Alfa Romeo comemora aniversário de 60 anos da criação da linha Quadrifoglio Verde

Alfa Romeo comemora aniversário de 60 anos da sua divisão esportiva Quadrifoglio, fundada em 1963; atualmente, divisão conta com a dupla Giulia e Stelvio



A Alfa Romeo confirmou que está comemorando o aniversário de 60 anos da sua divisão Quadrifoglio, inaugurada em 1963. De acordo com a marca italiana, o aniversário da divisão fundada em 1963 é comemorada com dois modelos em linha com essa versão, Giulia e Stelvio. Para comemorar os 60 anos, a marca italiana também confirmou a estreia de um novo logotipo, que será usado pela Alfa Romeo em novos eventos, que devem acontecer ao longo de 2023.

O novo logotipo reinterpreta a história da marca, com inspiração no logotipo histórico da linha Quadrifoglio. De acordo com informações, a robustez e a elegância do novo logotipo evolui com um novo ponto de cor, com um toque cromático que recorda o passado da marca. O Autodelta é uma característica estilística a ser mantida e preservada tanto no seu aspeto original como nas suas cores. A marca ainda confirmou que o logotipo usa a nova fonte Sequel, a mesma fonte utilizada pela Alfa Romeo, na sempre presente tricolor.

De acordo com a marca, o primeiro carro a ter uma versão Quadrifoglio foi o RL "Corsa" do piloto Ugo Sivocci, vencedor da 14ª edição da Targa Florio, em 1923, antes mesmo de ser uma divisão esportiva. Na década de 1960, o nascimento da divisão aconteceu com uma versão esportiva do Giulia, o TI Super, aliando o logotipo triângulo azul da Autodelta e que esteve em vários esportivos da marca, desde o GTA ao 33, até aos dois Campeonatos do Mundo do 33 TT 12 (1975) e do 33 SC 12 (1977).

Alguns carros nem tinha um logotipo Quadrifoglio, mas contavam com o desenvolvimento do time de esportivos. É o caso de modelos como o Giulia Sprint GT Veloce ou o 1750 GT Veloce – enquanto outros, a partir dos anos 80, tinham o Quadrifoglio no seu nome oficial, como as várias versões do 33 Quadrifoglio Verde ou o 164 Quadrifoglio Verde. Anos mais tarde, a marca começou a desenvolver os carros que vinham com a letra ‘Q’, com soluções técnicas mais avançadas, como a tração integral Q4 e o diferencial autoblocante Q2, assim como as transmissões automáticas Q-System e Q-Tronic, só para mencionar alguns.

O retorno do nome Quadrifoglio voltou em 2008 com o MiTo e em 2010 com o Giulietta. Mais tarde, Giulia (2015) e Stelvio (2016) também receberam o batismo que continua vivo até hoje. Os dois modelos atuais usam motor 2.9 V6 Biturbo a gasolina que desenvolve 510cv de potência e torque de 61,2kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas e a tração traseira no Giulia e integral no Stelvio.



Fotos: Alfa Romeo / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte I

Subaru revela primeiro teaser do novo Forester Wilderness de nova geração nos EUA

Fábrica de baterias da Stellantis e LG em Windsor, no Canadá, ganha incentivos fiscais

HiPhi desembarca na Europa com a dupla X e Z e preços iniciais em 105.000 euros

Zeekr confirmou mais imagens teaser da 007 GT, que estreará este ano na China e Europa

Rezvani revela as primeiras imagens teaser do RR1 de produção, inspirado no Porsche 935

Jeep registra as primeiras imagens de patente do Wagoneer S no Brasil, por meio do INPI

Morgan revela as primeiras imagens teaser do substituto do Plus Six na Inglaterra

Renault reajusta os preços da Oroch no Brasil e picape agora começa em R$ 121.450

Polestar avança 36% nas vendas no segundo trimestre de 2023 em relação ao ano anterior