Volvo vai desenvolver uma inédita minivan de grande porte para a China, vazada em plano

Volvo confirma em plano estratégico que terá uma minivan de grande porte e elétrica na China, que deve ser baseada na mesma base da Zeekr 009



Vazou informações de um plano estratégico da Volvo para o mercado chinês. Por lá, a marca sueca vai trazer novidades como o EX90 e confirmou a venda de um EX90 Excellence, que deve ser uma versão topo de linha do SUV. Mas, o que mais chamou atenção, é o fato da marca estar interessada em desenvolver uma minivan de grande porte, que será elétrica. Isso porque, durante apresentação de slides da apresentação da empresa, foi confirmado uma ‘MPV’.

A informação foi confirmada por Qin Peiji, Presidente da Volvo Cars Greater China Sales Company. A novidade deve ser apresentada após o novo SUV compacto da marca, que ficará abaixo do XC40, o EX30. O mais curioso é justamente a ‘MPV’, segmento que a Volvo nunca se preocupou em estar presente. O que se sabe é que o modelo deve ser baseado sobre a mesma base da Zeekr 009, vindo com a plataforma modular SEA da Geely.

Na China, ela será vendida com baterias de 86kWh e 100kWh. A marca chinesa apresentou uma bateria de 140kWh, de lítio-níquel-manganês-cobalto, que também será oferecida pela marca e que oferece uma autonomia de impressionantes 822km, um número surpreendente para uma minivan deste porte e peso, de quase 3.000kg. A nova bateria Qilin é desenvolvida pela CATL, na plataforma modular SEA.

Na mecânica, a minivan vem com motor elétrico de 272cv no eixo traseiro ou pode vir com uma tração AWD com um motor igual no eixo traseiro, que faz a minivan desenvolver 544cv. Com esse motor ela acelera de 0 a 100km/h em 4,5 segundos e velocidade máxima de 190km/h. Ela pode ser vendida com baterias de 86kWh que oferece autonomia de 536km ou bateria de 116kWh e 732km de autonomia, no ciclo WLTP, com baterias Qilin, da CATL. Na minivan da Zeekr, a bateria menor pode recarregar de 10% a 80% em apenas 28 minutos em um carregador rápido.

Como ela possui a mesma base e possivelmente deva compartilhar alguns componentes, é quase certo que o modelo será fabricado na unidade 'Zeekr Intelligent Factory', em Ningbo, província de Zhejiang, na China. Em termos de design, a Volvo deve ter o EX90 como inspiração no design, com uma dianteira mais limpa, uma ampla área envidraçada nas laterais e uma traseira com lanternas divididas em dois andares, como antecipa as projeções do Theottle. Mais detalhes devem surgir dentro de alguns meses.



Foto: Car News China / reprodução

Projeções: Theottle / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok