SUV elétrico de sete lugares da Porsche, acima do Cayenne, terá preços de três Cayennes

Surgem novas informações sobre o novo utilitário esportivo da Porsche, que será maior que o Cayenne e três vezes mais caro que o SUV lançado em 2002



Depois de 21 anos do lançamento do Cayenne como o primeiro utilitário esportivo da marca alemã, a Porsche criou o Macan nesse espaço de tempo e já trabalha em um novo modelo, maior que o Cayenne. Esse novo produto já era esperado e terá espaço para sete ocupantes. Esperado para 2027, esse produto será puramente elétrico e é conhecido internamente como Projeto K1. Com isso, a novidade deve concorrer com Mercedes-Benz EQS SUV e BMW iX.

Novas informações apuradas pelo site Autocar confirmam que a novidade será diferente de qualquer carro já criado pela marca. Pudera, começando já pela proposta de um SUV de sete lugares com pegada mais esportiva e elétrico. O ‘K1’ foi confirmado pelo CEO da Porsche, Oliver Blume, como “uma interpretação muito esportiva de um SUV. Este novo conceito de veículo foi projetado para oferecer desempenho forte e direção automatizada com a típica linha de fly da Porsche, juntamente com um design completamente nova experiência dentro do veículo.", disse o executivo.

"Estamos, assim, destacando e fortalecendo nosso posicionamento de luxo esportivo. Estamos observando pools de lucro crescentes neste segmento, em particular na China e nos EUA.", acrescentou. Ele será desenvolvido pra ter tração nas quatro rodas e vai trazer tudo de mais moderno para ser o novo ‘flagship’ da marca, antecipando recursos que poderão estar nos futuros elétricos da Porsche. “Temos uma estratégia clara para impulsionar a eletrificação nos próximos anos, com o objetivo de entregar mais de 80% de veículos totalmente elétricos até 2030. É uma curva ascendente muito forte”, disse Blume.

Visualmente, o carro é cotado para ter uma silhueta única com capô curto, um para-brisa bem inclinado e um teto de perfil mais cupê, reforçando um caráter mais esportivo que utilitário. O modelo ainda está sendo preparado para vir com uma suspensão de múltiplas configurações, a fim de atender uma boa capacidade off-road. O novo SUV deve ser o primeiro Porsche criado a partir da plataforma modular SSP, vindo com uma arquitetura elétrica de 920V, com uma capacidade de recarga muito rápida, podendo vir com uma bateria de 100kWh e autonomia de 700km.

O carro também deve vir com uma direção nas quatro rodas, com o eixo traseiro direcional. O eixo traseiro deve vir com 5 graus de ângulo de giro, ajudando o carro em baixas e altas velocidades. O interior deve oferecer um novo padrão da marca também, com uma plataforma que é mais baixa e oferece uma condução mais esportiva. Ele terá uma bateria mais fina e vai oferecer um assoalho interno plano. Informações sobre a produção ainda são escassas, mas deve ser um Leipzig, na Alemanha, compartilhando a linha com o Macan.

Preços? Bom, cedo também para dar estimativas, mas o pessoal do Autocar confirma que ele deve custar o triplo do preço inicial de um Cayenne, que no Reino Unido custa 63.700 libras. Com isso, podemos dizer que ele deve custar cerca de 191.100 libras, algo em torno dos R$ 1.179.342, em conversão simples e cotação atual. Com o modelo, a Porsche quer concorrer com SUVs de luxo como Rolls-Royce Cullinan, Bentley Bentayga e outros. 



Projeções: Kolesa / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarta geração do Mitsubishi Outlander virá ao nosso mercado com motor híbrido plug-in

Hengchi inicia as entregas do Hengchi 5 e se prepara para apresentar seu segundo veículo

Zeekr confirma desembarque na Europa e planeja o lançamento de 5 novidades até 2025

Porsche Macan de nova geração começa a ser produzido no final deste ano em Leipzig

BYD lança promoção para Song Plus com bônus de até R$ 40 mil na rede de concessionárias

Mercado, março de 2023: vendas avançam incríveis 38%; BYD é 23º e Haval aparece em 27º

Os 100 mais vendidos do Brasil em março de 2023: VW Polo é 4º e Chevrolet Montana aparece em 20º

Ford vai manter a fábrica do Focus fechada entre 2025 a 2032 e poderá ser reativada

Ford Explorer é avistado rodando em testes no Brasil e reacende rumores de vinda ao país

BMW e Stellantis querem ter, cada, uma fábrica de baterias junto com a japonesa Panasonic