Jeep Renegade e Volkswagen Taigun são testados em mais uma bateria do LatinNCAP

Jeep Renegade alcança uma estrela no LatinNCAP e Volkswagen Taigun (o T-Cross indiano vendido no México) alcança as cinco estrelas em nova bateria



O LatinNCAP divulgou os dados de mais uma bateria de testes na América Latina com Jeep Renegade e Volkswagen Taigun – este sendo o T-Cross produzido na Índia e que é vendido no México. De acordo com os resultados dos testes, o Jeep Renegade produzido em Goiana (PE) alcançou apenas uma estrela na proteção e o Volkswagen Taigun alcançou cinco estrelas, gabaritando o teste. De acordo com o LatinNCAP, o Jeep Renegade testado foi adquirido no Panamá e é produzido no Brasil. O modelo testado é equipado com dois airbags e controle de estabilidade (ESC) de série.

O SUV compacto alcançou 48,71% de proteção para ocupantes adultos, 66,71% de proteção para ocupantes infantis, 45,32% de proteção para pedestres e 55,81% de proteção dos sistemas de assistência de segurança, o que resultou em apenas uma estrela. Os testes com o Jeep foram realizados com impactos frontal, lateral, efeito chicote (dos bancos), proteção de pedestres, assistente de velocidade e de ESC. De acordo com o LatinNCAP, o impacto frontal fez com que a criança dummy de 18 meses de idade entrasse em contato com o banco dianteiro, resultando em perda de pontos.

O impacto lateral com o Renegade mostra que o SUV compacto possui boa proteção corporal, mas com proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de airbags laterais no modelo escolhido para testes. O impacto lateral no poste não foi realizado porque os airbags de cortina e os airbags laterais são opcionais para este modelo. As tecnologias AEB e ADAS são oferecidas também como opcionais no modelo, que não atendem os requisitos mínimos do LatinNCAP para os testes e pontuação. A fabricante do veículo recusou a avaliação voluntária em favor da realização de mais testes de colisão em equipamentos de segurança opcionais para demonstrar seu desempenho aos consumidores.

O LatinNCAP ainda confirmou que a versão mais básica do Renegade também traz poucos recursos de segurança, essenciais para uma boa pontuação. O órgão aconselhou a Stellantis a adicionar equipamentos do pacote ADAS. O LatinNCAP ainda confirmou que observa que a Stellantis ainda usa as cinco estrelas que o Renegade recebeu no teste de 2015, quando ele foi testado sob as normas de testes de 2013 a 2015. O LatinNCAP permite que as montadoras possam veicular os resultados dos testes até como uma forma de marketing, mas só permite que os resultados sejam publicizados por quatro anos, o que a Stellantis não cumpriu e ainda em 2023 publica os resultados de testes de 2015.



Isso acontece porque, com as atuais regras do LatinNCAP, o Renegade não alcançou as cinco estrelas do teste. O LatinNCAP ainda publicou os resultados na íntegra do teste. No impacto frontal, o LatinNCAP destacou que “o Renegade demonstrou proteção adequada a boa para adultos. A estrutura e o espaço para os pés foram classificados como estáveis. O impacto lateral demonstrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão. O impacto lateral em poste não foi realizado porque o veículo não oferece proteção lateral padrão para a cabeça”, disse.

“A proteção contra chicotadas foi boa. O ocupante infantil demonstrou proteção quase completa para a criança de 3 anos e proteção limitada para a de 1,5 ano, explicada pelo contato da cabeça com o banco dianteiro. O sistema CRS obteve pontuação máxima. A proteção para pedestres demonstrou proteção ruim para a perna, adequada a boa para a coxa e proteção fraca a ruim para a cabeça em algumas áreas do capô, enquanto o centro demonstrou proteção boa a adequada. O ESC teve um bom desempenho e atingiu velocidades máximas de 85km/h e 70km/h nos testes ADAC e de consumidor, respectivamente”, adiciona.

“O SBR é padrão apenas para a primeira fileira. As tecnologias AEB e ADAS são equipamentos opcionais, mas não atendem aos requisitos mínimos do Latin NCAP para avaliação e pontuação”, finaliza ao falar sobre o SUV da Jeep. No caso do Taigun, o LatinNCAP confirmou que o SUV compacto da Volkswagen atingiu cinco estrelas. Nos resultados, o modelo produzido na Índia oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série. O Volkswagen alcançou 92,47% de proteção para ocupantes adultos, 91,84% na proteção de crianças, 55,14% na proteção de pedestres e 83,28% em sistemas de assistência de segurança.

