Lamborghini confirma elétrico para 2028 e será um modelo 2+2; será um sedã ou crossover?

Executivos da Lamborghini confirmam que primeiro elétrico da marca será um modelo 2+2, e ressurge ideia de um sedã hiperesportivo de quatro portas



Enquanto a Lamborghini se prepara para uma rápida hibritização dos seus carros, a marca também já trabalha no processo de eletrificação com os elétricos. A italiana já tinha confirmado que seu primeiro BEV aparece em 2028 e ele não será um cupê. O modelo em questão será um grantourer e confirmou que o carro será um modelo mais acessível no dia a dia, ainda sendo um Lamborghini e será um 2+2.

As informações foram confirmadas em entrevista ao Auto Express. O CEO da marca, Stephan Winkelmann, disse que o novo modelo não substituirá ninguém na linha da marca e será um quarto modelo agregador. Segundo Winkelmann, o “quarto modelo que será mais utilizável no dia a dia. Isso significa um carro 2+2 de duas portas com mais distância ao solo.”. Isso abre chances para o modelo ser um sedã ou até mesmo um novo crossover.

O executivo ainda confirmou que esse novo produto será desenvolvido a partir da plataforma modular SSP. Ele disse que “sinergias do Grupo Volkswagen como já tivemos com o Urus”, são viáveis de acontecer com o novo elétrico. “Alguns de nossos principais pilares do ponto de vista da tecnologia estão se encaixando perfeitamente no mundo elétrico. Se falarmos sobre a integração da função de fibra de carbono, integração da bateria como parte estrutural - isso é algo que permite muito mais graus de liberdade da perspectiva do design no sentido da aerodinâmica.”, destacou Rouven Mohr, Diretor Técnico da marca.

Um dos problemas dos elétricos ainda será o peso, o que será crucial para um carro onde o desempenho é crucial. Mohr destacou que existem algumas saídas: “Temos algumas ideias interessantes para compensar isso… por exemplo, em relação à dinâmica de direção, o controle, a derrapagem, o comportamento de direção em geral. Uma abordagem de 360 ​​graus que combina todos os sistemas ativos para permitir o controle de velocidade da roda, [o que é] impossível com um motor de combustão padrão. Não estou preocupado que alguém reclame!”, destaca.

A marca ainda não parece ter tomado uma decisão sobre os combustíveis sintéticos e essa decisão só aparece em meados do pós-2025, quando toda a linha já for híbrida. “Não precisamos decidir agora – ainda temos algum tempo. Depois de 2025 [quando toda a gama estiver eletrificada], precisamos tomar uma decisão então. Estamos em contato com nossos colegas da Porsche porque no Grupo [Volkswagen] eles são os líderes nisso”. A Lamborghini ainda entende que combustíveis sintéticos serão caros e usados por uma parcela muito pequena. “Mas para um carro esportivo, aplicações de corrida, também para parcialmente a frota de carros que já está no mercado - por que não?”, acrescentou e finalizou Mohr.



Fotos: Lamborghini / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado