BMW revela mais um teaser do iX3 antes da sua estreia e confirma autonomia de 800km
BMW revela novas imagens teaser do iX3 e confirma que SUV vai oferecer uma autonomia de 800km, com um carregamento rápido de 400kW
A BMW apresentou as novas imagens teaser da nova geração do
iX3 antes da sua estreia. O modelo será lançado em breve como o primeiro
elétrico da marca a ser feito a partir da plataforma modular Neue Klasse. O iX3
vai ser diferente do X3 e vai trazer uma autonomia em torno dos 800km – algo muito
bom para um modelo elétrico. Com previsão de ser lançado no final deste ano, o
iX3 será produzido em Debrecen, na Hungria. O modelo das imagens é o protótipo
mais próximo do modelo de produção.
Os testes finais foram realizados no Centro de Testes da BMW
em Miramas, no sul da França. Previsto para ser revelado no Salão do Automóvel
de Munique, na Alemanha, em meados de setembro. "Maior alcance,
carregamento mais rápido, um display e conceito operacional completamente novos
e a inteligência de quatro supercérebros são as marcas registradas da Neue
Klasse. Com o próximo BMW iX3 – o primeiro modelo da nova geração de carros – estamos
introduzindo atualizações tecnológicas fundamentais com o objetivo claro de
elevar o prazer de dirigir típico da BMW a um nível completamente novo",
afirma Mike Reichelt, Chefe da Neue Klasse BMW.
"Com o novo BMW iX3, estamos trazendo nossas tecnologias inovadoras para a produção em série pela primeira vez, e mal podemos esperar para vê-las em ação na estrada. Todos os futuros modelos BMW, independentemente do tipo de transmissão, se beneficiarão das inovações e dos conjuntos tecnológicos da Neue Klasse.", adicionou Reichelt. A BMW confirmou que a nova geração do iX3 vai trazer o BMW Panoramic iDrive que proporcionam um novo padrão de ambiente no interior. O elétrico será equipado com um novo sistema totalmente elétrico de sexta geração chamado de Gen6, que vai definir padrões de desempenho e eficiência.
Com a versão 50 xDrive, a marca confirmou que o SUV será capaz de oferecer uma autonomia de 800km no ciclo WLTP, 900km no ciclo CLTC (chinês) e 644km no rigoroso EPA dos Estados Unidos. Quando for lançado no Brasil, a autonomia do novo iX3 deve ser muito parecida com esse ciclo EPA dos EUA, mas aqui é feito pelo InMetro com o ciclo PBEV. Além de oferecer uma ampla autonomia, o novo iX3 vai contar com a capacidade de recuperar 350km de autonomia em 10 minutos plugado em estações de recarga rápida.
O SUV elétrico usará o controle do computador Heart of Joy e o software BMW Dynamic Performance Control levam o potencial dinâmico dos motores elétricos a um nível novo e mais alto. De acordo com o comunicado, o sistema BMW Panoramic iDrive se destaca pelas informações relevantes de direção na linha de visão ideal do motorista, maximizando a eficiência ergonômico e a segurança. O padrão vai trazer quatro elementos, são eles: BMW Panoramic Vision, Head-Up Display 3D, Visor Central com tecnologia de retroiluminação matricial e Volante Multifuncional Shy-Tech.
Sobre o BMW Panoramic Vision, a marca confirmou que todas as informações são projetadas em uma superfície preta impressa no para-brisa, de um pilar A ao outro. Já o Head-Up Display 3D será vendido como opcional, mas ele projeta informações para navegação e direção automatizada no campo de visão direto do motorista, acima da tela BMW Panoramic Vision. O visor central com tecnologia de retroiluminação é um visor de design livre que está em uma posição ergonomicamente ideal e próxima do volante e o volante multifuncional Shy-Tech traz botões que acendem quando as funções estão disponíveis.
Ele possui uma estrutura elevada e o feedback tátil ativo permite uma operação intuitiva sem que o motorista precise tirar os olhos da estrada. O BMW Panoramic iDrive usa muito do sistema operacional BMW X e traz uma ampla personalização, suporte, inteligência ao motorista e amplas atualizações de software. O lema da BMW é o "mãos no volante, olhos na estrada" é redefinido com uma combinação equilibrada de controles físicos e funções digitais. O BMW Panoramic iDrive garante uma operação intuitiva e fácil de usar em todos os segmentos de veículos e com todos os conceitos de motorização.
O novo iX3 ainda vai trazer um novo conceito de bateria de alta tensão de sexta geração Gen6 com tecnologia eDrive que é totalmente nova e se une ao portfólio revisado de sistemas de propulsão elétrica. A bateria oferece uma nova solução para todos os novos produtos desenvolvidos a partir da plataforma modular Neue Klasse, como i3, que será lançado depois do iX3. A bateria traz um componente central de alta tensão com uma célula de bateria cilíndrica BMW, que possui densidade de energia 20% maior do que as células prismáticas utilizadas até o momento. As novas células são integradas diretamente à bateria de alta tensão e desempenha um papel importante nos Neue Klasse.
A marca ainda confirmou que a bateria que faz parte da Gen6 permite ser carregada em estações de recarga de até 400kW. Com isso, ele consegue ser carregado por 10 minutos nesta estação e recuperar 350km no ciclo WLTP. As baterias de nova geração ainda vão permitir que os usuários monitorem o desempenho da carga e a curva em tempo real por meio do aplicativo My BMW. O elétrico terá uma arquitetura elétrica de 800V e ainda pode ser carregado em estações de 400V e o SUV vai oferecer uma autonomia de 800km de uma autonomia que ainda não teve tamanho divulgado.
