção interessante e mais acessível da marca.

No entanto, a principal estreia será com o modelo elétrico. Por ser compacto, não se espera que tenha muito espaço para uma bateria de grande porte. Sem nenhum elétrico em linha, recentemente a Suzuki apresento o conceito eVX Concept no mesmo Salão de Nova Déli. O SUV compacto terá uma tração 4x4 e uma bateria de 60kWh que vai oferecer uma autonomia de 550km. Não se sabe se será possível replicar essa receita no Jimny, de vir com dois motores elétricos, um em cada eixo.

Ao revelar o plano estratégico (veja aqui), a marca nipônica revelou a silhueta do carro e mostrava os faróis e a grade dianteira. Para representar o Jimny, o modelo aparece nas imagens com faróis circulares, mas com quatro pontos em LED. Um novo SUV subcompacto deve ser apresentado com versões a combustão, mas que ainda vão trazer uma inédita opção de motor elétrico, que vai permitir que esse novo modelo indiano seja vendido na Europa.



Fotos: Suzuki / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado