SUV elétrico de sete lugares da Porsche, acima do Cayenne, terá preços de três Cayennes

Surgem novas informações sobre o novo utilitário esportivo da Porsche, que será maior que o Cayenne e três vezes mais caro que o SUV lançado em 2002



Depois de 21 anos do lançamento do Cayenne como o primeiro utilitário esportivo da marca alemã, a Porsche criou o Macan nesse espaço de tempo e já trabalha em um novo modelo, maior que o Cayenne. Esse novo produto já era esperado e terá espaço para sete ocupantes. Esperado para 2027, esse produto será puramente elétrico e é conhecido internamente como Projeto K1. Com isso, a novidade deve concorrer com Mercedes-Benz EQS SUV e BMW iX.

Novas informações apuradas pelo site Autocar confirmam que a novidade será diferente de qualquer carro já criado pela marca. Pudera, começando já pela proposta de um SUV de sete lugares com pegada mais esportiva e elétrico. O ‘K1’ foi confirmado pelo CEO da Porsche, Oliver Blume, como “uma interpretação muito esportiva de um SUV. Este novo conceito de veículo foi projetado para oferecer desempenho forte e direção automatizada com a típica linha de fly da Porsche, juntamente com um design completamente nova experiência dentro do veículo.", disse o executivo.

"Estamos, assim, destacando e fortalecendo nosso posicionamento de luxo esportivo. Estamos observando pools de lucro crescentes neste segmento, em particular na China e nos EUA.", acrescentou. Ele será desenvolvido pra ter tração nas quatro rodas e vai trazer tudo de mais moderno para ser o novo ‘flagship’ da marca, antecipando recursos que poderão estar nos futuros elétricos da Porsche. “Temos uma estratégia clara para impulsionar a eletrificação nos próximos anos, com o objetivo de entregar mais de 80% de veículos totalmente elétricos até 2030. É uma curva ascendente muito forte”, disse Blume.

Visualmente, o carro é cotado para ter uma silhueta única com capô curto, um para-brisa bem inclinado e um teto de perfil mais cupê, reforçando um caráter mais esportivo que utilitário. O modelo ainda está sendo preparado para vir com uma suspensão de múltiplas configurações, a fim de atender uma boa capacidade off-road. O novo SUV deve ser o primeiro Porsche criado a partir da plataforma modular SSP, vindo com uma arquitetura elétrica de 920V, com uma capacidade de recarga muito rápida, podendo vir com uma bateria de 100kWh e autonomia de 700km.

O carro também deve vir com uma direção nas quatro rodas, com o eixo traseiro direcional. O eixo traseiro deve vir com 5 graus de ângulo de giro, ajudando o carro em baixas e altas velocidades. O interior deve oferecer um novo padrão da marca também, com uma plataforma que é mais baixa e oferece uma condução mais esportiva. Ele terá uma bateria mais fina e vai oferecer um assoalho interno plano. Informações sobre a produção ainda são escassas, mas deve ser um Leipzig, na Alemanha, compartilhando a linha com o Macan.

Preços? Bom, cedo também para dar estimativas, mas o pessoal do Autocar confirma que ele deve custar o triplo do preço inicial de um Cayenne, que no Reino Unido custa 63.700 libras. Com isso, podemos dizer que ele deve custar cerca de 191.100 libras, algo em torno dos R$ 1.179.342, em conversão simples e cotação atual. Com o modelo, a Porsche quer concorrer com SUVs de luxo como Rolls-Royce Cullinan, Bentley Bentayga e outros. 



Projeções: Kolesa / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

BYD lança no Brasil promoção para interessados em seus carros durante este mês de junho

Toyota confirma produção do primeiro elétrico nos EUA em 2025, no estado de Kentucky

Lynk & Co revela um novo teaser do Zero, que será o primeiro veículo 100% BEV da marca

Hyundai apresenta oficialmente o Ioniq 5 N, a versão esportiva com motor de 609cv

Hyundai apresenta a linha 2025 de HB20, HB20S, Creta Action e Creta no Brasil com novidades

GWM vai produzir primeiro o Haval H6 na fábrica de Iracemápolis (SP) por alguns motivos

Stellantis investe em Rennes, inaugura fábrica de baterias e fecha parceria com a Vulcan

Fiat lança a linha 2025 de Mobi, Strada, Pulse, Fastback e Fiorino no Brasil com novidades

InMetro confirma que vai cortar autonomia dos carros elétricos em 30% no ciclo PBEV