A alemã destaca em seu comunicado que o SUV vai ter uma aba de carregamento na central multimídia que detecta quando o motorista pretende parar para carregar o SUV e abre automaticamente o bocal de recarga. Falando sobre recarga, o iX3 vai trazer tecnologias como Vehicle-to-Load (V2L), Vehicle-to-Home (V2H) e Vehicle-to-Grid (V2G). No sistema V2L, ele consegue fornecer até 3,7kW de energia e fornece energia para um ou mais consumidores. Ele ainda terá capacidade de carregamento bidirecional que transforma o iX3 em uma unidade de armazenamento de energia residencial. O sistema V2H ajuda a reduzir os custos e o V2G estabelece novos padrões para a integração de veículos no mercado de energia.
Para recarga do SUV, ele pode ser plugado em estações de recarga do tipo WallBox de até 19,2kW. Outra tecnologia que ele será equipado é o Heart of Joy que eleva a dinâmica de direção a um novo patamar. O sistema conta com o software BMW Dynamic Performance Control e o Heart of Joy é fundamental para as subfunções do trem de força, freios, recuperação e direção. Ele processa informações dez vezes mais rápido do que os sistemas anteriores e, portanto, responde mais diretamente do que nunca aos desejos do motorista.
O SUV ainda precisa de menos intervenções necessárias e traz uma estabilidade direcional mais precisa e estável. Ele desenvolve características de curva consistentes e reproduzíveis, podendo ser dirigido intuitivamente. As funções de propulsão e frenagem também trabalham em conjunto para desacelerar o veículo. A frenagem regenerativa pode ser usada em toda a faixa de velocidade até a parada. De fato, em 98% dos casos, o veículo pode ser parado sem acionar os freios de fricção — sem ruídos ou solavancos. Outra novidade já confirmada no iX3 é o computador de alto desempenho e inteligente chamado de Automated Driving Superbrain.
O novo sistema será capaz de integrar a nova geração de um pacote ADAS. "Sempre inteligente, simbiótico e seguro", disse a marca sobre a sua nova filosofia de segurança. O sistema atua baseado em regras com um novo sistema baseado em inteligência artificial (IA) e combina todas as funções do cliente para direção automatizada e tem uma velocidade de processamento 20 vezes mais rápida do que o sistema anterior. As novas funções de direção e estacionamento automatizados são baseadas em tecnologia de ponta como sensores, software, processadores e comunicações móveis.
De série, ele será equipado com itens como Alerta de Saída de Faixa, Alerta de Prioridade na Estrada, Saída Segura e Visão Assistida. Eles usam radares laterais para monitorar o tráfego ao lado do carro enquanto parado e alerta o motorista sobre a aproximação de objetos. O SUV também vai contar com um novo Vision Panoramic e um novo Head-Up Display 3D. Já o Highway Assist vai trazer mudança automática de faixa e pode auxiliar o motorista desde a entrada até a saída de uma rodovia, permitindo que o motorista tire as mãos do volante por longos períodos.
O assistente permanece ativo mesmo durante mudanças automatizadas de faixa ao longo de uma rota de navegação ativa. O sistema Highway and City Assist auxilia o motorista em situações complexas de direção em áreas urbanas, por exemplo, em curvas fechadas ou rotatórias. O iX3 também vai trazer sistema que freia automaticamente no sinal vermelho e recua ou emite um sinal sonoro quando o sinal fica verde. O mesmo ainda possui assistência simbiótica ao motorista que permite perfeita interação entre a tecnologia e o motorista em termos de funções de conforto e segurança, além de criar uma transição perfeita entre direção cooperativa e a frenagem cooperativa.
Com este recurso, o motorista pode influenciar o sistema a qualquer momento sem que o assistente seja desligado, girando o volante ou aplicando levemente os freios para ajustar as respostas do sistema. As funções de estacionamento podem ser ativadas intuitivamente e oferecem uma seleção de serviços de assistência ao estacionamento baseada em IA, reconhecimento de vagas, planejamento de manobras e uma experiência de estacionamento aprimorada. Funções de monitoramento expandidas ajudam o motorista a evitar danos ao veículo durante o estacionamento. As inovações da Neue Klasse são baseadas em IA, inteligentes e compatíveis com atualizações.
Graças à nova arquitetura eletrônica e de software com quatro supercérebros (computadores de alto desempenho), o novo BMW iX3 agora é visivelmente mais inteligente em situações cotidianas – por exemplo, com sistemas avançados de assistência ao motorista e o aprimorado BMW Intelligent Personal Assistant. Graças à potente BMW Cloud, a nova arquitetura eletrônica e de software da nova geração de veículos está pronta para inúmeras funções inteligentes, das quais os clientes podem se beneficiar por meio de atualizações remotas após o lançamento no mercado. Muitos pedidos de patentes registrados pela BMW nos últimos anos surgiram como parte do desenvolvimento de tecnologias para a Neue Klasse.
Um dos exemplos é a tecnologia de projeção do BMW Panoramic Vision, nas funções de controle inovadoras do Heart of Joy, no sistema de gerenciamento de bateria e contato de célula da bateria de alta tensão, no novo motor elétrico e no novo sistema de veículo elétrico de zona. Mais detalhes devem ser revelados em breve.
Fotos: BMW / divulgação




































Comentários
Postar um comentário