BMW revela as primeiras imagens teaser do iX reestilizado, que estreia em meados de 2025
BMW revela as primeiras imagens teaser das unidades protótipo de pré-produção da reestilização do iX, que será uma das novidades da marca alemã para o ano de 2025
A BMW revelou as primeiras imagens das unidades protótipo de
pré-produção do novo iX, que apareceu na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, mais
precisamente em Spartanburg, onde possui uma fábrica. O SUV de grande porte e
elétrico será uma das apostas da marca alemã para o ano de 2025 e as primeiras
imagens mostram novidades que são visíveis, além, claro, de outras que não
podem ser vistas ainda. Entre elas, o interior, que não foi antecipado, e nem
as mudanças mecânicas, que certamente terá evoluções, e nem de equipamentos.
A princípio, o que pode ser visto é a mudança do layout dos
faróis. Eles não mudam de formato, mas vão ganhar uma nova distribuição interna
com novas luzes diurnas (DRL) em LED e novos projetores. As luzes DRL agora
aparecem em pares verticais e a grade dianteira parece manter o mesmo formato,
com um desenho comprido e mais fino – que deu tendência a outros produtos da
marca. O para-choque dianteiro deve mudar, seja com uma nova entrada de ar nas
extremidades laterais, como uma nova entrada de ar inferior.
Apesar de não mudar de formato, a grade dianteira será revisada para trazer mais aerodinâmica. De perfil, as novidades ficarão limitadas pelas novas rodas de liga leve que vão variar de acordo com cada versão. Já a traseira pode receber novidades como um para-choque traseiro levemente redesenhado. Isso porque as lanternas se mantêm exatamente as mesmas, enquanto a tampa do porta-malas também não deve trazer alterações. De acordo com informações do BMW Blog, o novo iX contará com alterações no interior bem pontuais, ao mesmo estilo do exterior. Os bancos devem ganhar apoios mais firmes e maiores.
Nos bancos, o encosto também será redesenhado para melhorar o conforto dos ocupantes. Em termos mecânicos, a marca alemã confirmou apenas que ele será equipado com inversores no motor elétrico atualizados, melhorando a eficiência em 4%. A resistência ao rodar também será reduzida graças a novos pneus A+, que não apenas aumentam a eficiência, mas contribuem para um rodar silencioso. Os rolamentos do motor elétrico serão alterados, sendo que eles possuem a função de suportar o eixo e o rotor do motor elétrico, facilitando a transmissão de potência do SUV.
Com um ganho declarado em 10% em relação ao modelo anterior, é de se esperar que a autonomia possa ser igualmente 10% maior. Se isso acontecer, as versões equipadas com uma bateria de 100,0kWh e que oferecia uma autonomia de 630km no ciclo WLTP, passará a oferecer 693km de autonomia. O que pode mudar também é a arquitetura elétrica de recarga, hoje em 200kW. Hoje, o elétrico pode ser carregado de 10% a 80% em apenas 40 minutos e em 10 minutos garante autonomia de 120km. Mecanicamente, o iX é equipado com dois motores elétricos, sendo a dianteira com um de 258cv e 29,6kgfm e o eixo traseiro tem outro motor de 272cv e 34,7kgfm.
Juntos eles desenvolvem 326cv de potência e 64,2kgfm de torque, na versão xDrive40. Essa versão acelera de 0 a 100km/h em 6,1 segundos. A bateria é de 76,6kWh, com autonomia de 425km. Há ainda a versão xDrive50, que traz dois motores elétricos (no mesmo esquema da xDrive40e, mas com 258cv na dianteira e 29,6kgfm e o traseiro tem 313cv e 40,8kgfm) que entregam juntos 523cv e torque de 78kgfm, que acelera de 0 a 100km/h em 4,6 segundos. Em todos os casos, a velocidade máxima é de 200km/h. Nessa versão topo de linha, ele possui bateria de 111,5kWh que oferece autonomia de 630km. Por fim, o M60 usa bateria de 105,2kWh.
Ele traz motor traseiro de 489cv e o motor dianteiro de 258cv, que juntos entregam 619cv. A autonomia de 566km, no ciclo WLTP. Na gama de versões, rumores dão conta que o iX reestilizado terá as versões xDrive40, xDrive60 e M70. As duas últimas são novidades que entram nos lugares deixados pelas versões xDrive50 e M60, possivelmente trazendo novidades mecânicas como diferenciais.
Fotos: BMW / divulgação





















Comentários
Postar um comentário