GM e Samsung SDI devem trabalhar em conjunto para desenvolver baterias cilíndricas

General Motors e Samsung SDI vão desenvolver baterias cilíndricas para as baterias Ultium, que vão substituir o método atual de construção das baterias de bolsa



A General Motors GM) e a Samsung SDI vão desenvolver um novo formato de baterias Ultium para os carros elétricos do grupo norte-americano. De acordo com as primeiras informações, ambas vão trabalhar em baterias de células cilíndricas, que vão substituir as baterias em bolsas atuais. A parceria com a Samsung se dá depois da LG Energy Solution se recusar a ajudar no desenvolvimento deste tipo de bateria, além de ter recusado erguer uma quarta fábrica de baterias nos EUA.

Mesmo assim, as duas empresas vão manter as três unidades fabris que tem em conjunto nos EUA, enquanto uma quarta fábrica pode ser erguida com a Samsung. De acordo com informações da Agência Reuters e o GM Authority, a LG teria desistido do projeto por conta dos altos custos de desenvolvimento de uma nova bateria cilíndrica. Informações ainda dão conta que a GM poderá abandonar no futuro esse tipo de bateria em pequenos pacotes de bolsa em favor das baterias cilíndricas, uma vez que a LG é uma das poucas marcas do mundo a produzir esse tipo de bateria.

Para a chegada de baterias cilíndricas, a GM ainda terá que revisar as plataformas BEV3 e BT1, entendendo se essas plataformas conseguem ser adaptadas com esse tipo de bateria. Mas, o próprio grupo já tinha confirma que as novas plataformas tem fácil adaptação quanto ao uso de baterias, sendo “um dos pontos fortes da plataforma da GM é a capacidade de usar células de bateria tipo bolsa, prismáticas e cilíndricas”, disse a CEO da GM, Mary Barra em entrevistas recentes. A quarta fábrica de baterias pode ser instalada em Michigan, nos Estados Unidos.

Essa nova unidade, se for construída em parceria com a Samsung SDI, terá uma capacidade produtiva de 30GWh a 50GWh ao ano, podendo baterias de 100kWh. Pelo o que a Samsung já desenvolveu de baterias cilíndricas, a sul-coreana possui baterias 1865 e 2170, com capacidade tipo 46xx (um diâmetro padrão de 46 milímetros). Há alguns meses, Stellantis e Samsung SDI vão construir uma fábrica em conjunto, produzindo células e módulos de baterias. Será erguida uma unidade em Kokomo, Indiana, nos EUA.



Fotos: GM / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toyota Yaris Sedan de nova geração não está no novo ciclo de investimentos para o Brasil

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Hyundai Mobis lança dois novos acessórios para o trio formado por HB20, HB20S e Creta

Até 2030, 60% das vendas da Stellantis devem ser de híbridos e com modelos de volume

Jeep apresenta novos acessórios desenvolvidos pela Mopar para trio de veículos no Brasil

BMW lança uma nova versão para o X4 no Brasil, a xDrive20i M Sport, por R$ 440.950

Huawei e Dongfeng revelam teaser do seu primeiro SUV da nova marca, chamada Yijing

Ford convoca um recall que envolve a Ranger e Ranger Raptor, por sistema antiesmagamento

Toyota comemorou o aniversário de 11 anos de operação da fábrica de Sorocaba (SP)

Fiat Fiorino ganha reestilização depois de oito anos e chega em versão única, por R$ 99.990