Cupra pode estar desenvolvendo um sedã esportivo e elétrico, que pode surgir até 2025

Cupra desenvolve um sedã elétrico que deve ser apresentado em 2024; novidade será produzida na China e pode ser batizado de Alborán



A Cupra segue o desenvolvimento de uma nova linha de produtos eletrificados, que vão nascer entre modelos híbridos e elétricos. Dentro do cronograma da marca espanhola, a Cupra vai lançar o sedã entre o final de 2024 e o início de 2025. O modelo será o primeiro sedã da marca e pode ser baseado no Volkswagen ID.7. O modelo inédito marcará a estreia da marca no segmento de três volumes.

A novidade será produzida na unidade de Anhui, na China, de onde ele será enviado para todo o mundo. O nome do sedã é bem cotado que seja Alborán será um concorrente de sedãs como Hyundai Ioniq 6, BMW i4 e Tesla Model 3. Com cerca de 5 metros de comprimento, ele será desenvolvido a partir da plataforma modular MEB+ e vai compartilhar, muito provavelmente, a mesma nova mecânica que o ID.7 vai estrear, com uma nova linha de motores elétricos.

Em termos de bateria, o sedã pode contar com uma bateria de 82kWh que vai oferecer uma autonomia em torno dos 620km no ciclo WLTP, assim como uma bateria maior, na casa dos 100kWh, poderá oferecer uma autonomia igual ou superior a 700km. Uma opção mais acessível também pode estar na oferta, com uma bateria de 58kWh e cerca de 500km de autonomia. De acordo com o Foro Coches Electricos, a novidade deve ter uma mecânica de tração traseira ou nas quatro rodas.

A potência deve variar entre 280cv a cerca de 400cv. Vindo com baterias de 82kWh, o sedã vai poder recuperar cerca de 80% da bateria em 30 minutos, por poder conectar com estações de até 175kW. Com baterias de 90kWh a 100kWh (ainda em desenvolvimento), ele poderá ser plugado em estações de 200kW.

Em termos de design, é possível que o sedã seja baseado no design do Tavascan Concept, com uma pegada mais agressiva, com design intimidador. No caso do SUV, ele vinha com uma dianteira com faróis pequenos e estreitos, com destaque para a iluminação diurna em LED que liga com o friso dianteiro que leva a inscrição do nome da marca. Há ainda uma enorme “boca” que faz o papel da grade dianteira, que não é necessária para carros elétricos. Nesse espaço, ele parece contar com um spoiler que traz o logotipo da Cupra, numa espécie de spoiler duplo.

As colunas A possuem desenho reto e teto tem tudo para ter caimento suave a partir da coluna B. A coluna C pode suavemente caída e leva a traseira linhas volumosas, com lanternas em LEDs com um feixe duplo de luz com o logotipo da Cupra fazendo parte do mesmo. O para-choque traseiro pode reproduzir o mesmo desenho do para-choque traseiro, marcado por vincos. 



Projeção: @avarvarii / reprodução

Foto: VAG / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano