Primeiro elétrico da Lincoln segue congelado; planos previam um SUV de três filas de bancos

Lincoln desenvolve o seu primeiro produto elétrico para os próximos anos; primeiro modelo seria um utilitário esportivo com três filas de bancos, mas ele foi congelado



A Lincoln, marca premium da Ford, segue trabalhando no desenvolvimento do seu primeiro veículo elétrico (BEV). A marca, que não possui nenhum elétrico na linha até o momento, deve apresentar dentro de alguns anos com um utilitário esportivo familiar. O desenvolvimento do modelo elétrico chegou a ser pausado e foi retomado posteriormente, com o avanço do projeto que vai se arrastar para os próximos anos. Em meados de 2020, a marca revelou que estava trabalhando em um modelo elétrico inspirado nos carros da Rivian.

Na época, a Lincoln falava que o elétrico ofereceria "desempenho sem esforço", além de "tecnologia conectada e intuitiva". A pandemia, no entanto, congelou o projeto. Segundo o site Automotive News, o primeiro elétrico da Lincoln será um utilitário esportivo de porte grande com três filas de bancos que aparece depois de 2025. Ele será produzido na fábrica de Oakville Assembly, no Canadá, tendo um porte semelhante com o Aviator a combustão – que deve continuar em linha. Muito provavelmente, a novidade seja inspirada pelo Star Concept, revelado em 2022 como um SUV de linhas futurísticas no Salão do Automóvel de Nova Iorque daquele ano.

Na época, a marca premium confirmou seus planos de, até meados de 2030, se tornar uma marca de veículos eletrificados, híbridos e elétricos. Os novos produtos nasceriam a partir de novas plataformas e baterias desenvolvidas pela Ford. Na época, a Lincoln confirmou que o modelo tinha um motor elétrico e tinha um plano de apresentar três elétricos até 2025 e quatro modelos até 2026, mas, como eles foram adiados, esse planejamento foi adiado. A marca trabalhava com a ideia de desenvolver um SUV de 4,60 e outro de 4,85 metros de comprimento.

De acordo com o site Automotive News, a nova Presidente da Lincoln, Dianne Craig, recuou dos compromissos de eletrificação assumidos pela liderança anterior da marca, indicando que estes novos utilitários esportivos estão em stand-by. Enquanto isso, a marca deve tratar de lidar com a sua linha atual, seja com reestilizações ou com a chegada de novas gerações dos modelos existentes. Entre essas mudanças, estão Corsair, Nautilus e Navigator, que vão receber mudanças de meia-vida e novas gerações – possivelmente ganhando motores híbridos como primeiro passo da eletrificação.



Fotos: Lincoln / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Toyota Yaris Sedan de nova geração não está no novo ciclo de investimentos para o Brasil

Hyundai Mobis lança dois novos acessórios para o trio formado por HB20, HB20S e Creta

Até 2030, 60% das vendas da Stellantis devem ser de híbridos e com modelos de volume

BMW lança uma nova versão para o X4 no Brasil, a xDrive20i M Sport, por R$ 440.950

Jeep apresenta novos acessórios desenvolvidos pela Mopar para trio de veículos no Brasil

Huawei e Dongfeng revelam teaser do seu primeiro SUV da nova marca, chamada Yijing

Ford convoca um recall que envolve a Ranger e Ranger Raptor, por sistema antiesmagamento

Toyota comemorou o aniversário de 11 anos de operação da fábrica de Sorocaba (SP)

Volvo revela mais um teaser do EX60 e confirma integração com a IA do Google, o Gemini