Fiat inicia a pré-produção do 500 Hybrid na Itália, confirma motor e revela primeiros teaser

Depois e ter sido lançado apenas como elétrico, Fiat confirma desenvolvimento de um 500 Hybrid de segunda geração que será lançado em novembro



A Fiat percebeu que foi um erro lançar a nova geração do 500 apenas como um modelo elétrico, com o 500e. Agora, a italiana prepara a chegada de uma versão híbrida para o modelo que enfim deve trazer o bom volume de vendas que ele sempre teve. Com o fim de linha da geração anterior, a marca se prepara para abraçar um volume de vendas bem maior com a atual geração e o seu motor Hybrid, que está em desenvolvimento e tem previsão de lançamento, na Europa, em novembro deste ano.

A italiana divulgou as primeiras imagens do modelo híbrido saindo da linha de produção de Mirafiori, em Turim, na Itália, para testes. A produção vai começar no último trimestre de 2025, com previsão em novembro, com uma meta de produzir 100.000 unidades do híbrido ao ano – um volume de vendas bem maior que o elétrico. De acordo com o comunicado divulgado pela Fiat, o “início desta fase marca um momento crucial no processo de industrialização do modelo, cuja produção está prevista para o final do ano. A meta é novembro”.

A chegada do 500 Hybrid também é uma esperança para a fábrica de Mirafiori, que viu sua produção cair drasticamente desde o fim de linha do 500 anterior, que era vendido apenas com motores híbridos-leve de 48V (MHEV). “O 500 Hybrid oferece eletrificação acessível e estilo icônico, demonstrando que a relevância social está no cerne da missão da marca. Com o 500 Hybrid, estamos fortalecendo a produção em Mirafiori para garantir a produtividade da fábrica e atender à demanda. Nossas raízes estão na Itália e não é por acaso que os dois Fiats mais icônicos são produzidos aqui: o Panda, em Pomigliano, e o 500, em Mirafiori.”, disse Olivier Francois, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis.



Atualmente, cerca de 70% da produção em Mirafiori é exportada para outros países além da Itália e a marca sabe que o modelo é um dos principais produtos que vendem o ‘Made in Italy’ e mantém o legado do nome 500 – que se tornou um produto de imagem da italiana. O motor escolhido ainda não foi definido, mas muito provavelmente pode ser o mesmo do 500 Hybrid anterior. Se isso acontecer, espere pelo 1.0 6v Firefly a gasolina que desenvolve 70cv e 9,4kgfm junto de uma bateria de 12V e 11Ah e um câmbio manual de 6 marchas.

Na geração anterior, esse motor conseguia uma redução de 30% nas emissões de CO2 em comparação com o antigo 1.2 Fire. O motor elétrico funciona como um motor de partida, gerador e também auxilia nas arrancadas, ou seja, o híbrido-leve (MHEV) é o primeiro passo de uma eletrificação. A proposta é ser uma alternativa simples e acessível que tenha um preço competitivo. A versão híbrida do 500 começou a ser cotada no ano passado, quando o Automotive News e o Corriere Torino começaram a revelar os planos da Stellantis para a fábrica de Mirafiori. Agora, parece que finalmente o 500 pode ganhar volume.

Em termos de design, as imagens teaser divulgadas pela Fiat não revelam muita coisa em relação ao modelo elétrico, mas tudo indica que existirão novidades. A começar pela dianteira, que deve receber um novo para-choque dianteiro, possivelmente com uma entrada de ar maior para refrigerar o motor a combustão. De perfil, apenas novas rodas podem compor o conjunto. Na traseira, além de um logotipo que identifica a versão, nada muda também. Nem mesmo por dentro são esperadas novidades, além do câmbio manual de 6 marchas instalado no console central. 






Fotos: Fiat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Foton lança Aumark por R$77.900!

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!