Jetta pode desenvolver seus elétricos com a nova plataforma modular da Leapmotor

Jetta, marca de baixo custo da Volkswagen na China, confirma interesse em comprar a plataforma modular da Leapmotor, de acordo com site chinês



A Jetta, marca de baixo custo que a Volkswagen possui na China, parece estar interessada em uma plataforma modular desenvolvida pela Leapmotor. A base usada pela marca chinesa é moderna, possui uma arquitetura elétrica de 800V e vem despertando atenção de algumas empresas, principalmente depois que a Leapmotor confirmou que seu desejo também é monetizar com a venda das suas tecnologias. A Jetta é uma marca que nasceu a partir da joint-venture entre a FAW e a Volkswagen e atua numa faixa de preços abaixo de todos as demais marcas da VW.

De acordo com uma fonte ao site chinês CLS, e do Eastmoney, via Car News China, a FAW-VW deve comprar a plataforma da Leapmotor para o desenvolvimento de novos produtos para a marca. A nova plataforma em questão é chamada de Four Leaf Clover e apresenta uma capacidade de computação que está integrada, capaz de controlar todas as funções inteligentes como a direção autônoma ou funções de cockpit inteligente, de acordo com o CEO da Leapmotor, Zhu Jiangming. Ao apresentar a nova plataforma, o executivo confirmou a agência de notícias Reuters que existiam duas empresas interessadas na tecnologia da marca, o que tudo leva a crer que uma delas seja a Jetta.

Vale destacar que a Volkswagen tem expandido suas parcerias na China para além das suas joint-ventures. Por lá, a marca alemã já fechou uma parceria com a XPeng e a Audi fechou uma parceria com a SAIC. Quando apresentada pela Leapmotor, foi confirmado que a nova plataforma modular combina um único ‘System-on-Chip’ (SoC) e uma única Microcontroller Unit (MCU) para criar uma unidade central de supercomputação. Ao mesmo tempo, a empresa confirmou que a nova base possui três configurações diferentes: Standard, Mid-Range e High-End, e cada uma delas possui um nível de tecnologia.

Outra tecnologia da plataforma Four-Leaf Clover que desperta o interesse da Volkswagen é que ela adota uma plataforma já possui uma arquitetura de supercomputação central que permite atualizações remotas Over-The-Air (OTA). Isso já foi alcançado pela Volkswagen com a sua plataforma MEB, mas com problemas com a divisão Cariad. As atualizações OTA permitem que a base passe sempre por atualizações e se mantenha moderna mesmo com o tempo. Atualmente a Jetta conta com os modelos VA3, VS5 e VS7 em linha na China e deve renovar os modelos atuais ou expandir a linha.

Ao que tudo indica, a Volkswagen quer relançar a Jetta na China com foco em lançar produtos eletrificados acessíveis. Isso acontece justamente após as vendas da Jetta não atingir o que a Volkswagen Group esperava na China, apesar da proposta mais acessível. 



Fotos: Leapmotor / divulgação | Jetta / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toyota Yaris Sedan de nova geração não está no novo ciclo de investimentos para o Brasil

Hyundai Mobis lança dois novos acessórios para o trio formado por HB20, HB20S e Creta

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Até 2030, 60% das vendas da Stellantis devem ser de híbridos e com modelos de volume

Huawei e Dongfeng revelam teaser do seu primeiro SUV da nova marca, chamada Yijing

Toyota comemorou o aniversário de 11 anos de operação da fábrica de Sorocaba (SP)

Jeep apresenta novos acessórios desenvolvidos pela Mopar para trio de veículos no Brasil

Fiat Fiorino ganha reestilização depois de oito anos e chega em versão única, por R$ 99.990

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Toyota Yaris Cross já está em testes no Brasil e seu lançamento ocorre até 1º trimestre de 2025