Volkswagen não desistiu de querer ter uma picape que pode ter motor híbrido HEV ou PHEV

Volkswagen ainda não desistiu de desenvolver uma picape de porte intermediária ou média com motor híbrido ou elétrico, que é de interesse na América do Norte



A Volkswagen continua trabalhando no desenvolvimento de novas picapes para o mercado norte-americano, de acordo com o CEO do Volkswagen Group of America, Pablo Di Si, em entrevista. O executivo ainda disse que é do interesse dele de desenvolver uma picape para a Volkswagen, diferente do modelo que a Scout prepara, que será exclusivo. O namoro do desenvolvimento de uma picape para a Volkswagen nos EUA já é de longa data.

Apesar desse interesse da Volkswagen, dos executivos locais e dos concessionários, ainda não é certo que a matriz aceite o projeto. A proposta é de levar o projeto para a matriz no terceiro trimestre deste ano, entre julho a setembro, para análise. Se a picape for aprovada, ela será desenvolvida na América do Norte e ser exclusiva dos mercados de lá. Será um projeto como o Atlas, que, apesar de ter ganho um versão global chamada de Teramont, foi desenvolvido em grande parte nos Estados Unidos.

Para a picape da Volkswagen, a meta é que a marca use as plataformas atuais no portfólio da alemã, muito provavelmente sendo um modelo monobloco. E a empresa já apresentou dois conceitos de picapes monobloco na década passada, com a Tarok Concept (apresentada aqui no Salão de São Paulo de 2018) e a Atlas Tanoak Pickup Concept. Em entrevista ao Motor Authority, o Diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen na América do Norte, Andrew Savvas, disse que a próxima geração do Atlas pode ser eletrificada. Isso abre um sinal de que a picape seja compartilhada com o SUV.

Já Di Si observou que a novidade terá uma força híbrida (HEV) ou híbrida plug-in (PHEV), mas que nessa escolha, um modelo PHEV seria mais interessante. "Não é estrategicamente sensato ir em várias direções para os híbridos", disse Di Si. Com essa mecânica, a Volkswagen ainda faria o uso de baterias, o que já coloca os modelos nas normas de incentivos norte-americanos, válidos para elétricos e PHEVs. A última tentativa da Volkswagen para ter uma picape no segmento foi ano passado.

Na época, o CEO da VAG, Thomas Schäfer, disse que a única picape que chegaria nos EUA é a da Scout. “No momento, nosso foco na linha não inclui isso. No momento, temos uma escalação clara até a segunda metade desta década. Então, novamente, no mercado americano, se você não atua em determinados segmentos, precisa permanecer em uma determinada área de participação de mercado. Mas a questão [da nova plataforma Rugged SUV da VW] não é nossa prioridade no momento”, disse o executivo na época.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Toyota dá a entender que o Celica pode ressurgir como cupê esportivo criado pela GR