Renault-Nissan-Mitsubishi detalha parte do seu plano estratégico para a Europa para breve

Renault-Nissan-Mitsubishi confirma lançamentos na Europa com um novo plano estratégico e investimento em novidades com a plataforma modular CMF-EV



Após divulgar o prolongamento da parceria entre as empresas, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi confirmam detalhes de plano estratégico na Europa. Por lá, as marcas vão desenvolver novos produtos. O grupo confirmou que a Renault vai continuar trabalhando em melhorias para a dupla de compactos Clio e Captur, que ainda vão gerar as novas gerações de compactos da Mitsubishi, com Colt e ASX, respectivamente. Os modelos japoneses serão rebadges da dupla francesa.

Em meados de 2026, o grupo ainda confirmou que vai lançar uma linha de modelos comerciais leves na Europa, chamados de FlexEVan, usando uma tecnologia Veículo Definido por Software, sendo compartilhado com a Nissan. Com isso, as vans de Renault e Nissan vão trabalhar em conjunto, enquanto a Mitsubishi pode não receber essa atenção de comerciais leves. As gamas das marcas da Nissan Group e Renault Group vão colaborar para o desenvolvimento de uma nova geração de elétricos do segmento C.

Compartilhando tecnologias com a aliança, as duas empresas vão trabalhar em uma nova plataforma modular com arquitetura eletrônica de 800V, que recarrega mais rápido que a plataforma CMF-EV, de 400V. De acordo com a aliança, essas iniciativas vão “fortalecer compromissos anteriores, incluindo os planos para o futuro veículo elétrico compacto da Nissan (segmento B) baseado na plataforma CMF-BEV, que será produzido na planta ElectriCity do Renault Group na França, a partir de 2026.”, disse a aliança.

A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi confirmou ainda que vai trabalhar na distribuição, serviços de pós-venda, infraestrutura de recarga e baterias. As empresas ainda terão elétricos nesta década e confirmaram que vão trabalhar ainda no fim do ciclo de vida útil das baterias, com a reciclagem das mesmas. De acordo com o novo plano estratégico, as empresas confirmaram que vão trabalhar em torno de oportunidades comuns na rede de distribuição para apoiar, aumentar a rentabilidade e reduzir os custos das concessionárias.

Em mercados-chave da Europa, as três marcas vão aumentar sua quantidade de concessionárias, além de trabalhar no desenvolvimento de estratégias comuns para seminovos, serviços de pós-venda e financiamento. Ainda tratando de concessionários, a Europa vai receber infraestrutura para elétricos, como pontos de recarga. As três devem ganhar apoio da Mobilize Financial Services na Europa, que é o braço da Renault. Em caso de economia circular, Renault Group e Nissan ainda destacam que querem cooperar com empresas de reciclagens de resíduos de produção, fomentando a sua neutralidade em carbono. 

Até meados de 2026, a Europa vai receber novidades como a nova geração do Nissan Micra (conhecido por nós como March), que será puramente elétrico, sendo primo do Renault 5. Os modelos serão desenvolvidos em conjunto na unidade ElectriCity, na França. Os dois modelos terão 80% em peças comuns, o que vai reduzir os custos em 40%, com plataforma CMF B-EV. Luca de Meo, CEO da Renault, ainda confirmou que “um dos mercados mais importantes do mundo”, indicando que a Ásia também receberá atenção, apesar de não ter recebido detalhes sobre os planos para lá. 



Fotos: Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi /divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toyota Yaris Sedan de nova geração não está no novo ciclo de investimentos para o Brasil

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Hyundai Mobis lança dois novos acessórios para o trio formado por HB20, HB20S e Creta

Até 2030, 60% das vendas da Stellantis devem ser de híbridos e com modelos de volume

Jeep apresenta novos acessórios desenvolvidos pela Mopar para trio de veículos no Brasil

BMW lança uma nova versão para o X4 no Brasil, a xDrive20i M Sport, por R$ 440.950

Huawei e Dongfeng revelam teaser do seu primeiro SUV da nova marca, chamada Yijing

Ford convoca um recall que envolve a Ranger e Ranger Raptor, por sistema antiesmagamento

Toyota comemorou o aniversário de 11 anos de operação da fábrica de Sorocaba (SP)

Fiat Fiorino ganha reestilização depois de oito anos e chega em versão única, por R$ 99.990