De acordo com os resultados, o SUV ao ser testado no impacto frontal, lateral, lateral em poste, chicotada cervical, proteção de pedestres, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) urbana e de alta velocidade, assistente de velocidade e ESC. O LatinNCAP confirmou que cerca de 60% das vendas do Taigun na América Latina são com versões equipadas com AEB, que aumenta a proteção de pedestres e evita acidentes. “No impacto frontal, o Taigun demonstrou proteção de marginal a boa para adultos. A estrutura e o espaço para os pés foram classificados como estáveis”, disse o LatinNCAP no seu relatório.



“O impacto lateral demonstrou boa proteção; o impacto lateral em poste demonstrou proteção marginal para o tórax e boa proteção para a cabeça e outras regiões do corpo. A proteção contra chicotadas foi boa. O ocupante infantil demonstrou proteção total nos testes dinâmicos e uma pontuação total para a instalação de sistemas de retenção para crianças. A proteção para pedestres demonstrou proteção adequada a boa para a cabeça na maioria das áreas, com algumas áreas de proteção ruim; as pernas apresentaram boa proteção e as coxas apresentaram proteção fraca”, adiciona o resumo do relatório.

“O veículo oferece frenagem autônoma de emergência para usuários vulneráveis ​​da via, o que pode aumentar a proteção de pedestres. O Latin NCAP incentiva a Volkswagen a cumprir os requisitos de equipamento e testar seu desempenho em breve. O veículo oferece SBR de série nos bancos dianteiros e traseiros. Também oferece assistência de limitador de velocidade de série. O Taigun não oferece LSS e RED. Os sistemas AEB urbano e de alta velocidade tiveram bom desempenho e atendem aos requisitos de disponibilidade do LatinNCAP. O ESC padrão teve um bom desempenho, atingindo velocidades máximas de 85km/h e 75km/h nos testes ADAC e de consumidor, respectivamente”, finaliza esse relatório.

“A Volkswagen demonstra mais uma vez seu compromisso com veículos mais seguros na região, alcançando confortavelmente cinco estrelas. A Stellantis decepciona mais uma vez e fica atrás de seus concorrentes em termos de resultados e equipamentos de segurança de série. A comunicação enganosa da Stellantis com os consumidores na América Latina e no Caribe também é decepcionante. O LatinNCAP insta a Stellantis a mudar essa abordagem, aprimorar os equipamentos básicos de segurança veicular e oferecê-los voluntariamente para testes do LatinNCAP, a fim de demonstrar seu desempenho aos consumidores”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do LatinNCAP.



“Resultados recentes de modelos Stellantis como Fiat Strada, Peugeot 208 e Fiat Argo/Cronos, além do Renegade, demonstram a fraca estratégia da fabricante em relação a veículos mais seguros na região, o que é inaceitável. Este caso demonstra mais uma vez a necessidade de uma rotulagem de segurança veicular padronizada que inclua a classificação por estrelas do LatinNCAP”, adicionou Furas. “É lamentável que a Stellantis esteja enganando os consumidores da região ao utilizar um resultado do Latin NCAP que simplesmente não pode ser aplicado ao modelo Jeep Renegade recentemente testado”, disse Stephan Brodziak, Presidente do Comitê Diretor do LatinNCAP.

“A marca deveria, pelo menos, corrigir essa situação imediatamente e se voluntariar para avaliar quaisquer melhorias de segurança para este modelo. Considerando que o corpo humano é igualmente vulnerável a uma colisão em qualquer lugar do mundo, instamos veementemente a abandonar as práticas perniciosas de publicidade enganosa e padrões duplos em segurança veicular, e a respeitar os consumidores em toda a região, fornecendo o mesmo nível mínimo de proteção em todos os mercados onde vende o Jeep Renegade. Em contraste com o modelo anterior, a Volkswagen é reconhecida pela consistência na segurança veicular com a qual equipou o Taigun em sua atualização mais recente; a marca manteve um nível de proteção excepcional”, adicionou Brodziak.

Os testes podem ser visualizados logo abaixo, tanto do Jeep Renegade como do Volkswagen Taigun.  




Vídeos




Fotos: LatinNCAP / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Foton lança Aumark por R$77.900!

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!