InMetro muda padrão de medir autonomia de elétricos no Brasil e reduz alcance em 30%
InMetro ceifa autonomia dos carros elétricos no Brasil em 30%, movimento único no mundo, a fim de ‘oferecer uma autonomia mais próxima da realidade’ O InMetro acaba de tomar uma medida um tanto quanto curiosa. A entidade passa a reduzir, em média, 30% da autonomia dos carros elétricos no nosso mercado. O movimento é um tanto quanto inédito, no mundo todo. E não é porque nós sempre tenhamos que replicar o que vem de fora, mas a medida parece não fazer muito sentido. Isso porque as montadoras já testam a autonomia dos carros a bateria em condições normais de uso e não rodando a 30km/h. Com isso, temos carros com autonomias que variam de 250km a quase 700km, o que é ótimo. Mas, agora, o InMetro destaca que passará a usar o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), em favor do WLTP. O problema do PBEV é que ele reduz em 30% uma autonomia que já é uma média de autonomia de uso. Por exemplo, o Volvo XC40 P6, que tinha uma autonomia de 420km, agora tem 231km no PBEV. O mesmo vale ...