Neta confirma chegada ao Brasil com três produtos: Aya, X e GT; fábrica pode surgir depois

Durante evento em São Paulo (SP), Neta confirmou a chegada ao Brasil com os modelos Aya, X e GT, todos elétricos; fábrica pode surgir no futuro



A Neta, marca do Hozon Group, confirmou a sua chegada no Brasil com o trio de veículos Aya, X e GT. Os três modelos começam a ser vendidos no país em breve e miram no mesmo sucesso que marcas como Chery, BYD e GWM vem alcançando em nosso mercado nos últimos meses. A empresa chegará ao nosso mercado como uma filial da empresa, sem chegar por importação independente. O nome Neta vem de uma lenda chinesa que representa o menino que nunca desiste dos seus sonhos e a marca possui sonho em ser grande... fora da China.

Com um mercado forte e em expansão, onde a concorrência é cruel, a Neta espera encontrar em novos mercados um respiro. A marca confirmou a expansão com a chegada a países do Sudeste Asiático, Oriente Médio e América Latina. Inclusive, inaugurou uma fábrica na Tailândia como uma forma de expandir sua presença no sudeste asiático. Focando em produtos elétricos (BEV) e elétricos com extensor de autonomia (EREV), a empresa conta com uma linha de modelos como Aya, S, X, L e GT. Focando em condução e conectividade, a marca quer focar em produtos modernos.

A Neta confirmou a chegada dos três primeiros produtos e comentou sobre uma possível fábrica, que pode ser definida somente no futuro. Assim como acontece na Tailândia, a marca pode erguer uma fábrica no país com a produção ainda no regime CKD – Completely Knocked Down. “O mercado brasileiro é muito importante para o mercado de carros elétricos. Portanto, terá um centro de distribuição de peça e oficinas especializadas por aqui”, disse o Presidente da Neta Auto e Vice-Presidente Executivo do Departamento de Negócios Internacionais, Sr. Wilson Sun, em entrevista para a revista Auto Esporte.

Enquanto o possível anúncio de uma fábrica não acontece (algo que só será definido no pós-2026), a Neta vai trabalhar na reestruturação da sua rede de concessionárias no Brasil e pós-venda, inclusive com a inauguração de um estoque de peças. Os concessionários devem ser nomeados nos próximos meses e as vendas começam em breve. “A manutenção e uso dos carros elétricos é mais simples e fácil e vamos lançar carros inteligentes e de tecnologia mais avançadas no Brasil. A Hozon é uma empresa de veículos de ‘New Energy’ no segmento automotivo com 9.000 funcionários e 3.000 pessoas dedicadas ao Desenvolvimento & Pesquisa”, adicionou Sun.



Fora da China, a Neta possui 130 concessionárias e quer chegar a 500 concessionárias nos países onde atua, inclusive alguns pontos de vendas no Brasil. “A maioria dos produtos que temos hoje são globais, desenvolvidos em suas matrizes e feitos para vários países tem o custo dividido entre os países. Porém estes carros são cada vez mais eletrificados e não devemos ficar para trás pois as marcas têm metas elevadas de eletrificação”, disse Henrique Sampaio, Diretor de Marketing e Produto da Neta, em entrevista para a Revista Carro. A marca confirmou que vai ter sua sede em um escritório em São Paulo (SP).

“Nossa meta para este ano é atingir mais de quinhentos pontos de venda em cinquenta países. E o mercado brasileiro é muito importante para nós. O preço de energia no Brasil é favorável à produção de veículos elétricos aqui.”, adicionou Sampaio. Aqui, o Aya deve ser um concorrente para o BYD Dolphin Mini. O SUV subcompacto possui um motor elétrico dianteiro síncrono magnético permanente de 95cv e 15,3kgfm de torque junto de uma bateria da CATL de 40,7kWh e de fosfato de ferro-lítio. De acordo com a marca, no ciclo WLTC ele possui autonomia de 338km e 401km no ciclo CLTC.

Desenvolvido a partir da plataforma modular HPC 3.0 do V, o Aya possui 4,070 metros de comprimento, 2,420 metros entre os eixos, 1,690 metro de largura e 1,540 metro de altura. O porta-malas possui uma capacidade de 335 litros, que podem ser expandidos para 588 litros com a segunda fileira de bancos rebatida. Outro modelo da marca é o SUV médio elétrico X, feito sobre a plataforma modular mais moderna, chamada de HEPT4.0. O X possui 4,619 metros de comprimento, 2,770 metros entre os eixos, 1,860 metro de largura e 1,628 metro de altura.



O SUV ainda possui um porta-malas com capacidade de 428 litros e que pode chegar aos 1.308 litros com a segunda fila rebatida ou 508 litros que podem ser expandidos para 1.388 litros com a segunda fila de bancos rebatidas, dependendo da bateria. Elétrico, ele possui um motor elétrico no eixo dianteiro de 163cv e torque de 21,4kgfm, com câmbio automático de marcha única. Com tração dianteira, ele acelera de 0 a 100km/h em 9,5 segundos e alcança a velocidade máxima de 150km/h, limitado eletronicamente. O Neta X é equipado com duas opções de bateria, sendo a primeira com 53,3kWh (51,8kWh úteis) capaz de oferecer uma autonomia de 401km no ciclo CLTC ou 323km no ciclo WLTP.

A segunda opção traz bateria de 64,1kWh (62,0kWh úteis) junto com o mesmo motor elétrico. Maior, essa bateria oferece uma autonomia de 501km no ciclo CLTC ou 410km no ciclo WLTP. Lançado em 2022, o sedã S é um dos produtos mais modernos, junto com o GT. O sedã possui 4,800 metros de comprimento, 2,900 metros entre os eixos, 2,000 metros de largura e 1,400 metro de altura. Concorrente de Tesla Model 3, ele é desenvolvido a partir da plataforma HozonEPT4.0 e possui uma bateria que traz uma autonomia de 710km no motor elétrico ou uma autonomia de 1.100km com a opção de motor elétrico com extensor de autonomia.

Por fim, existe o GT. O cupê 2+2 esportivo da marca possui duas opções de motor elétrico, sendo o primeiro com tração RWD, traseira, e o segundo tem uma tração AWD, integral. O primeiro tem um motor elétrico de 231cv e 31,6kgfm, que acelera de 0 a 100km/h em 6,7 segundos. A tração integral terá um motor duplo, um para cada eixo. São 462cv e 63,2kgfm, que acelera de 0 a 100km/h em 3,7 segundos e máxima de 190km/h. Com uma bateria de 64,28kWh, o esportivo oferece uma autonomia de 560km ou uma bateria de 74,48kWh com 660km. As versões AWD trazem a bateria de 78kWh e autonomia de 580km. Os veículos da marca já rodam em homologação, como pode ser visto abaixo. Mais detalhes surgem em breve.



Flagra



Fotos: Neta / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Foton lança Aumark por R$77.900!

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!