Renault Group e Airbus fecham parceria para desenvolver estudos sobre a eletrificação

Renault Group e Airbus firmam parceria para o desenvolvimento de estudos sobre eletrificação associadas a sistemas de baterias de última geração



A Renault Group e a Airbus confirmaram uma parceria inédita para o desenvolvimento de estudos sobre a eletrificação e a melhoria de baterias aeroespacial e automotivas. O acordo de pesquisa e desenvolvimento entre as duas empresas visa aumentar a transversatilidade dos seus produtos. A parceria ainda ajudará a Airbus a desenvolver aeronaves híbridas-elétricas, onde a empresa tem planos de apresentar detalhes dentro de alguns meses.

As equipes de engenharia das duas empresas ainda vão unir forças para amadurecer tecnologias relacionadas com armazenamento de energia em baterias. O acordo de cooperação abrangerá principalmente os pilares tecnológicos relacionados à otimização do gerenciamento de energia e à melhoria do peso da bateria, e procurará os melhores caminhos para passar das químicas celulares atuais (íon de lítio avançado) para todos os projetos de estado sólido que possam dobrar a densidade de energia de baterias no período de 2030.

Outro ponto dos estudos das marcas é que ambas querem estudar o ciclo de vida completo das futuras baterias, desde a produção até a reciclagem. Esse ciclo de vida também será levado em conta a industrialização desses futuros projetos de bateria, avaliando sua pegada de carbono em todo o seu ciclo de vida. A cooperação da Airbus e do Grupo Renault em eletrificação desempenhará um papel importante na mudança do cenário do transporte, contribuindo com sucesso para a ambição de emissões líquidas zero até 2050, tanto no setor automotivo quanto no setor de aviação.

“Pela primeira vez, dois líderes europeus de diferentes setores estão compartilhando conhecimentos de engenharia para moldar o futuro das aeronaves hidrelétricas. A aviação é um campo extremamente exigente em termos de segurança e consumo de energia, assim como a indústria automobilística. No Grupo Renault, nossos 10 anos de experiência na cadeia de valor de veículos elétricos nos fornecem alguns dos mais fortes feedbacks do campo e experiência no desempenho de sistemas de gerenciamento de bateria. Impulsionados pela mesma ambição de inovar e reduzir a pegada de carbono, nossas equipes de engenharia estão trocando com as da Airbus para convergir tecnologias transversais que permitirão operar aeronaves híbridas e desenvolver os veículos de amanhã”, disse Gilles Le Borgne, EVP de Engenharia da Renault Group.

“Esta parceria entre setores com o Grupo Renault nos ajudará a amadurecer a próxima geração de baterias como parte do roteiro de eletrificação da Airbus. Alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050 é um desafio único que requer cooperação entre setores, começando hoje. Reunir a experiência do Grupo Renault em veículos elétricos com nosso próprio histórico em demonstradores de voo elétricos nos permitirá acelerar o desenvolvimento das tecnologias disruptivas necessárias para futuras arquiteturas de aeronaves híbridas na década de 2030 e além. Também promoverá o surgimento de padrões técnicos e regulatórios comuns em apoio às soluções de mobilidade limpa necessárias para atingir nossas metas climáticas”, disse Sabine Klauke, Diretora Técnica da Airbus. 



Fotos: Renault Group e Airbus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Toyota Yaris Sedan de nova geração não está no novo ciclo de investimentos para o Brasil

Hyundai Mobis lança dois novos acessórios para o trio formado por HB20, HB20S e Creta

Até 2030, 60% das vendas da Stellantis devem ser de híbridos e com modelos de volume

BMW lança uma nova versão para o X4 no Brasil, a xDrive20i M Sport, por R$ 440.950

Jeep apresenta novos acessórios desenvolvidos pela Mopar para trio de veículos no Brasil

Huawei e Dongfeng revelam teaser do seu primeiro SUV da nova marca, chamada Yijing

Ford convoca um recall que envolve a Ranger e Ranger Raptor, por sistema antiesmagamento

Toyota comemorou o aniversário de 11 anos de operação da fábrica de Sorocaba (SP)

Fiat Fiorino ganha reestilização depois de oito anos e chega em versão única, por R$ 99.990