Executivo da VAG confirma que Seat segue como está até meados de 2029. Mas e depois?

Futuro da Seat está confirmada até 2029 e marca espanhola pode ganhar um futuro diferente para abrir caminho para a Cupra dentro da VAG



A Volkswagen AG (VAG) parece ter planos para a Seat no futuro. No momento, a marca permanece como está até meados de 2028 ou 2029. As informações foram reveladas pelo CEO da VAG, Thomas Schäfer, a marca espanhola ainda precisa ter um futuro definido. Tanto é que a Seat é a única marca generalista do grupo que ainda não possui nenhum automóvel elétrico para chamar de seu, enquanto marcas como Volkswagen e Skoda, entre as mais generalistas, já contam com seus elétricos.

“Não estamos matando a Seat. Cupra é o futuro da Seat. Cupra é a reinvenção da Seat daqui para frente. Cupra se moverá muito mais rápido para a eletrificação. Ainda estamos trabalhando em um plano para a Seat. É bom até 2028 ou 2029. É uma marca de entrada para clientes jovens. Realmente joga para a Europa, particularmente Espanha, Reino Unido e Áustria.”, disse Schäfer ao Autocar. Uma das soluções seria transformar a Seat em uma marca de mobilidade.

Isso seria algo como a Mobilize é para a Renault, por exemplo. Recentemente a Seat apresentou um conceito do Minimó Concept, que é basicamente um concorrente para o Mobilize Duo. No entanto, tudo isso não passa de estudos iniciais e que podem ser abortados até antes do fim da década. Se for abortado, a VAG terá que fazer um rápido processo de eletrificação e modernização nos carros da marca espanhola, uma vez que elétricos não existem em linha ainda – principalmente depois do fim de linha do Mii Electric, primo do Volkswagen up!.

Atualmente, o máximo de eletrificação que a marca possui está com um trio de modelos híbridos plug-in (PHEV): Leon, Leon Sportstourer e Tarraco. Com a crise dos semicondutores, a VAG ainda ceifou as vendas da Seat ao dar preferência para Volkswagen e Seat terem seus modelos com produção sem problemas. Isso fez a marca espanhola ter uma queda de 45% nas vendas em alguns mercados europeus no período.

O problema atual da Seat é estar espremida entre a Skoda e Volkswagen. Sempre se teve a sensação de que a Skoda era a marca de maior custo/benefício do grupo, enquanto a Volkswagen era a mais global e a Seat oferecia um design mais esportivo e sensual. Com a expansão da Cupra, a Seat ficou um tanto quanto esquecida no mercado. A conferir os próximos passos.



Fotos: Seat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Toyota Yaris Sedan de nova geração não está no novo ciclo de investimentos para o Brasil

Hyundai Mobis lança dois novos acessórios para o trio formado por HB20, HB20S e Creta

Até 2030, 60% das vendas da Stellantis devem ser de híbridos e com modelos de volume

BMW lança uma nova versão para o X4 no Brasil, a xDrive20i M Sport, por R$ 440.950

Jeep apresenta novos acessórios desenvolvidos pela Mopar para trio de veículos no Brasil

Huawei e Dongfeng revelam teaser do seu primeiro SUV da nova marca, chamada Yijing

Ford convoca um recall que envolve a Ranger e Ranger Raptor, por sistema antiesmagamento

Toyota comemorou o aniversário de 11 anos de operação da fábrica de Sorocaba (SP)

Volvo revela mais um teaser do EX60 e confirma integração com a IA do Google, o Gemini