MINI confirma vinda do Cooper E e SE de nova geração ao Brasil com motor de até 218cv
MINI confirma lançamento da nova geração do Cooper elétrico nas versões E e SE no Brasil; hatch elétrico terá opções de motor de 184cv ou 218cv
A MINI confirmou um dos seus maiores lançamentos de 2024
ainda para este ano de 2024. Trata-se da nova geração do Cooper Electric,
apresentada ano passado na Europa. O pequeno hatch e clássico inglês virá da
China pela primeira vez e será lançado em duas versões, pela primeira vez.
Aqui, a marca inglesa confirmou a venda do Cooper nas versões E e SE. Aqui, o
novo Cooper Electric vai substituir o antigo Cooper S E, que ganhará uma
autonomia maior graças a uma bateria maior.
Mecanicamente, o novo Cooper terá motor elétrico de 184cv e
29,6kgfm, que faz ele acelerar de 0 a 100km/h em 7,2 segundos. Ele possui uma bateria
de 40,7kWh, com autonomia de 305km no ciclo WLTP e 246km no PBEV do InMetro. O S
Electric (SE) possui motor elétrico dianteiro de 218cv e 33,6kgfm, que acelera
de 0 a 100km/h em 6,7 segundos. Com bateria de 54,2kWh, a opção de bateria traz
autonomia de 402km, ciclo WLTP, ou 303km no PBEV. A versão SE possui uma
capacidade de recarga da bateria em estações DC de 95kW.
Já o Cooper Electric (E) possui capacidade de recarga DC de 75kW.
Em ambos os casos, a bateria recupera de 10% a 80% em 30 minutos, além de
contar com um WallBox de 11kW. Em termos de design, a nova geração manteve o
design clássico do Cooper, mas com linhas evolutivas. Ele se destaca por trazer
um desenho mais limpo, proporcionado por conta da mecânica elétrica. Ele possui
faróis redondos e com iluminação diurna (DRL) em LED circular, que ainda tem
duas barras horizontais também com iluminação DRL.
Entre essas duas barras estão os projetores, em LED do Cooper – chamado de Essential Trim. A dianteira ainda possui uma grade dianteira octogonal com contorno prateado (Vibrant Silver) e com uma barra central na cor da carroceria. A parte superior possui uma faixa em preto brilhante que, no lado direito, tem o logotipo S – presente, claro, apenas na versão SE. A entrada de ar inferior é a única funcional, com duas barras horizontais e várias barras verticais. A MINI ainda traz o logotipo da marca próximo ao capô e a parte inferior tem um acabamento em plástico preto.
O novo Cooper ainda possui dois vincos que partem da grade dianteira e são bem-marcados. De perfil, o novo Cooper mantém basicamente as linhas do modelo anterior. A receita de tentar mudar o design de carro que tem uma identidade visual tão forte é difícil e ele adere à filosofia de design Charismatic Simplicity. As linhas não têm muitos vincos, tendo um que nasce nos faróis e termina no para-lama dianteiro ainda. O hatch possui linhas arredondadas bem presentes no para-lama dianteiro. As portas têm maçanetas embutidas na carroceria e também serve de base para os retrovisores, que adicionam repetidores de setas.
A parte inferior da carroceria traz um vinco que é um dos mais marcantes de perfil. Em relação à antiga geração, o Cooper perde o acabamento do para-lama dianteiro. Os vidros têm um desenho de base inferior reta e ascendente, com um desenho que se conecta com o para-brisa e o vidro traseiro, mantendo o teto flutuante. A parte inferior da carroceria ainda possui um acabamento em plástico preto. As rodas variam de 16 a 18 polegadas, dependendo da versão. Na traseira, o novo Cooper possui aerofólio mais proeminente que ajuda na aerodinâmica e nas extremidades ele possui uma continuidade com um acabamento em preto brilhante.
O vidro traseiro continua com desenho mais reto. Um dos pontos mais diferentes dessa geração está na traseira, com lanternas com desenho triangular com iluminação em LED. Entre as lanternas, o Cooper possui uma faixa em preto brilhante que traz o nome Cooper ao centro e o logotipo ‘S’ no lado direito. Acima dessa régua, está o logotipo da MINI. Abaixo dela está o espaço para a placa. O para-choque traseiro tem linhas simples que, nas extremidades, tem refletores verticais e uma parte inferior em plástico preto com uma lanterna de ré central.
O teto ainda possui uma antena de teto estilo Shark e um teto solar panorâmico. Internamente, o Cooper traz um design que tenta prestar uma homenagem ao primeiro Cooper. Além disso, ele se destaca por trazer materiais têxteis pela primeira vez, com um processo de tricô especialmente desenvolvido feito a partir de poliéster reciclado. O consumidor ainda pode acabar escolhendo por diferentes cores para as superfícies têxteis e assentos, dependendo do design dos acabamentos. Esse acabamento está presente praticamente em toda a parte superior do painel, enquanto o volante é circular e tem um novo desenho.
Com linhas mais modernas, o novo Cooper possui o novo logotipo da marca ao centro, trazendo ainda um volante de três raios e com controles multifuncionais. O destaque do painel é uma nova central multimídia de 9,4 polegadas, a primeira central multimídia do mundo a vir com um desenho circular, com tecnologia OLED, totalmente configurável. Ela possui conectividade com internet 5G, assim como possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, com software Android Open Source Project (AOSP). A nova geração não possui quadro de instrumentos, mas traz um Head-Up Display (HUD).
A central traz o sistema operacional MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente com toque ou controle de voz. A área superior contém informações relevantes relacionadas ao veículo, como velocidade e status da bateria. Quando o indicador de velocidade é pressionado, aparece um display grande e impressionante com velocímetro em tela cheia que coloca um foco claro na direção. No menu inicial, os outros widgets são exibidos em miniatura à esquerda e à direita da função do menu atual. Eles podem ser exibidos e selecionados deslizando horizontalmente para o centro. Preços devem ficar entre R$ 210.000 a R$ 300.000.
Fotos: MINI / divulgação
Comentários
Postar um comentário