Lamborghini Urus será PHEV em 2024 e BEV em 2029, com a confirmada segunda geração

Lamborghini confirma que plano estratégico é transformar o Urus em um híbrido plug-in (PHEV) em 2024 e um elétrico puro (BEV) na segunda geração, em 2029



A Lamborghini confirmou os planos de eletrificação para o Urus nos próximos anos. Em seis anos, teremos uma nova geração puramente elétrica. Mas, antes disso, a Lambo confirmou que o seu utilitário esportivo primeiro vai ganhar um motor híbrido plug-in (PHEV), já em 2024. O SUV é o grande destaque da marca italiana em termos de vendas e ajuda bastante a marca em ter volume de vendas. Com isso, já foi confirmado que ele ganhará uma reestilização no ano que vem.

Adiada, a mudança visual que era esperada para 2022 não aconteceu e o SUV já roda em testes há alguns meses, testando o motor híbrido plug-in (PHEV). Isso acontece desde o ano passado, quando a equipe de engenharia da marca começou a testar o motor eletrificado na Europa. O SUV deve ganhar mudanças visuais nos faróis e possivelmente o para-choque tenha que mudar para alterar a refrigeração do utilitário esportivo com a chegada do novo motor. Nas laterais, as novidades é que ele terá bocal de recarga das baterias no lado direito e esquerdo.

Uma funciona para abastecimento do motor a combustão e outra será para recarga da bateria. Ele vai estrear o motor 4.0 V8 biturbo junto de um motor elétrico. O motor em questão pode ser o mesmo do Porsche Cayenne, ou seja, o Urus vai entregar cerca de 680cv. No Cayenne, o motor 4.0 V8 biturbo desenvolve 550cv junto a um elétrico de 136cv de potência. Juntos, eles se tornam a versão mais potente do utilitário já produzida, entregando 680cv de potência com torque de 86,7kgfm. Com os dois motores em movimento, a aceleração de 0 a 100km/h fica em 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 295km/h.

O câmbio é um automático de dupla embreagem PDK de 8 velocidades. A Porsche afirma ainda que o modelo pode rodar 50km no modo 100% elétrico com velocidade máxima de 140km/h. Anos a mais, em meados de 2029, o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, confirmou que a segunda geração do Urus existirá e que o SUV será apresentado como um modelo puramente elétrico. Ele possivelmente seja o segundo carro elétrico da marca, visto que um outro crossover deve ser apresentado um ano antes, em 2028. A marca ainda confirmou a chegada desse quarto modelo e o Urus elétrico – sendo dois produtos diferentes.

“Em 28 e 29 teremos os nossos dois primeiros BEVs... Teremos um quarto modelo, por isso hoje temos três modelos. Será o primeiro carro totalmente BEV em 2028. E então, em 2029, haverá o novo Urus.”, disse Winkelmann. Com isso, também fica subentendido que os dois últimos modelos elétricos sejam os substitutos dos atuais Revuelto e o substituto do Huracán, que estreia em 2024. Esses dois novos modelos devem ser apresentados depois de 2030, visto que a marca poderá vender modelos a combustão até meados de 2035, de acordo com informações da Road & Track.



Fotos: Lamborghini / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado