É RAM Rampage o nome da picape monobloco rival da Ford Maverick, que estreia em julho

RAM prepara seu maior lançamento no mercado brasileiro para 2023, a picape intermediária; modelo será feito em Goiana (PE) e pode ser batizada de Rampage



A RAM prepara o lançamento do seu primeiro produto nacional em nosso mercado. Trata-se de uma picape intermediária, com base monobloco, que aproveitará muito dos últimos lançamentos da Stellantis produzidos em Goiana (PE), como o Jeep Commander. O modelo deve ser apresentado no início do segundo semestre de 2023 (em meados de julho) e vai colocar a marca norte-americana em um crescimento. Agora, de acordo com o site Autos Segredos, a picape será batizada de Rampage.

O site ainda confirma que a picape será vendida em três versões, até o momento, com versões Bighorn, Laramie e Rebel. O nome já foi usada pelo então Grupo Chrysler. Na década de 1980, a Dodge lançou uma picape com esse nome em 1982 e vendeu a mesma até 1984. Conhecida como Projeto 291. De acordo com o site Mobiauto, o nome Rampage foi registrado no INPI em agosto de 2022. Apesar de ainda rodar com pesada camuflagem no mercado brasileiro, a picape já mostra como será parte do seu design.

Ela terá grade dianteira com barras horizontais e com o logotipo da RAM ao centro. Ainda visualmente, já era confirmado que a picape viria com portas dianteiras do Jeep Commander. Fora isso, as laterais da picape vão trazer um design mais encorpado, com para-lamas dianteiros e traseiros. Maior que a Fiat Toro, a picape terá um porte de Ford Maverick e vai concorrer diretamente com a picape da Ford, apesar da prima da Fiat não estar muito longe de ser concorrente. Visualmente, a picape contará com linhas bem parecidas com as da RAM 1500, com faróis e grade dianteira conectados.



No interior, o quadro de instrumentos será com uma tela digital de 10,25 polegadas, a mesma do Jeep Compass e Commander. Em termos de estrutura, a picape virá com plataforma Small Wide 4x4, a mesma base de todos modelos feitos em Goiana (PE). A diferença é que a picape virá com suspensão traseira multilink reforçada para suportar capacidade de carga. Isso indica que ela virá com novas molas e amortecedores para lidar com peso extra. Ela usará alguns componentes do SUV, como sistema de freios, direção, arquitetura eletrônica, itens de segurança e outros.

A picape ainda terá freios a disco nas quatro rodas. De acordo com o Mobiauto, a picape terá o Start Of Production (SOP, com início da produção), em maio. O site Autos Segredos confirmou ainda que a picape terá bancos dianteiros e traseiros bem parecidos com o da Toro, mas com novos revestimentos. Tudo isso, para ser o produto mais sofisticado da Stellantis a ser lançado no mercado brasileiro. Parte disso deve ser comprovado por conta da mecânica da picape. Ela vai ser a responsável por trazer o motor 2.0 Turbo Flex, que vai desenvolver 260cv e 40,8kgfm, acoplado a um câmbio automático de 9 marchas e a tração 4x4.

Ela ainda vai trazer o motor TD380, o mesmo do Jeep Commander. O motor será o 2.0 Turbo Diesel de 170cv e 38,7kgfm, acoplado a um câmbio automático de 9 marchas e a tração 4x4. Em termos de proporções, a picape terá cerca de 5 metros de comprimento, 3 a 3,15 metros de entre os eixos, 1,85 metro de largura e 1,80 metro de altura. Em termos de catálogo, a picape será vendida com versões Big Horn, Laramie e Rebel (uma Long Horn ainda é incerta), vendidas com motor Flex ou Turbo Diesel. Uma opção Night Edition pode ser oferecida para a Rebel.



Projeções: KDesign / reprodução

Foto: RAM / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

BYD revela as primeiras imagens teaser da sua picape média, que estreia em alguns meses

Mitsubishi confirma seis produtos que serão lançados no futuro breve, nos próximos meses