Sono consegue 20.000 unidades vendidas na fila de espera pela minivan compacta Sion

Sono Motors confirma que já possui uma fila de espera que chega a 20.000 unidades da Sion; minivan usa tecnologia de energia solar e painéis fotovoltaicos



A Sono confirmou que alcançou a importante marca de 20.000 unidades na fila de espera pela minivan Sion. Apresentada recentemente, o modelo começa a ser produzido no segundo semestre de 2023 e será produzida na unidade da Valmet Automotive, que montará na fábrica na Finlândia. Cada unidade precisava ser reservada com um sinal de 2.000 euros, ou seja, a Sono já angariou 40 milhões de euros.

A minivan traz linhas retas ajudam a presença de 456 meias-células solares que estão espalhadas por toda a carroceria, no teto, capô, portas dianteiras e traseiras, tampa do porta-malas, para-lamas dianteiro e traseiro. A minivan usa uma bateria de 54kWh que oferece uma autonomia de 305km, mas a energia grada pelo sol aumenta a autonomia entre 112km a 245km por semana.

De acordo com a Sion, o carro precisa ser carregado até quatro vezes menos que um carro elétrico convencional. A Sono ainda confirma que o modelo poderá ser carregado em estações de recarga rápida de até 75kW ou em um Wallbox de 11kW. A minivan ainda vai poder recarregar dispositivos eletrônicos, residências ou outros elétricos com potência de até 11kW, por conta do seu carregamento bidirecional, chamado de Vehicle To Load (V2L).

A Sono não revelou detalhes do motor da Sion, mas o protótipo vinha com um motor elétrico que entregava 163cv e 27,5kgfm. Em sete anos, a Sono quer produzir cerca de 257 mil unidades da minivan. Na Europa, os preços são cotados para começarem a partir de 25.126 euros. De acordo com a Sono, ela será testada na América do Norte e na Europa, antes de começar a ser produzida em série.

É um longo processo de testes em condições extremas, além de testes padrões de homologação, testes de colisão, testes em diferentes climas, otimização da tecnologia solar, proteção, dinâmica de direção e outros.



Fotos: Sono / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toyota Yaris Sedan de nova geração não está no novo ciclo de investimentos para o Brasil

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Hyundai Mobis lança dois novos acessórios para o trio formado por HB20, HB20S e Creta

Até 2030, 60% das vendas da Stellantis devem ser de híbridos e com modelos de volume

BMW lança uma nova versão para o X4 no Brasil, a xDrive20i M Sport, por R$ 440.950

Jeep apresenta novos acessórios desenvolvidos pela Mopar para trio de veículos no Brasil

Huawei e Dongfeng revelam teaser do seu primeiro SUV da nova marca, chamada Yijing

Toyota comemorou o aniversário de 11 anos de operação da fábrica de Sorocaba (SP)

Ford convoca um recall que envolve a Ranger e Ranger Raptor, por sistema antiesmagamento

Fiat Fiorino ganha reestilização depois de oito anos e chega em versão única, por R$ 99.990